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http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2443
Tipo do documento: | Tese |
Título: | “Você fala melhor que eu”: crenças, atitudes, representações e (in)segurança linguística de falantes de espanhol como língua materna e estrangeira |
Autor: | Carraro, Fernanda Priscila ![]() |
Primeiro orientador: | Loregian-Penkal, Loremi |
Primeiro coorientador: | Guerrero, Beatriz Méndez |
Resumo: | Esta tese tem como objetivo central investigar as crenças, atitudes e representações linguísticas de falantes de espanhol como língua materna e estrangeira em relação a diferentes variedades do idioma, especificamente: rio-platense, andina, mexicana-centro-americana e castelhana. A pesquisa fundamenta-se nos pressupostos da Sociolinguística Variacionista (Labov, 1972) e nos estudos sobre crenças e atitudes linguísticas (Cestero e Paredes, 2015; Moreno Fernández, 2009, Calvet, 2002; Méndez Guerrero, 2022), considerando a influência de fatores sociais e contextuais na pecepção das variedades linguísticas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa, cujo corpus é composto por dados coletados por meio de questionários aplicados a 80 estudantes e formados em Letras, Linguística e áreas afins, vinculados a universidades espanholas e brasileiras. Os instrumentos de pesquisa foram elaborados com o propósito de captar não apenas avaliações explícitas, mas também percepções implícitas acerca das variedades estudadas. Para a análise dos dados, foram empregados testes estatísticos, incluindo qui-quadrado, ANOVA e regressão, a fim de verificar a significância das diferenças entre os grupos e identificar possíveis padrões de associação entre variáveis. Os principais resultados revelam que: (i) falantes nativos de espanhol demonstram atitudes mais positivas em relação às variedades rio-platense e castelhana, possivelmente associadas ao prestígio sociocultural e ao contato midiático; (ii) os participantes brasileiros manifestam preferência pelas variedades mexicana e rio-platense, o que pode refletir influências da exposição midiática e do contato fronteiriço; (iii) há indícios de insegurança linguística, sobretudo entre os participantes brasileiros, em relação à própria competência no idioma; e (iv) políticas e práticas linguísticas ainda favorecem a variedade castelhana, reforçando seu status de norma de referência no ensino de espanhol como língua estrangeira. Esses achados contribuem para a compreensão das dinâmicas de prestígio e estigma associadas às variedades do espanhol, além de oferecer subsídios para reflexões sobre o ensino e a política linguística em contextos bilíngues e multilíngues. |
Abstract: | Esta tesis tiene como objetivo central investigar las creencias, actitudes y
representaciones lingüísticas de hablantes de español como lengua materna y
extranjera en relación con diferentes variedades del idioma, específicamente:
rioplatense, andina, mexicana-centroamericana y castellana. La investigación se
fundamenta en los supuestos de la Sociolingüística Variacionista (Labov, 1972) y en
los estudios sobre creencias y actitudes lingüísticas (Cestero y Paredes, 2015;
Moreno Fernández, 2009; Calvet, 2002; Méndez Guerrero, 2022), considerando la
influencia de factores sociales y contextuales en la percepción de las variedades
lingüísticas. Se trata de una investigación con un enfoque cuantitativo-cualitativo,
cuyo corpus está compuesto por datos recopilados mediante cuestionarios aplicados
a 80 estudiantes y egresados de Letras, Lingüística y áreas afines, vinculados a
universidades españolas y brasileñas. Los instrumentos de investigación fueron
diseñados con el propósito de captar no solo evaluaciones explícitas, sino también
percepciones implícitas sobre las variedades estudiadas. Para el análisis de los datos, se emplearon pruebas estadísticas, incluyendo chi-cuadrado, ANOVA y regresión, con el fin de verificar la significancia de las diferencias entre los grupos e identificar posibles patrones de asociación entre variables. Los principales resultados revelan que: (i) los hablantes nativos de español presentan actitudes más positivas hacia las variedades rioplatense y castellana, posiblemente asociadas con el prestigio
sociocultural y el contacto mediático; (ii) los participantes brasileños muestran
preferencia por las variedades mexicana y rioplatense, lo que podría reflejar
influencias de la exposición mediática y del contacto fronterizo; (iii) hay indicios de
inseguridad lingüística, especialmente entre los participantes brasileños, en relación
con su propia competencia en el idioma; y (iv) las políticas y prácticas lingüísticas
siguen favoreciendo la variedad castellana, reforzando su estatus como norma de
referencia en la enseñanza del español como lengua extranjera. Estos hallazgos
contribuyen a la comprensión de las dinámicas de prestigio y estigma asociadas a las
variedades del español, además de ofrecer insumos para la reflexión sobre la
enseñanza y la política lingüística en contextos bilingües y multilingües. This thesis aims to investigate the beliefs, attitudes, and linguistic representations of speakers of Spanish as a first and foreign language regarding different varieties of the language, specifically: Rioplatense, Andean, Mexican-Central American, and Castilian. The research is based on the principles of Variationist Sociolinguistics (Labov, 1972) and studies on linguistic beliefs and attitudes (Cestero & Paredes, 2015; Moreno Fernández, 2009; Calvet, 2002; Méndez Guerrero, 2022), considering the influence of social and contextual factors on the perception of linguistic varieties. This is a mixed-methods (quantitative-qualitative) study, in which the corpus consists of data collected through questionnaires administered to 80 students and graduates in Languages, Linguistics, and related fields from Spanish and Brazilian universities. The research instruments were designed to capture not only explicit evaluations but also implicit perceptions of the studied varieties. For data analysis, statistical tests, including chi-square, ANOVA, and regression, were employed to assess the significance of differences between groups and identify possible patterns of association between variables. The main findings reveal that: (i) native Spanish speakers exhibit more positive attitudes toward the Rioplatense and Castilian varieties, possibly associated with sociocultural prestige and media exposure; (ii) Brazilian participants show a preference for the Mexican and Rioplatense varieties, which may reflect influences from media exposure and border contact; (iii) there are indications of linguistic insecurity, especially among Brazilian participants, regarding their own proficiency in the language; and (iv) linguistic policies and practices continue to favor the Castilian variety, reinforcing its status as the standard reference in Spanish as a foreign language teaching. These findings contribute to the understanding of prestige and stigma dynamics associated with Spanish varieties and provide insights for discussions on language teaching and language policy in bilingual and multilingual contexts. |
Palavras-chave: | Atitudes Linguísticas (In)segurança Linguística Espanhol como Língua Materna Espanhol como Língua Estrangeira Actitudes Lingüísticas (In)seguridad Lingüística Español como Lengua Materna Español como Lengua Extranjera Linguistic Attitudes Linguistic (In)security Spanish as a Native Language Spanish as a Foreign Language |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras (Doutorado) |
Citação: | Carraro, Fernanda Priscila. “Você fala melhor que eu”: crenças, atitudes, representações e (in)segurança linguística de falantes de espanhol como língua materna e estrangeira. 2025. 168 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Letras - Doutorado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2443 |
Data de defesa: | 25-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras (Doutorado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tese Fernanda Carraro.pdf | Fernanda Carraro | 2,62 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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