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http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/59
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | BUENOS AIRES E SEUS CAMINHANTES: A TRAJETÓRIA LITERÁRIA E A CIDADE EM TOMÁS ELOY MARTÍNEZ |
Título(s) alternativo(s): | BUENOS AIRES Y SUS CAMINANTES: LA TRAYECTORIA LITERARIA Y LA CIUDADE EN TOMÁS ELOY MARTÍNEZ. |
Autor: | Santos, Gabrieli Borges dos |
Primeiro orientador: | Martins, Ricardo André Ferreira |
Resumo: | Filiado à literatura latino-americana, sobretudo, no que toca às produções literárias contemporâneas, com suas particularidades e múltiplas relações, coloca-se a presente dissertação. Por essa perspectiva, assumindo um campo crítico ainda não extensamente explorado, bem como a abertura às possibilidades de leituras que o texto literário comporta, além de um projeto estético que enseja em um conjunto de obras relevantes e não completamente elucidado, elenca-se, como corpus de pesquisa, o romance El cantor de tango (2004), do escritor, crítico e jornalista argentino Tomás Eloy Martínez. A eleição norteou-se, especialmente, tomando às escolhas temáticas do autor, contemplando uma abordagem à cidade e suas memórias, a história e suas margens, ademais do trabalho da literatura, da música, do mito na cidade. Nesse sentido, pretende-se, com o trabalho, refletir acerca da literatura latino-americana e a inserção de Tomás Eloy Martínez nela, que possui história e características particulares, atendendo, ainda, a sua relação com a crítica; de modo posterior, visa-se refletir sobre a vinculação entre a literatura, o espaço urbano e o flâneur, concebendo o texto ficcional em sua dialética com a sociedade e suas cicatrizes históricas, sobrepostos, de maneira especial, à análise do romance El cantor de tango, de Tomás Eloy Martínez. Para tanto, inicialmente, postulam-se questões teóricas e terminológicas a respeito da literatura elaborada na América, a partir da conjunção entre a história, a sociedade, a estética e a literatura, fundamentando-se, entre outros, em Ana Pizarro, Angel Rama, Antonio Candido, Antonio Cornejo Pollar, Bella Jozef, Beatriz Sarlo. Na sequência, pondera-se no que concerne ao escritor de literatura enquanto crítico literário, apontando algumas das contribuições teóricas dadas por autores latinos, tendo como norte, maiormente, Carlos Fuentes, Eduardo Galeano, Jorge Luis Borges, Mario Vargas Llosa e Octavio Paz. Logo, menciona-se um mapeamento das obras de Tomás Eloy Martínez, centrando-se em El cantor de tango (2004), destacando sua postura teórica e seu intento de aclarar um projeto estético, nomeadamente percebido na conferência, publicada mais tarde mediante o título Ficção e história: apostas contra o futuro (1996). Em momento posterior, traz-se à baila a cidade na literatura e, de modo particular, à cidade na América Latina, assim como, ventilam-se reflexões acerca do flâneur, sobretudo, sopesando os postulados de Angel Rama e Walter Benjamin. Por fim, passa-se efetivamente à análise do corpus de pesquisa, articulando as considerações teóricas. Ainda que não chegue a conclusões fechadas, na representação da cidade de Buenos Aires, na obra El cantor de tango (2004), de Tomás Eloy Martínez, a pluralidade de vozes, imagens, memórias, em suas múltiplas significações são referidos, interpelando as construções e a característica pétrea da cidade. Assim, pelo olhar do flâneur, perdido, buscando a um cantor de tangos antigos que nunca se deixou gravar, a urbe é apresentada por meio, incluso, de sua perspectiva decadente, pela história, oficial e relegada a ser perpetuada pela oralidade, pela política, pelas ruas e seus labirintos e pela literatura, que aproxima o caráter popular e erudito, marcando as pessoas que são a cidade. |
Abstract: | Filiado a la literatura latinoamericana, sobre todo, en lo que toca a las producciones literarias contemporáneas, con sus particularidades y múltiples relaciones, se coloca la presente disertación. Por esa perspectiva, asumiendo un campo crítico aún no extensamente explorado, bien como la apertura a las posibilidades de lecturas que el texto literario comporta, allá de un proyecto estético que conlleva en un conjunto de obras relevantes y no completamente elucidado, se lista, como corpus de investigación, la novela El cantor de tango (2004), del escritor, crítico y periodista argentino Tomás Eloy Martínez. La elección se norteó, especialmente, tomando las escojas temáticas del autor, contemplando un abordaje a la ciudad y sus memorias, la historia y sus márgenes, además del trabajo de la literatura, de la música, del mito en la ciudad. En ese sentido, se pretende, con el trabajo, reflexionar acerca de la literatura latinoamericana y la inserción de Tomás Eloy Martínez en ella, que posee historia y características particulares, atendiendo, aún, a su relación con la crítica; de modo posterior, se visa refletar sobre la vinculación entre la literatura, el espacio urbano y el flâneur, concibiendo el texto ficcional en su dialéctica con la sociedad y sus cicatrices históricas, sobrepuestos, de manera especial, al análisis de la novela El cantor de tango, de Tomás Eloy Martínez. Para tanto, inicialmente, se postulan cuestiones teóricas y terminológicas respecto a la literatura elaborada en América, a partir de la conjunción entre la historia, la sociedad, la estética y la literatura, fundamentándose, entre otros, en Ana Pizarro, Angel Rama, Antonio Candido, Antonio Cornejo Pollar, Bella Jozef, Beatriz Sarlo. En la secuencia, se pondera en lo concierne al escritor de literatura mientras crítico literario, apuntando algunas de las contribuciones teóricas dadas por autores latinos, teniendo como norte, mayormente, Carlos Fuentes, Eduardo Galeano, Jorge Luis Borges, Mario Vargas Llosa y Octavio Paz. Después, se menciona una cartografía de las obras de Tomás Eloy Martínez, centrándose en El cantor de tango (2004), destacando su postura teórica y su intento de aclarar un proyecto estético, nombradamente percibido en la conferencia, publicada más tarde mediante el título Ficção e história: apostas contra o futuro (1996). En rato posterior, se trae a la baila la ciudad en la literatura y, de modo particular, la ciudad en América Latina, así como, se ventilan reflexiones acerca del flâneur, sobre todo, sopesando los postulados de Angel Rama y Walter Benjamin. Por fin, se pasa efectivamente al análisis del corpus de investigación, articulando las consideraciones teóricas. Aunque no se llegue a conclusiones cerradas, en la representación de la ciudad de Buenos Aires, en la obra El cantor de tango (2004), de Tomás Eloy Martínez, la pluralidad de voces, imágenes, memorias, en sus múltiples significaciones son referidos, interpelando las construcciones y la característica pétrea de la ciudad. Así, por el mirar del flâneur, perdido, buscando a un cantante de tangos antiguos que nunca se dejó grabar, la urbe es presentada por medio, aun, de su perspectiva decadente, por la historia, oficial y relegada a ser perpetuada por la oralidad, por la política, por las calles y sus labirintos y por la literatura, que acerca el carácter popular y erudito, marcando las personas que son la ciudad. |
Palavras-chave: | Cidade Estética Literatura latino-americana Tomás Eloy Martínez Ciudad Estética Literatura Latinoamericana Tomás Eloy Martínez |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado) |
Citação: | SANTOS, Gabrieli Borges dos. BUENOS AIRES E SEUS CAMINHANTES: A TRAJETÓRIA LITERÁRIA E A CIDADE EM TOMÁS ELOY MARTÍNEZ. 2014. 136 f. Dissertação (Mestrado em Inglês e Literatura Correspondente) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/59 |
Data de defesa: | 17-Dez-2014 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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