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dc.creatorEsser, Débora Cristina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5815192588913304por
dc.contributor.advisor1Teixeira, Níncia Cecília Ribas Borges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1934531868783088por
dc.date.accessioned2016-09-20T12:12:11Z-
dc.date.available2015-05-13-
dc.date.issued2014-12-16-
dc.identifier.citationESSER, Débora Cristina. BÁRBARA LIA AND THE PARANA`S FEMALE AUTHORSHIP: THE FENDER REPRESENTATION IN THE LITERATURE. 2014. 142 f. Dissertação (Mestrado em Inglês e Literatura Correspondente) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2014.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/58-
dc.description.resumoEste trabalho analisa as obras Solidão Calcinada (2007) e Constelação de Ossos (2010), ambas da escritora paranaense Bárbara Lia, buscando compreender como as questões de gênero são engendradas nessas narrativas ficcionais. Para tanto, faz-se necessário retornar ao percurso histórico que revelou momentos de conflito entre os sexos masculino e o feminino, fazendo surgir, no século XX, movimentos feministas dos mais variados interesses, impulsionados pelo descontentamento ao sistema masculino opressor e ao patriarcalismo exacerbado que ecoava na sociedade da época. A ruptura com o modelo literário hegemônico, pautado no cânone intrinsecamente masculino e a reformulação do pensamento teórico tradicional por meio de teorias como a dos Estudos Culturais propostas por Stuart Hall, Terry Eagleton e Raymond Williams, são evidenciados neste trabalho com a finalidade de historicizar o envolvimento da literatura e outras artes no processo que conferiu liberdade de expressão aos grupos sociais compostos por minorias desfavorecidas. Peggy Sharpe, Judith Butler, Margareth Rago e Joan Scott são algumas das teóricas escolhidas para o referencial sobre gênero e que, de modo bastante particular, norteiam este estudo a fim de se compreender como a literatura de autoria feminina ganhou espaço e contribuiu para a construção do legado literário contemporâneo. Outra importante questão a ser evidenciada diz respeito à inserção de Bárbara Lia nesses processos dinâmicos que conferem à literatura de autoria feminina lugar de prestígio após duras lutas de classes para a libertação da mulher, principalmente a brasileira.por
dc.description.abstractThis paper analyzes the present works Solidão Calcinada (2007) and Constelação de ossos (2010), both from the Paraná`s writer Bárbara Lia, seeking to understand how the gender issues are discussed in these fictional narratives. Therefore, it is necessary to return to the historical trajectory that has revealed moments of conflict between the male and female genders, rising the feminist movements , in the twentieth century , with a variety of interests, driven by the oppressive male patriarchy system displeasure, and that echoed in society at the time. The break with the hegemonic literary model, based on the male patern and the reformulation of the traditional theoretical thinking through theories such as the Cultural Studies proposed by Stuart Hall, Raymond Williams and Terry Eagleton, will be highlighted in this paper in order to historicize the involvement of literature and other arts in the process which gave the free expression to social groups composed of disadvantaged minorities. Peggy Sharpe, Judith Butler, Joan Scott and Margareth Rago are some of the theorists chosen to the gender referential and, in a very particular way is going to guide this study in order to understand how the authored literature gained ground and contributed to the construction of the contemporary literary legacy. Another important issue to be highlighted about this, concerns to the insertion of Barbara Lia into these dynamic processes that give the female authors prestigious place after the hard class struggles for the liberation of women, mainly the Brazilian ones.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-20T12:12:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR DEBORA CRISTINA ESSER.pdf: 1725286 bytes, checksum: 14e7cb4079052c2ce02419b565f5dc37 (MD5) Previous issue date: 2014-12-16eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/575/PR%20DEBORA%20CRISTINA%20ESSER.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstudos Culturaispor
dc.subjectEstudos de Gêneropor
dc.subjectLiteratura de autoria femininapor
dc.subjectLiteratura paranaensepor
dc.subjectBárbara Liapor
dc.subjectCultural Studieseng
dc.subjectGender Studieseng
dc.subjectFemale authors literatureeng
dc.subjectLiterature from Paranáeng
dc.subjectBárbara Liaeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleBÁRBARA LIA E A AUTORIA FEMININA PARANAENSE: REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO NA LITERATURApor
dc.title.alternativeBÁRBARA LIA AND THE PARANA`S FEMALE AUTHORSHIP: THE FENDER REPRESENTATION IN THE LITERATUREeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

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