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Tipo do documento: Dissertação
Título: A constituição da cena urbana em Lucíola: as oposições e as contradições entre o privado e o público
Título(s) alternativo(s): The constitution of the urban scene in Luciola: the oppositions and contradictions between private and public
Autor: Teixeira, Maria Cláudia 
Primeiro orientador: Venturini, Maria Cleci
Resumo: A partir dos pressupostos teóricos da Análise de Discurso de linha francesa, esta investigação se constitui numa relação de interface Língua/Literatura, centrandose nos sentidos produzidos para a casa e para a rua, espaços privado e público, respectivamente, representados na cena urbana do romance Lucíola (1862), de José de Alencar, e seus efeitos na significação do sujeito (masculino e feminino). O fio condutor da investigação é o espaço urbano, a cidade, tomado como espaço simbólico, que tem sua materialidade e suas formas específicas de significar (ORLANDI, 2012c). A partir da constituição da cena urbana na materialidade textual-literária, nosso corpus, o espaço urbano se diz, é significado pelo gesto autoral. Diante disso, a questão de pesquisa da investigação é: como funcionam as oposições entre casa e rua, como significantes do espaço privado e do público no espaço urbano, e quais as representações do homem e da mulher, enquanto sujeitos, no romance Lucíola, de José de Alencar? A ancoragem desse questionamento está no fato de José de Alencar ser, antes de escritor e autor da obra citada, um sujeito-autor atravessado pela ideologia, que se materializa pelas condições de produção, que englobam o contexto imediato e as condições sóciohistóricas. Os sujeitos-leitores são prioritariamente mulheres letradas, produzindo/reproduzindo discursos autorizados pela formação social, na qual se insere o sujeito-autor. Interessa-nos saber quais efeitos de sentidos ressoam do discurso literário, recortando, a partir da constituição da cena urbana a casa e a rua. Buscamos compreender como esses efeitos se instauram pelo que é visível e apresentado como um discurso saturado, a partir do qual se pode ler/interpretar/compreender as oposições entre esses espaços e seus efeitos de sentido em torno do sujeito e que discursos os sustentam na/pela língua na história, resultando na constituição de um imaginário discursivo da casa e da rua e, consequentemente, do sujeito-feminino e do sujeito-masculino no espaço urbano do século XIX. É relevante, o fato de José de Alencar ser brasileiro e inscrever-se, assim como demais sujeitos da formação social da época, em uma formação discursiva europeia. Por ser, no exercício de sua função autoral, interpelado pela ideologia e atravessado pelo inconsciente, essa filiação é relevante na constituição dos sujeitos-femininos a partir da casa, da rua e do espaço que eles ocupam.
Abstract: From the theoretical assumptions of French Discourse analysis, this research constitutes a relationship of language/literature interface, focusing on the meanings produced for the house and for the street , private and public spaces, respectively, represented in the urban scene of the novel Lucíola (1862), by José de Alencar, and its effects on the meaning of the subject ( male and female ) . The conducting thread of the research is the urban space, the city, taken as a symbolic space, which has its materiality and its specific forms of meaning (Orlandi, 2012c). Since the establishment of the urban scene in textual and literary materiality, our corpus, the urban space is said, is signified by the authorial gesture. Therefore, the research question of the investigation is: how the opposition between home and street works as signifiers of private space and public space in the city, and which are the representations of men and women as subjects in the novel Lucíola by José de Alencar? The anchor of this challenge is in the fact of José de Alencar be before writer and author of the cited work, one subject-author traversed by the current ideology, which materializes by the production conditions, encompassing the immediate context and the socio - Historic conditions. The subject - literate readers are primarily women, producing/reproducing authorized speeches by the social formation in which inserts the subject-author. We are interested in knowing which effects resonate senses of literary discourse, cutting, from the constitution of the urban scene, the house and the street. We seek to understand how these effects are established by what is visible and appears as a saturated discourse, from which one can read/interpret/understand the oppositions between these spaces and their senses effects around the subject and which discourse sustain them in speeches in /for the language in history, resulting in the formation of an imaginary discursive of the house and the street and therefore of the feminine and masculine subject in urban space of the nineteenth century. It is relevant, the fact that José de Alencar be Brazilian and subscribe, as well as other subjects of the social formation of the season in a European discursive formation. Being in the exercise of his authorial role, interpellated by ideology and crossed the unconscious, this affiliation is relevant in constituting the subject - women, from the home, the street, and the space they occupy.
Palavras-chave: Espaço urbano
casa
rua
sujeito
análise de discurso
urban space
home
street
subject
discourse analysis
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Citação: TEIXEIRA, Maria Cláudia. A constituição da cena urbana em Lucíola: as oposições e as contradições entre o privado e o público. 2014. 117 f. Dissertação (Mestrado em Inglês e Literatura Correspondente) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/57
Data de defesa: 1-Fev-2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

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