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Tipo do documento: Dissertação
Título: RETRATO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO EM GUARAPUAVA-PR: TEMPO DO TRABALHO E DO TRABALHADOR/ESTUDANTE DO ENSINO NOTURNO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Título(s) alternativo(s): Portrait of Labour and Education in Guarapuava-PR: Time for Labour and Worker / Student Night Teaching of Basic Education
Autor: Signori, Zenira Maria Malacarne 
Primeiro orientador: Melo, Alessandro de
Resumo: Este trabalho traz à tona as condições materiais de vida dos trabalhadores/estudantes do ensino noturno da educação básica na cidade de Guarapuava-PR. Esta investigação se concretizou a partir da aplicação de um questionário envolvendo blocos temáticos que tratam sobre as condições de trabalho, de estudo, de lazer e de descanso visando averiguar especialmente a relação entre o trabalho e os demais tempos sociais. Para tal, realiza-se um trabalho empírico com cinco escolas que ofertam o ensino noturno na educação básica no município, envolvendo um total de 544 alunos que responderam ao questionário. Parte-se do entendimento de que o tempo de trabalho do trabalhador/estudante noturno tem determinado e influenciado negativamente os demais tempos necessários à existência humana e, portanto, inviabilizando uma formação consistente para estes sujeitos que não conseguem ter um bom desempenho, tanto pela precarização e intensidade do trabalho como pela fragilidade da escola noturna. Entende-se ser necessário e urgente conhecer melhor os sujeitos reais para os quais se constroem discursos educacionais e que, na maioria das vezes se apartam da realidade, aprofundando, assim, a discussão acerca das dificuldades, limitações, motivações e expectativas desses agentes que vivenciam cotidianamente uma dupla jornada: trabalho diurno e estudo noturno. Assim, para interpretação e compreensão do nosso objeto de estudo, tomamos como guia os pressupostos metodológicos que se sustentam na teoria social de Marx, por entender que estes nos permitem conhecer, analisar e refletir sobre o objeto de estudo de forma mais consistente. A partir dos dados empíricos apresentados e discutidos, conclui-se que de fato a jornada de trabalho ocupa um tempo considerável da vida dos trabalhadores/estudantes da educação básica no ensino noturno, principalmente ao se considerar a jornada de trabalho em sua forma ampliada para além da jornada formal. Alia-se a esse aspecto, ainda, a exaustão física e psíquica destes sujeitos resultante da jornada de trabalho, condição que inviabiliza a capacidade de assimilação no momento das aulas. A pesquisa evidencia que ao mesmo tempo em que o trabalho é uma grande alavanca para o ingresso no ensino noturno, só o faz condicionando estes estudos a uma situação precária.
Abstract: This work brings forth the material conditions of life for workers / students of nightly school of basic education in Guarapuava-PR. This research was done from the application of a questionnaire regarding thematic sections that deal with the conditions of work, study, leisure and rest especially aimed to examine the association between work and other social times. Thus, an empirical work with the five schools that offer evening classes in basic education in the county involving a total of 544 students who completed the questionnaire. We start from the understanding that the working time of the employee / student nightly has negatively influenced and determined the limit of the remaining time needed for human existence and therefore prevents a consistent training for these subjects who fail to perform well, both by casualization and labor intensity as the fragility of nightly school. It is understood to be an urgent need to better understand the real subjects for which we build educational discourses and, most often depart from reality, thus furthering the discussion about the difficulties, limitations, motivations and expectations of those subjects who experience daily double journey: day job and nightly study. Thus, for the interpretation and understanding of our subject, we take as a guide the methodological assumptions that underpin the social theory of Marx, understanding that they allow us to learn, analyze and reflect on the object of study more consistently. It follows from the empirical data presented and discussed that in fact the workday takes considerable time of life for workers / students of basic education in evening classes, especially considering the workload in its expanded form beyond formal journey. Alia to this aspect also the physical and mental exhaustion resulting from these subjects workday, a condition that prevents the assimilation capacity at the time of the classes. The research shows that while the work is a big lever pair entry in evening classes, only these studies is conditioned on a precarious situation.
Palavras-chave: Trabalhador/estudante
Ensino noturno
Trabalho
Tempo de trabalho
Tempo de estudo
Worker / Student
Evening classes
Work
Working time
Study time
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: SIGNORI, Zenira Maria Malacarne. RETRATO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO EM GUARAPUAVA-PR: TEMPO DO TRABALHO E DO TRABALHADOR/ESTUDANTE DO ENSINO NOTURNO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2014. 172 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/364
Data de defesa: 28-Ago-2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

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