Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/360
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ciaramello, Patrícia Regina | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3944751254654841 | por |
dc.contributor.advisor1 | Vestena, Carla Luciane Blum | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0863582713179217 | por |
dc.date.accessioned | 2016-09-20T12:28:04Z | - |
dc.date.available | 2015-08-26 | - |
dc.date.issued | 2014-08-04 | - |
dc.identifier.citation | CIARAMELLO, Patrícia Regina. (DES)CAMINHOS EDUCACIONAIS: DA EDUCAÇÃO INDÍGENA COMUNITÁRIA À UNIVERSIDADE. 2014. 190 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava-PR. | por |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/360 | - |
dc.description.resumo | Os Guarani são um povo que tradicionalmente caminham, sempre em busca de um lugar melhor para se viver. Nessa secular caminhada, tiveram que lidar com espanhóis, missionários, portugueses e mesmo outras etnias indígenas e, como consequência, perderam muitas de suas terras tradicionais, além de um significativo número de mortos. Hoje lutam pelo seu direito a uma vida digna, à saúde, terras, educação. Neste contexto, inserem-se os Guarani de Ko`? Jú Porã, sujeitos participantes desta pesquisa, que vivem em uma comunidade localizada na Terra Indígena Marrecas (demarcada para os Kaingang), no município de Turvo - PR. Essa pesquisa teve como objetivo acompanhar os (des)caminhos educacionais destes Guarani, desde o processo de Educação Tradicional que recebem em comunidade, até os desafios encarados para ingresso e/ou permanência no Ensino Superior, passando pelo processo de Escolarização Básica, seja na escola indígena da própria comunidade, seja na escola não-indígena para onde seguem com o intuito de completar o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, e ondem vivem situações de preconceito e discriminação. Este trabalho tem um caráter etnográfico e foi escrito após um intenso processo de "com-vivência" junto à comunidade. | por |
dc.description.abstract | The Guaraní are an indigenous crew of people who traditionally are always looking for of a better place to live. In this straight walk, they had to deal with Spanish missionaries, Portuguese and even other indigenous groups. As a consequence, they lost many of their traditional territory, as well as a significant number of deaths. Today, they keep fighting for their rights to get a dignified life, health, teritory and education. In this context, are included the Guarani Ko`? Jú Porã, who are participants in this project, living in a community located in the Indigenous Marrecas (demarcated for Kaingang), in the village of Turvo - PR. This research had as a main goal, to monitor the wrong and rigth educational way of Guarani`s people since the process of Traditional education that they receive in the community, even though the challenges faced to ingress and / or stay in a level college, going thru the process of Primary School learning, whether at indigenous community school, either in non-indigenous school, where follow in order to complete the primary and secondary education, and where they live situations of prejudice and discrimination. This study is an ethnographic character and was written after an intense process of "living-with" in the community. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-09-20T12:28:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR PATRICIA REGINA CIARAMELLO.pdf: 2554097 bytes, checksum: f30fab9bed07d2a17bfcb930eb7eff69 (MD5) Previous issue date: 2014-08-04 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://localhost:8080/tede/retrieve/1235/PR%20PATRICIA%20REGINA%20CIARAMELLO.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste | por |
dc.publisher.department | Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UNICENTRO | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Povo Guarani | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Escolarização | por |
dc.subject | Ensino Superior | por |
dc.subject | Guarani People | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Schooling | eng |
dc.subject | Higher Education | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | (DES)CAMINHOS EDUCACIONAIS: DA EDUCAÇÃO INDÍGENA COMUNITÁRIA À UNIVERSIDADE | por |
dc.title.alternative | não consta | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PR PATRICIA REGINA CIARAMELLO.pdf | 2,49 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.