Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/360
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCiaramello, Patrícia Regina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3944751254654841por
dc.contributor.advisor1Vestena, Carla Luciane Blum-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0863582713179217por
dc.date.accessioned2016-09-20T12:28:04Z-
dc.date.available2015-08-26-
dc.date.issued2014-08-04-
dc.identifier.citationCIARAMELLO, Patrícia Regina. (DES)CAMINHOS EDUCACIONAIS: DA EDUCAÇÃO INDÍGENA COMUNITÁRIA À UNIVERSIDADE. 2014. 190 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava-PR.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/360-
dc.description.resumoOs Guarani são um povo que tradicionalmente caminham, sempre em busca de um lugar melhor para se viver. Nessa secular caminhada, tiveram que lidar com espanhóis, missionários, portugueses e mesmo outras etnias indígenas e, como consequência, perderam muitas de suas terras tradicionais, além de um significativo número de mortos. Hoje lutam pelo seu direito a uma vida digna, à saúde, terras, educação. Neste contexto, inserem-se os Guarani de Ko`? Jú Porã, sujeitos participantes desta pesquisa, que vivem em uma comunidade localizada na Terra Indígena Marrecas (demarcada para os Kaingang), no município de Turvo - PR. Essa pesquisa teve como objetivo acompanhar os (des)caminhos educacionais destes Guarani, desde o processo de Educação Tradicional que recebem em comunidade, até os desafios encarados para ingresso e/ou permanência no Ensino Superior, passando pelo processo de Escolarização Básica, seja na escola indígena da própria comunidade, seja na escola não-indígena para onde seguem com o intuito de completar o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, e ondem vivem situações de preconceito e discriminação. Este trabalho tem um caráter etnográfico e foi escrito após um intenso processo de "com-vivência" junto à comunidade.por
dc.description.abstractThe Guaraní are an indigenous crew of people who traditionally are always looking for of a better place to live. In this straight walk, they had to deal with Spanish missionaries, Portuguese and even other indigenous groups. As a consequence, they lost many of their traditional territory, as well as a significant number of deaths. Today, they keep fighting for their rights to get a dignified life, health, teritory and education. In this context, are included the Guarani Ko`? Jú Porã, who are participants in this project, living in a community located in the Indigenous Marrecas (demarcated for Kaingang), in the village of Turvo - PR. This research had as a main goal, to monitor the wrong and rigth educational way of Guarani`s people since the process of Traditional education that they receive in the community, even though the challenges faced to ingress and / or stay in a level college, going thru the process of Primary School learning, whether at indigenous community school, either in non-indigenous school, where follow in order to complete the primary and secondary education, and where they live situations of prejudice and discrimination. This study is an ethnographic character and was written after an intense process of "living-with" in the community.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-20T12:28:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR PATRICIA REGINA CIARAMELLO.pdf: 2554097 bytes, checksum: f30fab9bed07d2a17bfcb930eb7eff69 (MD5) Previous issue date: 2014-08-04eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/1235/PR%20PATRICIA%20REGINA%20CIARAMELLO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPovo Guaranipor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEscolarizaçãopor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectGuarani Peopleeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectSchoolingeng
dc.subjectHigher Educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.title(DES)CAMINHOS EDUCACIONAIS: DA EDUCAÇÃO INDÍGENA COMUNITÁRIA À UNIVERSIDADEpor
dc.title.alternativenão constaeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PR PATRICIA REGINA CIARAMELLO.pdf2,49 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.