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dc.creatorPalhano, Isabel Castilho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0006812187399709por
dc.contributor.advisor1Hidalgo, Angela Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5440847179119497por
dc.date.accessioned2016-09-20T12:28:03Z-
dc.date.available2015-08-21-
dc.date.issued2014-06-27-
dc.identifier.citationPALHANO, Isabel Castilho. A EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL E NO PARANÁ NOS ANOS 50 E A MATERIALIZAÇÃO NO CURSO NORMAL REGIONAL DE GUARAPUAVA. 2014. 179 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2014.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/352-
dc.description.resumoA presente dissertação historiciza o período brasileiro do pós-guerra, contexto de reorganização mundial das grandes potencias capitalistas. Momento em que o discurso liberal da universalização dos direitos humanos apresenta a educação como uma das prioridades frente às exigências do mundo capitalista. No Brasil o discurso de modernização atribui à educação rural a responsabilidade de superação do atraso econômico, princípio que leva a criação de programas e cursos específicos para este meio. Neste contexto a referida pesquisa analisa as contradições presentes nas propostas de formação para professores rurais dos anos 50 por meio do pensamento curricular. Considerando um período histórico desde 1945 até 1964, evidencia, além das contradições do contexto educacional, também o econômico, político e social. Com ênfase na efetivação das políticas de Estado orientadas pelos organismos internacionais. Como que essas políticas se efetivaram em nível nacional, estadual e guarapuavano? Quais concepçôes filosóficas e ideológica fundamentaram as reformas de ensino implementadas no Curso Normal Regional? Para responder essas indagações, além do referencial teórico, analisam-se documentos que orientaram as propostas dos cursos de formação de professores dos anos 50 em nível nacional, estadual; como também os diários de classe do Colégio Belém, em Guarapuava-PR; fragmentos de jornais da época; mensagens e relatórios de governadores. Evidencia-se que dentro do discurso modernizante o país assume o modelo político do nacional-desenvolvimentismo, gerando demandas por mudanças educacionais. No entanto, entre avanços e rupturas dessas mudanças explicita-se a contradição da coexistência de conteúdos da psicologia cognitivista e da pedagogia enciclopedista (verbal memorística), pois se privilegiam conteúdos escolanovista com metodologias conservadoras, portanto, são reflexos correspondentes aos ideais do pensamento pedagógico nacional e estadual que se efetiva em Guarapuava. Enquanto na educação rural, diante das contradições explicitadas, evidenciam-se elementos que se apresentam como instrumentos da luta da classe trabalhadora do campo, como a alfabetização e o surgimento de sindicatos. Mas, contraditoriamente o período do desenvolvimentismo redimensionou-se para um capitalismo dependente "centro-periferia" que tem acirrado a exploração e a precarização do trabalho enquanto produção humana.por
dc.description.abstractCurrent dissertation historicizes the Brazilian aftermath of World War II, the context of world re-organization of the great capitalist countries. It was the period in which liberal discourse of the universality of human rights brought to the fore education as one of the priorities in the requirements of the capitalist world. The discourse of modernization in Brazil blamed education in the rural areas and attributed responsibilities so that economical backwardness could bevanquished. The establishment of specific programs and courses were specifically undertaken. Current research analyzes the contradictions within teachers` formation for teachers working in the rural milieu in the 1950s through the ideology foregrounding the school curriculum. The 1945-1964 historical period evidences not merely the contradictions within the educational context but also those in the economical, political and social fields, with special emphasis of the undertaking of State policies oriented by international organizations` premeditated intervention. How were these policies undertaken within the national, state and municipal level in Guarapuava PR Brazil? What were the philosophical and ideological ideas that underpinned teaching reforms by the Regional Teachers` Training Course? The analysis of documents that underpinned the suggestions of teacher formation courses in the 1950s is undertaken at the national and state levels to answer the above issues. Specific theory, class diaries of the Colégio Belém in Guarapuava, articles in the newspapers of the period, governors` messages and reports have also been employed. It will be shown that, in the wake of the modernizing discourse, Brazil dons the nationaldevelopmentalism generating demands for educational change. However, the contradiction of the coexistence of cognitive psychology and encyclopedia pedagogy (concentrated on memory) becomes evident among the progress and disruption of the changes. In fact, New School contents are given priority together with conservationist methodologies. What occurs in Guarapuava is a reflection of the ideas of pedagogical thought worked out for Brazil and Paraná. On the other hand, within the contradictions present in rural education, factors emerged which were part and parcel of the peasant class such as literacy, schooling and the rise of trade unions. The development period was refurbished contradictorially towards a `centerperiphery`-dependent capitalism which whetted exploitation and the degradation of work as a human product.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-20T12:28:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR ISABEL CASTILHO PALHANO.pdf: 1691742 bytes, checksum: abad9a07ef18ad849bb78b33dc071b2d (MD5) Previous issue date: 2014-06-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/1257/PR%20ISABEL%20CASTILHO%20PALHANO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNacional-desenvolvimentismopor
dc.subjectEducação Ruralpor
dc.subjectCurso Normal Regionalpor
dc.subjectPensamento Curricularpor
dc.subjectNational-developmentalismeng
dc.subjectrural educationeng
dc.subjectregional teachersô formation courseeng
dc.subjectcurricular ideologyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL E NO PARANÁ NOS ANOS 50 E A MATERIALIZAÇÃO NO CURSO NORMAL REGIONAL DE GUARAPUAVApor
dc.title.alternativeRural Education in Brazil and in the state of Paraná in the 1950s and the implementation of the Regional Training College of Guarapuavaeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

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