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Tipo do documento: Dissertação
Título: A ESCOLA DE TRABALHADORES RURAIS ARLINDO RIBEIRO: uma expressão da política nacional e estadual
Título(s) alternativo(s): The school of rural workers Arlindo Ribeiro: an expression of national policy and state
Autor: Sikora, Denise 
Primeiro orientador: Hidalgo, Angela Maria
Primeiro coorientador: Herold Junior, Carlos
Resumo: Este trabalho demonstra como a Educação Rural se consolidou no município de Guarapuava-PR em meados do século XX no contexto do desenvolvimentismo brasileiro. Nesse período o município lutava por um espaço econômico e político em cenário estadual em resposta à política nacional. Dessa forma, a educação passou a ser um elemento que contribuiria para esse desenvolvimento, tanto que na sua história a luta por mais escolas e a criação de uma escola especificamente para trabalhadores rurais é um registro de que era possível fazer parte do contexto nacional mesmo que pelo viés da agricultura o qual era muito forte na região. A pesquisa contempla estudo bibliográfico e análise documental como documentos referente a Escola Arlindo Ribeiro e jornais que circulavam em Guarapuava no período analisado. Como problemática foi proposto a compreensão de como a Educação Rural, transmitida de 1948 a 1964, expressou elementos da política desenvolvimentista na Escola de Trabalhadores Rurais Arlindo Ribeiro. Para realizarmos o presente estudo determinamos como objetivos: Identificar os condicionantes econômicos e políticos da Educação Rural nos âmbitos nacional, estadual e municipal no período acima indicado; Demonstrar as necessidades e pressões que a Educação Rural brasileira apresentava no período considerando a criação da Escola de Trabalhadores Rurais Arlindo Ribeiro em Guarapuava - PR, bem como analisar a proposta da Educação Rural dessa escola. Sentimos a necessidade de abordar o contexto nacional e estadual para auxiliar na compreensão da pesquisa. Constatamos que a educação rural ofertada na Escola de Trabalhadores Rurais Arlindo Ribeiro em Guarapuava tinha reflexos do que estava sendo proposto em cenário nacional, sendo uma educação com elementos da escola nova.
Abstract: This work demonstrates how the Rural Education was consolidated in Guarapuava - PR in the mid- twentieth century in the context of the Brazilian developmentalism. During this period the city was struggling for economic and political scenario in the state space in response to the national policy. Thus, education has to be an element that would contribute to this development, both in its history that the fight for more schools and the creation of a school specifically for rural workers is a record that could be part of the same national context that the agriculture which bias was very strong in the region. The research focuses on literature research and document analysis as documents related to Arlindo Ribeiro School and newspapers that circulated in Guarapuava in the analyzed period. How problematic was proposed understanding how the Rural Education, transmitted from 1948 to 1964, expressed elements of development policy in the School of Rural Workers Arlindo Ribeiro. To accomplish this study we determined the following objectives: Identify the economic and political aspects of rural education at the national, state and local level constraints at the above period; Demonstrate the needs and pressures that the Brazilian Rural Education presented during considering the establishment of School of Rural Workers Arlindo Ribeiro Guarapuava - PR, as well as examining the proposal of Rural Education of this school. We feel the need to address the national and state context to help understand the research. Found that rural education offered in the School of Rural Workers in Guarapuava Arlindo Ribeiro had reflections of what was being proposed on the national scene, with an education with elements of the new school.
Palavras-chave: Escola de Trabalhadores Rurais Arlindo Ribeiro
Educação Rural
Guarapuava
School of Rural Workers Arlindo Ribeiro
Rural Education
Guarapuava
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: SIKORA, Denise. A ESCOLA DE TRABALHADORES RURAIS ARLINDO RIBEIRO: uma expressão da política nacional e estadual. 2014. 162 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/347
Data de defesa: 2-Jul-2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

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