Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/92
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Queroz, Josiete Cristina Schneider | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5596498165699127 | por |
dc.contributor.advisor1 | Stutz, Lidia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6745029247817385 | por |
dc.date.accessioned | 2016-09-20T12:12:19Z | - |
dc.date.available | 2016-06-30 | - |
dc.date.issued | 2016-02-01 | - |
dc.identifier.citation | QUEROZ, Josiete Cristina Schneider. SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTOS DE ANIMAIS PARA O ENSINO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ALEMÃ NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. 275 f. Dissertação (Mestrado em Inglês e Literatura Correspondente) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2016. | por |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/92 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa de mestrado possui como principal objetivo compreender qual é a contribuição de uma sequência didática (SD) de contos de animais para a compreensão e produção oral em língua alemã (LA) na educação infantil (EI). Os objetivos específicos são: a) Construir um modelo didático (MD) sobre os gêneros contos de animais, exemplares e maravilhosos conforme os níveis de análise do interacionismo sociodiscursivo (ISD); b) Elaborar uma SD e, posteriormente, analisá-la, com base nas capacidades de linguagem mobilizadas; c) Analisar as capacidades de linguagem demonstradas pelos alunos durante a produção inicial (PI) e final (PF). Este estudo é relevante para os professores de língua estrangeira (LE) para crianças, principalmente para os de LA levando-se em conta que não há publicações nessa área e os materiais didáticos são escassos (QUEROZ, 2014). Para realizá-lo, nos ancoramos no ISD (BRONCKART, 1999/2012; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004/2013) cuja premissa é a aprendizagem de uma língua como um conhecimento construído a partir das interações sociais. Desse modo, propomos a utilização de uma SD sobre o gênero contos de animais como instrumento para ensino. Como as obras originais dos irmãos Grimm e do russo Sergei Prokofjew são compostas por uma linguagem difícil e rebuscada decidimos utilizar as adaptações de Garcia, 2013; Marti, 2008; Kuster, 2004; Brandstetter; Holzer, 2003 e um conto original de Carle, 2010. Com esse trabalho visamos intervir na ordem do ensino e aprendizagem em um contexto composto por crianças de faixa etária entre três e quatro anos de idade, os quais estão inseridos na rede particular de ensino. A geração dos dados foi realizada em três fases: i) observação participativa das aulas com registro das situações em diários e duas fichas de observação; ii) avaliação inicial para diagnosticar as capacidades de linguagem dos alunos; e iii) a gravação em vídeo das práticas realizadas com a SD. Os resultados das observações apontam para a dificuldade dos alunos com a língua, uma vez que a maioria deles só possui um ano de LA. Além disso, concluímos que o grupo pesquisado é bastante heterogêneo, composto por um aluno portador da Síndrome de Asperger, por alunos com problemas de audição, de visão, além das dificuldades de concentração e aceitação mútua. A partir da análise da SD aplicada pudemos constatar que as 40 atividades organizadas em quatro módulos são compostas predominantemente pelas capacidades de significação (CS) e capacidades linguístico-discursivas (CLD). Essas atividades contribuíram para a recontação do conto de animais Das gro?e Radieschen. Além disso, os alunos passaram a utilizar expressões, vocabulário e enunciados trabalhados durante a SD, no seu cotidiano, demonstrando a real apreensão da linguagem. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-09-20T12:12:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR JOSIETE CRISTINA SCHNEIDER QUEROZ.pdf: 3324971 bytes, checksum: e6d15eb8a3663150d1a2dc9a82a15a33 (MD5) Previous issue date: 2016-02-01 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://localhost:8080/tede/retrieve/696/PR%20JOSIETE%20CRISTINA%20SCHNEIDER%20QUEROZ.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste | por |
dc.publisher.department | Unicentro::Departamento de Letras | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UNICENTRO | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado) | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Sequência Didática | por |
dc.subject | Educação Infantil | por |
dc.subject | Língua Alemã | por |
dc.subject | Didactic Sequence | eng |
dc.subject | Childhood Education | eng |
dc.subject | German Language | eng |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CONTOS DE ANIMAIS PARA O ENSINO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ALEMÃ NA EDUCAÇÃO INFANTIL | por |
dc.title.alternative | Didactic Sequence of animal tales for teaching of oral comprehension and production in German Language of childhood education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PR JOSIETE CRISTINA SCHNEIDER QUEROZ.pdf | 3,25 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.