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Tipo do documento: Dissertação
Título: A leitura de textos em Língua Materna e Estrangeira com estudantes da EJA: Estudo de Estratégias
Título(s) alternativo(s): The Reading Texts in Mother Tongue and Foreign Students with the EJA: Strategies Study
Autor: Daros, Elizabete Guimarães 
Primeiro orientador: Baretta, Luciane
Resumo: A leitura é um processo cognitivo importante que depende do entendimento do leitor, para usar a sua capacidade de decodificação, conhecimentos já adquiridos e diferentes estratégias para processar e compreender um texto. A presente pesquisa destina-se a investigar como os estudantes da disciplina de língua inglesa da EJA (Educação de Jovens e Adultos) do Ensino Médio, processam a leitura de textos informativos e as relações de compreensão entre a língua materna e a língua estrangeira. Inicialmente, amparamo-nos em reflexões teóricas e metodológicas acerca da literatura da área da psicolinguística, especificamente, no processamento da leitura sob três abordagens, na perspectiva do texto, do leitor e da interação entre leitor e texto. Na sequência, revisitamos a literatura no processo de leitura na língua materna e na língua estrangeira, com contribuições de pesquisas abordando o processamento da leitura, seguido das estratégias de leitura, dos conceitos e categorização proposta por Block (1986), as tarefas de compreensão leitora, com ênfase na estrutura da taxonomia de Pearson e Johnson (1978), e o instrumento de introspecção verbal - o Protocolo Verbal de Pausa (adaptado por TOMITCH, 2003), que serviu de instrumento para coletar os dados para a transcrição. O foco principal de análise recai sobre as diferentes estratégias utilizadas pelos 11 participantes desse estudo, ao se depararem com textos informativos impressos, na língua materna e na língua estrangeira, inglês. Os dados são apresentados, analisados e discutidos com base nos quatro instrumentos que direcionaram o estudo, a saber: o Protocolo Verbal de Pausa, adotado para gerar a verbalização dos pensamentos dos participantes durante a leitura de três textos, ou seja, um em língua inglesa e dois em língua portuguesa, para se identificar as estratégias; quinze tarefas de compreensão leitora (cinco tarefas para cada texto), com perguntas do tipo explícitas, implícitas e implícitas no script; um questionário retrospectivo com autoavaliação do desempenho nas atividades de leitura, tarefas e estratégias; e como complemento, o quarto instrumento, o teste de perfil do leitor (adaptado do PISA, 2009) com o intuito de conhecer o estudante como leitor e suas preferências de leitura. Na discussão geral dos dados apresenta-se o cruzamento e análise dos quatro instrumentos. Os dados revelam que os estudantes da EJA utilizaram-se de mais estratégias de nível Geral, que referem-se ao monitoramento e compreensão do texto como um todo, e menos frequência nas estratégias de nível Local, referentes às unidades linguísticas. Evidencia-se a maior ocorrência em estratégias tanto Geral quanto Local com a atividade de leitura do texto em língua estrangeira, um resultado que não era esperado, pois esperava-se um melhor desempenho nas atividades de leitura em língua portuguesa. Os participantes demonstraram que o uso de estratégias tem grande importância para se conseguir chegar ao objetivo principal da compreensão leitora.
Abstract: Reading is an important cognitive process that depends on the reader`s understanding, in order to use his/hers decoding capacity, knowledge already acquired and different strategies to process and understand a text. The present research intended to investigate how students of English language discipline from EJA (Adult Education) of high school, process reading informational texts and the relations of comprehension between the mother tongue and foreign language. Initially, we sustain in theoretical and methodological reflections on the psycholinguistic area of literature, specifically, in the processing of reading in three approaches, in the perspective of text, the reader and the interaction between reader and text. Following, we revisited the literature on the reading process in the mother tongue and foreign language, with research contributions addressing the processing of reading, followed by the reading strategies, concepts and categorization proposed by Block (1986), the reading comprehension tasks, with emphasis on the structure taxonomy by Pearson and Johnson (1978), and verbal introspection instrument - the Pause Protocol (adapted by TOMITCH, 2003), which served as instrument for data collection and its transcription. The main focus of the analysis is on the different strategies used by the 11 participants in this study, when faced with printed informational texts in their mother tongue and foreign language, English. The data are presented, analyzed and discussed based on four instruments that directed the study, namely, the Pause Protocol, adopted to generate the verbalization of the participants` thoughts during the reading of three texts, i.e, one in English language and two in Portuguese language, to identify the strategies; fifteen reading comprehension tasks(five tasks for each text), with explicit, implicit and scriptually implicit questions; a retrospective questionnaire with self-evaluation of performance in reading activities, tasks and strategies; and in addition, the fourth instrument, the reader`s profile test (adapted from PISA, 2009) aiming to know the student as a reader and their reading habits. In the general discussion of the data, it is presented the crosschecking and the analysis of the four instruments. The data reveal that students of EJA used more General level strategies, which refer to the monitoring and understanding of the text as a whole, and less frequency in Local level strategies concerning the language units. It is evidenced that there were more occurrences of strategies, General and Local, in the reading activity of the foreign language text, a result that was not expected, because it was expected a better performance in reading activities in Portuguese language. Participants demonstrated that the use of strategies is very important to achieve the main objective of reading comprehension.
Palavras-chave: Processamento da Leitura
Protocolo Verbal de Pausa
Estratégias de Compreensão Leitora
Língua Materna e Língua Estrangeira
Reading processing
Pause Protocol
Reading comprehension strategies
Mother tongue and Foreign Language
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Citação: DAROS, Elizabete Guimarães. A leitura de textos em Língua Materna e Estrangeira com estudantes da EJA: Estudo de Estratégias. 2016. 182 f. Dissertação (Mestrado em Inglês e Literatura Correspondente) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/90
Data de defesa: 29-Fev-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

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