Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/84
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Salomão, Jociane Maurina | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5498276729747687 | por |
dc.contributor.advisor1 | Mello, Cláudio José de Almeida | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4508680567169966 | por |
dc.date.accessioned | 2016-09-20T12:12:17Z | - |
dc.date.available | 2016-05-06 | - |
dc.date.issued | 2016-02-18 | - |
dc.identifier.citation | SALOMÃO, Jociane Maurina. ENSINO DE LITERATURA EM CONTEXTO ESCOLAR: FORMAÇÃO INICIAL E PRÁTICA DOCENTE. 2016. 101 f. Dissertação (Mestrado em Inglês e Literatura Correspondente) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2016. | por |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/84 | - |
dc.description.resumo | Estudo sobre as relações entre formação inicial no curso de Letras e o ensino de literatura na Rede Básica Estadual. Como pressuposto básico, a pesquisa considera que é na formação inicial que os professores constroem os conhecimentos que irão fazer uso em suas práticas docentes. A proposta é a de que embora as metodologias de ensino ancoradas na historiografia Literária, no Formalismo e ainda no Estruturalismo tenham evoluído para novas perspectivas responsáveis pela difusão de teorias tais como o dialogismo bakhtiniano, a Estética da Recepção e o Letramento, o currículo continua a reproduzir práticas cristalizadas desde o século XVIII. Os objetivos a que nos propomos é de refletir sobre as abordagens cristalizadas nos saberes difundidos pela historiografia literária, o Formalismo e as correntes Estruturalistas; compreender as relações entre a formação inicial em Nível Superior e a prática docente na Educação Básica, no ensino de literatura; e mostrar estão configurados, metodologicamente, os saberes reproduzidos nas aulas de literatura, no Ensino Médio. A metodologia utilizada é a de pesquisa bibliográfica e coleta de dados junto a professores atuantes na Rede Básica Estadual, formados na UNICENTRO, para categorização dos registros e análise das concepções. Os sujeitos de pesquisa são professores atuantes no Ensino Médio e que concluíram a graduação em Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa na UNICENTRO, entre os anos de 2004-2006 e 2010-2014. Por meio da aplicação de um questionário, buscou-se identificar: 1- Formação inicial e suas contribuições; 2- Importância da literatura no Ensino Médio; 3- Relação dos alunos com o texto literário; 4- Métodos e critérios para o ensino de literatura; 5- Métodos avaliativos do ensino de literatura; e 6- Os documentos oficiais na prática docente. Os resultados demonstram que há uma mescla de teorias, por vezes conflitantes, nos discursos docentes. A constatação é de que o ensino de literatura passa por um momento gradual de transição de teorias, trilhando caminhos em busca de um ensino significativo do texto literário. | por |
dc.description.abstract | Study on the relationship between initial training in the course of Letters and Literature Teaching in the Basic Network State. As a basic premise, the research considers that it is in the initial training that teachers build knowledge that will use in their teaching practices. The proposal is that although the teaching methodologies anchored in Historiography Literary, in Formalism and still in structuralism have been overcome by new perspectives responsible for the spread of theories such as Bakhtin`s dialogism, the Aesthetics of Reception and literacy, the curriculum continues playing candied practices since the eighteenth century. The objectives that we propose is to reflect on the candied approaches the knowledge disseminated by literary historiography, Formalism and structuralists` current; understand the relationship between initial training in Higher Education and the teaching practice in basic education, in the teaching of literature; and show how are configured, methodologically, the knowledge reproduced in literature classes in High School. The methodology used is the bibliographical search and data collection with teachers working in state Basic Network, formed in UNICENTRO, for categorization of records and analysis of conceptions. The results demonstrate that there is a mixture of theory, sometimes conflicting, into the teachers` discourse. The research subjects are teachers working in high school and who completed a degree in Letters - Portuguese language at UNICENTRO, among the years 2004-2006 and 2010-2014. Through the application of a questionnaire, this work aims to identify: 1. Initial training and their contributions; 2- The literature importance in high school; 3 ratio of students to the literary text; 4- Methods and criteria for the teaching of literature; 5- evaluative methods of teaching of literature; and 6- Official documents in teaching practice. The results demonstrate that there is a mixture of theory, sometimes conflicting, into the teachers` discourse. The finding is that the teaching of literature undergoes a gradual transition moment of theories, treading paths in search of a significant teaching of the literary text. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-09-20T12:12:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR JOCIANE MAURINA SALOMAO.pdf: 754950 bytes, checksum: 15027c7432ec03b6aad37281998dfbb0 (MD5) Previous issue date: 2016-02-18 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://localhost:8080/tede/retrieve/660/PR%20JOCIANE%20MAURINA%20SALOMAO.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste | por |
dc.publisher.department | Unicentro::Departamento de Letras | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UNICENTRO | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado) | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino de Literatura | por |
dc.subject | Práticas Docentes | por |
dc.subject | Cristalização Metodológica | por |
dc.subject | Literature Teaching | eng |
dc.subject | Teachers practices | eng |
dc.subject | Methodological crystallization | eng |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | ENSINO DE LITERATURA EM CONTEXTO ESCOLAR: FORMAÇÃO INICIAL E PRÁTICA DOCENTE | por |
dc.title.alternative | não consta | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PR JOCIANE MAURINA SALOMAO.pdf | 737,26 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.