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Tipo do documento: Dissertação
Título: MITO E MEMÓRIA NO FILME PUBLICITÁRIO "L´ODYSSÉE DE CARTIER" : ESTRUTURAS DE CRIAÇÃO
Título(s) alternativo(s): MITH AND MEMORY IN THE ADVERTISING MOVIE: "L´ODYSSÉE DE CARTIER" : CREATION STRUCTURES
Autor: Lunkes, Rafaeli Francini 
Primeiro orientador: Camargo, Hertz Wendel de
Resumo: Em conexão com o imaginário cultural, o mito é um texto fantástico de estrutura narrativa que remete à ancestralidade das linguagens humanas. Sendo a primeira forma de interpretação da realidade, o mito é um sistema formado por ritual, totem e temporalidade que tende a se apresentar como narrativa. Base dos textos culturais, o mito persiste, hoje, nas estruturas midiáticas de natureza narrativa, dentre elas o filme publicitário. A partir do filme L`Odyssée de Cartier, corpus desta pesquisa, pretende-se fortalecer as concepções acerca dos fundamentos da linguagem audiovisual e suas relações com a cultura, refletir sobre os mecanismos em que a memória cultural opera na criação dos conteúdos publicitários e, a partir dos pressupostos teóricos da Semiótica da Cultura, contribuir para uma visão crítica do processo de criação publicitária por meio dos Estudos das Linguagens. Para tanto, buscou-se analisar as estruturas de sentido presentes no filme publicitário, mas, sobretudo, verificar as aproximações entre os textos mítico (campo da memória) e o publicitário (campo da intertextualidade).
Abstract: In conexion with cultural imaginary, mith is a fantastic text from narrative structure which concerns to the ancestrality of human languages. Being the first way of reality`s interpretation, the mith is a system built by ritual, totem and temporality which tends to present as a narrative. Basis of cultural texts, the mith remains, nowadays, in media structures from narrative features, among them, the advertising movie. From the movie L`Odyssée de Cartier, corpus of this resarch, it is intended to strengthen conceptions about fundamentals audiovisual languages and its relationship with culture, to think about mechanisms in which cultural memory works out in creating advertising contentes and, through theoretical assumptions from Culture`s Semiotics, to contribute for a critical view about the creation process of advertising from Language Studies. Thus, it was necessary to analyze the structure of sense which is existent in adverstising movie, but, mostly, verify approximations between mythical texts (memory area) and advertising (intertextuality area).
Palavras-chave: Mito
Memória
Intertextualidade
Filme Publicitário
Mith
Memory
Intertextuality
Advertisng Movie
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Citação: LUNKES, Rafaeli Francini. MITH AND MEMORY IN THE ADVERTISING MOVIE: "L´ODYSSÉE DE CARTIER" : CREATION STRUCTURES. 2014. 99 f. Dissertação (Mestrado em Inglês e Literatura Correspondente) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/62
Data de defesa: 27-Nov-2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

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