Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/561
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMonteiro, Mariane-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1578719173981773por
dc.contributor.advisor1Castanho, Maria José de Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1849344126044127por
dc.date.accessioned2017-03-09T17:09:42Z-
dc.date.issued2016-02-26-
dc.identifier.citationMonteiro, Mariane. ALUNOS MATEMATICAMENTE HABILIDOSOS: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL PARA ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. 2016. 75 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/561-
dc.description.resumoNo Brasil, a insuficiente produção acadêmica, associada à presença de mitos, fundamenta visões errôneas sobre os indivíduos com altas habilidades/superdotação, constituindo, assim, obstáculos para o atendimento educacional especializado destes alunos. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, aproximadamente 3 a 5% da população escolar são alunos que apresentam características de superdotação e, embora se observe avanços nos estudos sobre as altas habilidades, muito ainda precisa ser feito em relação a aspectos educacionais, em termos de identificação, conhecimento e atendimento destes. Como há uma diversidade de áreas de desenvolvimento das altas habilidades, esta pesquisa enfatiza as altas habilidades na área acadêmica, em específico a Matemática. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de oferecer subsídios para auxiliar o professor no enriquecimento da atividade matemática para alunos matematicamente habilidosos na Sala de Recursos Multifuncional para Altas Habilidades/Superdotação. Objetivou-se especificamente conhecer as habilidades matemáticas destes alunos; refletir sobre as práticas pedagógicas em Matemática adotadas nas aulas da sala de recursos para altas habilidades; e, propor o enriquecimento da atividade matemática desenvolvendo o projeto denominado “Probabilidade e a construção de jogos para um torneio”, o qual é o objeto educacional desta pesquisa. Nesta investigação se adotou a abordagem qualitativa e refere-se a um estudo de caso. A amostra foi constituída com sete alunos divididos em dois grupos, o Grupo 1 com dois alunos com característica de superdotação e, o Grupo 2 com cinco alunos sem superdotação. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e pela aplicação e análise das atividades que compõem o objeto educacional. Os resultados da pesquisa evidenciaram as habilidades matemáticas dos alunos com AH/SD, revelando que o projeto se mostrou apropriado para esses alunos, corroborando a necessidade de investimento no que se refere a capacitação dos professores para a adequação de estratégias pedagógicas para o desenvolvimento de alunos com altas habilidades.por
dc.description.abstractIn Brazil, insufficient academic research associated with the presence of myths, wrong views based on individuals with high ability/giftedness, encouraging their discrimination, thus constituting obstacles to the specialized education of these students. According to the World Health Organization - WHO, approximately 3-5% of the school population are students with giftedness characteristics and, although there were progress in studies on high skills, much remains to be done about the educational aspects, terms of identification, knowledge and care of these. Considering a variety of the high skills development areas, this research emphasizes the high skills in the academic area, specifically in mathematics. This study was developed in order to provide insight to help teachers in mathematics enrichment activity for mathematically skilled students in Multifunctional Resource Room for High Abilities/Giftedness. The objective specifically know the math skills of these students; reflect on teaching practices in Mathematics adopted in the resource room classes for high skills; and propose the enrichment of mathematical activity developing the project called "Probability and build games for a tournament," which is the object of this educational research. In this investigation, we adopted a qualitative approach and refers to a case study. The sample consisted of seven students divided into two groups, Group 1 with two students with characteristics of giftedness and Group 2 with five students without giftedness. Data were collected through semi-structured interviews and the application and analysis of the activities that comprise the educational object. The survey results show the mathematical gifted of students with high ability/giftedness, revealing that the project proved suitable for these students, confirming the need for investment as regards the training of teachers to adapt teaching strategies for the development of students with high skills.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2017-03-09T17:09:42Z No. of bitstreams: 1 PR Mariane Monteiro.pdf: 1079503 bytes, checksum: 1d48e4afbbeb92f86ad0e04a9bd070c4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-09T17:09:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR Mariane Monteiro.pdf: 1079503 bytes, checksum: 1d48e4afbbeb92f86ad0e04a9bd070c4 (MD5) Previous issue date: 2016-02-26eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/1568/PR%20Mariane%20Monteiro.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/1673/Produto%20Educacional_Mariane.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Biologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Matemáticapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Químicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Físicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAltas Habilidades/Superdotaçãopor
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectProbabilidadepor
dc.subjectHigh Abilities/Giftednesseng
dc.subjectSpecial Educationeng
dc.subjectProbabilityeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqMATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIASpor
dc.titleALUNOS MATEMATICAMENTE HABILIDOSOS: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL PARA ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃOpor
dc.title.alternativeMathematically gifted students: a proposed activity to the multifunctional room features for high ability / giftednesseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PR Mariane Monteiro.pdfMariane Monteiro - inclui MANUAL DIDÁTICO PARA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DO PROJETO: PROBABILIDADE E A CONSTRUÇÃO DE JOGOS PARA UM TORNEIO1,05 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto Educacional_Mariane.pdfMANUAL DIDÁTICO PARA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DO PROJETO: PROBABILIDADE E A CONSTRUÇÃO DE JOGOS PARA UM TORNEIO549,86 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.