Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/552
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUIMICA ORGÂNICA UTILIZANDO O TEMA PLANTAS |
Título(s) alternativo(s): | Didactic sequence for the Organic Chemistry Teaching using Theme Plants |
Autor: | Lima, Andréia Boeno de |
Primeiro orientador: | Rosa, Elisa Aguayo da |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo principal desenvolver e aplicar uma Sequência Didática para o Ensino de Química Orgânica utilizando o tema Plantas e Grupos Colaborativos, que foi baseada na Teoria de Aprendizagem de Vygostky que propõe que o aluno aprende através de sua interação com o meio social e com sua cultura (e para que a aprendizagem ocorra seguindo esta teoria). Neste trabalho se fez o uso da metodologia do Educar pela Pesquisa e de Grupos Colaborativos, que visam a interação dos alunos entre si e que construam seu próprio conhecimento tendo o professor neste processo um mediador do conhecimento. A Sequência Didática envolve 6 Unidades de Ensino, sendo que nestas unidades estão atividades de pesquisa de princípios ativos de algumas plantas conhecidas pelos alunos, montagem de moléculas orgânicas com materiais alternativos, apresentação de seminários de temas atuais como biopirataria, produtos transgênicos e uso de recursos naturais, sendo estas atividades desenvolvidas com alunos do 3º ano do Ensino Médio. A aplicação da Sequência Didática permitiu que os alunos aprendessem funções orgânicas sem precisar decorá-las, conheceram plantas do seu dia a dia, sua importância, aplicações e implicações, sendo que a metodologia focada na pesquisa e em grupos colaborativos permitiu verificar que a aprendizagem foi alcançada de uma forma mais dinâmica, contínua, voltada para o aluno e abrangendo os vários aspectos como a fala, a escrita, o trabalho em equipe. |
Abstract: | This research aimed to develop and implement a Didactic Sequence for Organic Chemistry Teaching using the theme Plants and Collaborative Groups, which was based on Vygotsky Learning Theory proposes that the student learns through its interaction with the social environment and with their culture, and learning to occur following this theory in this work was done using the methodology of Education by Research and Collaborative Groups, aimed at interaction among students and build their own knowledge with the teacher in this process one mediator of knowledge. Sequence Didactic has 6 teaching units, and these units are active principles of research activities of some plants known by students, assembly of organic molecules with alternative materials, presentation of current issues seminars as biopiracy, GM products and use of resources natural, and these activities with students of the 3rd year of high school. Application of Sequence Didactic allowed students learn organic functions without decorate them, known plants of your day to day, its importance, applications and implications, and the methodology focused on research and collaborative groups has shown that learning was achieved a more dynamic, continuous, focused on the student and covering various aspects such as speech, writing, teamwork. |
Palavras-chave: | Sequência Didática Ensino de Química Química Orgânica Plantas Didactic Sequence Teaching of Chemistry Organic Chemistry Plant |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Biologia Unicentro::Departamento de Matemática Unicentro::Departamento de Química Unicentro::Departamento de Física Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional) |
Citação: | Lima, Andréia Boeno de. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUIMICA ORGÂNICA UTILIZANDO O TEMA PLANTAS. 2016. 166 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/552 |
Data de defesa: | 14-Abr-2016 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PR Andreia Boeno de Lima.pdf | Andréia Boeno de Lima | 3,83 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Produto Educacional_Andréia.pdf | Sequência didática para o ensino de química orgânica utilizando o tema plantas | 4,45 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.