Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/552
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Andréia Boeno de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6115157785598833por
dc.contributor.advisor1Rosa, Elisa Aguayo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8487864568581385por
dc.date.accessioned2017-03-08T17:13:00Z-
dc.date.issued2016-04-14-
dc.identifier.citationLima, Andréia Boeno de. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUIMICA ORGÂNICA UTILIZANDO O TEMA PLANTAS. 2016. 166 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR .por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/552-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo principal desenvolver e aplicar uma Sequência Didática para o Ensino de Química Orgânica utilizando o tema Plantas e Grupos Colaborativos, que foi baseada na Teoria de Aprendizagem de Vygostky que propõe que o aluno aprende através de sua interação com o meio social e com sua cultura (e para que a aprendizagem ocorra seguindo esta teoria). Neste trabalho se fez o uso da metodologia do Educar pela Pesquisa e de Grupos Colaborativos, que visam a interação dos alunos entre si e que construam seu próprio conhecimento tendo o professor neste processo um mediador do conhecimento. A Sequência Didática envolve 6 Unidades de Ensino, sendo que nestas unidades estão atividades de pesquisa de princípios ativos de algumas plantas conhecidas pelos alunos, montagem de moléculas orgânicas com materiais alternativos, apresentação de seminários de temas atuais como biopirataria, produtos transgênicos e uso de recursos naturais, sendo estas atividades desenvolvidas com alunos do 3º ano do Ensino Médio. A aplicação da Sequência Didática permitiu que os alunos aprendessem funções orgânicas sem precisar decorá-las, conheceram plantas do seu dia a dia, sua importância, aplicações e implicações, sendo que a metodologia focada na pesquisa e em grupos colaborativos permitiu verificar que a aprendizagem foi alcançada de uma forma mais dinâmica, contínua, voltada para o aluno e abrangendo os vários aspectos como a fala, a escrita, o trabalho em equipe.por
dc.description.abstractThis research aimed to develop and implement a Didactic Sequence for Organic Chemistry Teaching using the theme Plants and Collaborative Groups, which was based on Vygotsky Learning Theory proposes that the student learns through its interaction with the social environment and with their culture, and learning to occur following this theory in this work was done using the methodology of Education by Research and Collaborative Groups, aimed at interaction among students and build their own knowledge with the teacher in this process one mediator of knowledge. Sequence Didactic has 6 teaching units, and these units are active principles of research activities of some plants known by students, assembly of organic molecules with alternative materials, presentation of current issues seminars as biopiracy, GM products and use of resources natural, and these activities with students of the 3rd year of high school. Application of Sequence Didactic allowed students learn organic functions without decorate them, known plants of your day to day, its importance, applications and implications, and the methodology focused on research and collaborative groups has shown that learning was achieved a more dynamic, continuous, focused on the student and covering various aspects such as speech, writing, teamwork.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2017-03-08T17:13:00Z No. of bitstreams: 1 PR Andreia Boeno de Lima.pdf: 3917396 bytes, checksum: c48c629e11e6ea837ec18f659c5354e8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-08T17:13:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR Andreia Boeno de Lima.pdf: 3917396 bytes, checksum: c48c629e11e6ea837ec18f659c5354e8 (MD5) Previous issue date: 2016-04-14eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/1553/PR%20Andreia%20Boeno%20de%20Lima.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/1646/Produto%20Educacional_Andr%c3%a9ia.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Biologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Matemáticapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Químicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Físicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSequência Didáticapor
dc.subjectEnsino de Químicapor
dc.subjectQuímica Orgânicapor
dc.subjectPlantaspor
dc.subjectDidactic Sequenceeng
dc.subjectTeaching of Chemistryeng
dc.subjectOrganic Chemistryeng
dc.subjectPlanteng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqMATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIASpor
dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUIMICA ORGÂNICA UTILIZANDO O TEMA PLANTASpor
dc.title.alternativeDidactic sequence for the Organic Chemistry Teaching using Theme Plantseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PR Andreia Boeno de Lima.pdfAndréia Boeno de Lima3,83 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto Educacional_Andréia.pdfSequência didática para o ensino de química orgânica utilizando o tema plantas4,45 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.