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Tipo do documento: Dissertação
Título: EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O TRABALHO DA TEMÁTICA AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR
Título(s) alternativo(s): Educommunication Environmental: a methodological proposal for the inclusion of critical environmental education in the school context
Autor: França, Elizabete 
Primeiro orientador: Kataoka, Adriana Massâe
Primeiro coorientador: Affonso, Ana Lucia Suriani
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral desenvolver um material paradidático sobre a elaboração de materiais educomunicativos socioambiental como alternativa metodológica para professores (as) a luz dos princípios da educação ambiental crítica, visando atender as especificidades da escola do campo. Os sujeitos da pesquisa foram os professores e professoras do Colégio Estadual do Campo da Palmeirinha localizado no município de Guarapuava-Paraná. A pesquisa é de cunho qualitativo e a metodologia utilizada para a intervenção pedagógica foi a pesquisa participante. Para a análise dos resultados dos instrumentos aplicados aos professores (as) (questionário e entrevista) foi utilizado a metodologia de Bardin (1977). De caráter investigativo e de intervenção a pesquisa procurou-se responder ao seguinte questionamento: É possível contemplar ao mesmo tempo as fragilidades encontradas na educação do campo e aos objetivos de uma educação ambiental crítica por meio da alternativa metodológica " educomunicação socioambiental”? Para tanto a condução metodológica aconteceu por meio de etapas, a saber: (i) levantamento prévio das concepções de meio ambiente e da situação pedagógica do colégio, por meio de análise documental do Projeto Político Pedagógico e também levantamento do perfil e das concepções dos professores na prática docente na educação do campo por meio de um questionário semiestruturado; (ii) elaboração do material paradidático sobre educomunicação socioambiental como proposta metodológica para os professores e professoras do referido colégio e; (iii) aplicação e avaliação do material paradidático por meio de oficinas e entrevistas respectivamente. Foi constatado que o colégio apresenta lacunas no que diz respeito à adequação da legislação pertinente às escolas do campo e, ainda o PPP não apresenta concepções de meio ambiente e educação ambiental. Além disso os professores apresentaram dificuldades em adequar o plano de trabalho docente e atribuem essa dificuldade à falta de material didático que aborde as questões do campo, bem como, à falta de estrutura física e tecnológica (computadores, internet). Foi possível aproximar a EA crítica ao à área da educação do campo pois ambas as áreas apresentam semelhanças em seus referenciais teóricos possibilitando assim um diálogo entre elas para o enfretamento de problemas socioambientais. A educomunicação também se aproxima da EA crítica e da educação do campo dessa forma o material paradidático sobre educomunicação socioambiental surge como um estratégia metodológica para os professores que atuam nas escolas do campo, uma vez, seus princípios dialogam como os princípios da EA crítica e da educação do campo e podem buscar entre outros objetivos, amenizar as fragilidades que a escola do campo encontra por se apresentar como um processo aberto para inserção de temas correlatos com a escola. Os professores, por meio das oficinas, produziram três peças educomunicativas impressas que apresentaram em seu conteúdo temas relacionados ao fazer pedagógico do contexto em que atuam. Ressalta-se aqui que educomunicação visa fortalecer situações de diálogo e que o produto desse diálogo se traduz em peças educomunicativas, sendo essas, partes do processo.
Abstract: This research aimed to develop a paradidactic material on the development of environmental educomunicativos materials as alternative methodology for teachers (the) light of the principles of critical environmental education, to meet the specifics of the field school. The research subjects were teachers and teachers of the State College of Palmeirinha field located in Guarapuava-Paraná. The research is a qualitative approach and the methodology used for pedagogical intervention was participatory research. For the analysis of the results of the instruments applied to teachers (the) (questionnaire and interview) was used to Bardin methodology (1977). Investigative character and intervention research we sought to answer the following question: Is it possible to contemplate both the weaknesses found in the education field and the objectives of a critical environmental education through methodological alternative "environmental educommunication" For bothMethodological driving happened through stages, namely: (i) prior survey of environmental concepts and teaching of the school situation, through documentary analysis of the Pedagogical Political Project and also raising the profile and the conceptions of teachers in teaching practice in education field through a semi-structured questionnaire; (Ii) preparation of material on environmental paradidactic educommunication as a methodological proposal for teachers and teachers of that school and; (Iii) implementation and evaluation of paradidactic materials through workshops and interviews respectively. It was noted that the school has gaps regarding the adequacy of the relevant legislation to the schools of the field and also the PPP does not present environmental concepts and environmental education. In addition teachers had difficulties in adapting the teaching work plan and attributed this difficulty to the lack of teaching materials that address the issues of the field as well, the lack of physical and technological infrastructure (computers, internet). It was possible to approach the EA critical to the area of rural education as both areas have similarities in their theoretical references thus enabling a dialogue between them for the coping of social and environmental problems. Educommunication also approaches the critical environmental and education field that way the paradidactic material on environmental educommunication comes as a methodological strategy for teachers who work in schools in the field, once its principles dialogue as the principles of EA criticism and education field and can search among other objectives, to minimize the weaknesses that the field school is to present itself as an open process for inclusion of related issues with the school. Teachers, through workshops, produced three printed educomunicativas pieces presented in its content topics related to pedagogical context in which they operate. It is noteworthy here that educommunication aims to strengthen dialogue and situations that the product of this dialogue translates into educomunicativas parts, these being part of the process.
Palavras-chave: educação ambiental crítica
educação do campo
educomunicação
material paradidático
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Biologia
Unicentro::Departamento de Matemática
Unicentro::Departamento de Química
Unicentro::Departamento de Física
Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)
Citação: França, Elizabete. EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O TRABALHO DA TEMÁTICA AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR. 2016. 87 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/547
Data de defesa: 28-Abr-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

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