Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/546
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Belo, Cibelli Batista | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0328689879678034 | por |
dc.contributor.advisor1 | Burak, Dionísio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3096837034284131 | por |
dc.date.accessioned | 2017-03-07T19:06:43Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-13 | - |
dc.identifier.citation | Belo, Cibelli Batista. MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DA CRIANÇA. 2016. 110 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava-PR. | por |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/546 | - |
dc.description.resumo | Esse trabalho aborda atividades de Modelagem Matemática na Educação Matemática desenvolvidas na Educação Infantil no âmbito da Educação Básica. A questão norteadora da investigação é: Que aprendizagens podem ser evidenciadas a partir de atividades de Modelagem Matemática na Educação Infantil? O objetivo geral é conhecer aspectos da Modelagem Matemática como metodologia de ensino em uma turma de Pré I (crianças de 4 a 5 anos) da Educação Infantil. Através do objetivo geral delimitamos os específicos: Avaliar, a partir das manifestações das crianças, as diferentes atividades com Modelagem Matemática; Examinar se ocorre a aprendizagem por meio da Modelagem Matemática; Investigar, com base nos dados e observações in loco, as contribuições e os desafios encontrados em relação ao desenvolvimento da Modelagem Matemática na turma de Pré I. Nessa investigação optamos por uma metodologia de natureza qualitativa, tendo como referenciais Bogdan e Biklen (1994), Gil (2002) e delineamento do estudo de caso tendo como referências Lüdke e André (1986). Nos referenciais metodológicos referentes à Modelagem Matemática utilizada na concepção de Burak (1992, 2010, 2014), referente à Matemática na Educação Infantil utilizou-se Smole (2000), Lorenzato (2011), Kamii (2008). O tratamento dos dados segue o método da triangulação, tendo como aporte teórico Denzin e Lincoln (2006). Os resultados foram alcançados por meio da análise e interpretação de filmagens e reações das crianças no desenvolvimento das atividades. Pode-se considerar que a Modelagem Matemática na Educação Infantil possibilita formação de conceitos pelas crianças, para além dos conceitos matemáticos, pois que noções e conceitos sociais, culturais e favorecendo a construção pela criança da inteligência emocional, graças à natureza interdisciplinar dos temas ou brincadeiras, o que atende de forma adequada as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil. | por |
dc.description.abstract | This work deals with activities of Mathematical Modeling in Mathematics Education developed in Early Childhood Education within the Basic Education. The guiding question of the research is: What apprenticeships can be identified from activities of Mathematical Modeling in Early Childhood Education? The general objective is to know aspects of Mathematical Modeling as teaching methodology in a Pre-I class (children from 4 to 5 years) of Early Childhood Education. Through the general objective, we delimited the specific ones: Evaluating, from the manifestations of the children, the different activities with Mathematical Modeling; Examining whether the learning through Mathematical Modeling occurs; Investigating, on the basis of data and observations in loco, the contributions and the challenges encountered in relation to the development of Mathematical Modeling in the Pre-I class. In this research we opted for a qualitative methodology, using as reference Bogdan and Biklen (1994), Gil (2002) and outlining the case study with Lüdke and André (1986) as references. In the methodological references referring to Mathematical Modeling used in the conception of Burak (1992, 2010, 2014), referring to Mathematics in Early Childhood Education was used Smole (2000), Lorenzato (2011), Kamii (2008). The data treatment follows the triangulation method, with the theoretical contribution Denzin and Lincoln (2006). The results were achieved through the analysis and interpretation of filming and reactions of the children in the development of activities. It can be considered that the Mathematical Modeling in Early Childhood Education makes possible the formation of concepts by the children, besides the mathematical concepts, since it develops notions, social and cultural concepts, favoring the construction of emotional intelligence by the child, thanks to the interdisciplinary nature of the themes or games, which adequately meets the Curricular Guidelines for Early Childhood Education. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2017-03-07T19:06:43Z No. of bitstreams: 1 PR CIBELLI BATISTA BELO.pdf: 1624680 bytes, checksum: de7c1b3852de0574a6a36cdd6053c090 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-03-07T19:06:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR CIBELLI BATISTA BELO.pdf: 1624680 bytes, checksum: de7c1b3852de0574a6a36cdd6053c090 (MD5) Previous issue date: 2016-12-13 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/1661/Cibelli%20Batista%20Belo.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Centro-Oeste | por |
dc.publisher.department | Unicentro::Departamento de Biologia | por |
dc.publisher.department | Unicentro::Departamento de Matemática | por |
dc.publisher.department | Unicentro::Departamento de Química | por |
dc.publisher.department | Unicentro::Departamento de Física | por |
dc.publisher.department | Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia | por |
dc.publisher.department | Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNICENTRO | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional) | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Aprendizagens | por |
dc.subject | Educação Infantil | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Modelagem Matemática | por |
dc.subject | apprenticeships | eng |
dc.subject | Early Childhood Education | eng |
dc.subject | Mathematics | eng |
dc.subject | Mathematical Modeling | eng |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA | por |
dc.subject.cnpq | OUTROS::CIENCIAS | por |
dc.title | MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DA CRIANÇA | por |
dc.title.alternative | Mathematical Modeling in Early Childhood Education: Contributions to the formation of the child. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cibelli Batista Belo.pdf | Cibelli Batista Belo | 2,14 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Produto Educacional - Cibelli Batista Belo.avi | Produto Educacional - Cibelli Batista Belo | 86,16 MB | Unknown | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.