Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/524
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Anderson Rogério Miranda dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4137011110399077por
dc.contributor.advisor1Gomes, Marquiana de Freitas Vilas Boas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8733013411095807por
dc.date.accessioned2016-09-20T12:30:34Z-
dc.date.available2016-10-20-
dc.date.issued2016-03-07-
dc.identifier.citationSANTOS, Anderson Rogério Miranda dos. FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA): ESTUDO DE CASO DO PROJETO TECENDO REDES DE SABERES AMBIENTAIS DA UNICENTRO. 2016. 116 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Geografia - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2016.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/524-
dc.description.resumoA formação de Professores em Educação Ambiental (EA) tem sido um desafio nas licenciaturas e visa garantir o cumprimento dos princípios e objetivos da EA. Para isso, defendem-se a problematização da questão ambiental nas suas dimensões culturais, políticas, sociais, econômicas e ecológicas; A produção de conhecimento no, sobre e para o meio ambiente, e a ação-reflexão-ação como princípio da prática educativa. Nesta perspectiva, nesta pesquisa problematiza-se o projeto de formação de professores em EA "Tecendo Redes de Saberes Ambientais", desenvolvido pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), no município de Guarapuava-PR, no período de 2014. A pesquisa teve como objetivo geral compreender as contribuições e os desafios da formação inicial e continuada de professores em EA, articulando a pesquisa com a interação universidade/escola. Para tanto, adotou-se a pesquisa qualitativa, integrando três modalidades, observação participante, entrevista e analise documental. Os resultados apontaram as seguintes contribuições: EA contextualizada, ação processual, educação pela pesquisa, autonomia, materiais didáticos sobre a realidade local e retroalimentação entre universidade e escola. Entre os desafios: a interdisciplinaridade, o currículo fragmentado e as particularidades de cada instituição que precisam ser respeitadas em atividades conjuntas de EA.por
dc.description.abstractThe Teacher Training in Environmental Education (EE) has been a challenge in undergraduate and aims to ensure compliance with principles and objectives of the EE. To do this, stand up to questioning the environmental issue in its cultural, political, social, economic and ecological; The production of knowledge On, in and about and for the environment, and the action-reflection-action as the main of educational practice. In this perspective, in this investigation problematiza-if project in EE "Weaving Networks Knowledge Environment", developed by the Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), in Guarapuava-PR, period of 2014. The research aimed to understand the contributions and challenges of initial and continuing training of teachers in environmental education, linking the research with interaction at university / school. Therefore, we adopted the qualitative research, integrating three modes, participant observation, interviews and documentary analysis. The results indicated the following contributions: EE contextualized, procedural action, education for research, autonomy, educational materials on the site and feedback reality between university and school. Among the challenges: interdisciplinarity, fragmented curriculum and the particularities of each institution must be respected in joint activities of EE.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-20T12:30:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR ANDERSON ROGERIO MIRANDA DOS SANTOS.pdf: 2005093 bytes, checksum: 86ce584a1c3f61f2c1ef72dfa7762491 (MD5) Previous issue date: 2016-03-07eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/1477/PR%20ANDERSON%20ROGERIO%20MIRANDA%20DOS%20SANTOS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Geografiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professores em EApor
dc.subjectEducação pela Pesquisapor
dc.subjectIntegração Universidade e Escolapor
dc.subjectTeacher training in EAeng
dc.subjectEducation through researcheng
dc.subjectIntegration University and Schooleng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.titleFORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA): ESTUDO DE CASO DO PROJETO TECENDO REDES DE SABERES AMBIENTAIS DA UNICENTROpor
dc.title.alternativenão constaeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PR ANDERSON ROGERIO MIRANDA DOS SANTOS.pdf1,96 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.