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Tipo do documento: Dissertação
Título: OS DOCUMENTÁRIOS NA CONSTITUIÇÃO IMAGINÁRIA DE SUJEITOS E IDENTIDADES
Título(s) alternativo(s): THE DOCUMENTARIES IN THE IMAGINARY CONSTITUTION OF SUBJECTS AND IDENTIFICATIONS
Autor: Guimarães, Eunice Pereira 
Primeiro orientador: Venturini, Maria Cleci
Resumo: O presente estudo intitulado Os documentários na constituição imaginária de sujeitos e identificações tem com o foco os documentários em seu funcionamento discursivo. O corpus analítico constitui-se de quatro documentários veiculados pela RPC/TV (Rede Paranaense de Comunicações), afiliada à Rede Brasil Sul de Televisão (RBS), em quatro sábados consecutivos, no mês de agosto de 2011, no programa Meu Paraná, enfocando a participação dos pracinhas brasileiros, na Segunda Guerra Mundial, em 1944, no Norte da Itália, destacando os pracinhas paranaenses, integrantes da FEB (Força Expedicionária Brasileira). A questão de pesquisa que confere unidade e coerência à investigação e que buscamos responder é: Como se constitui, a partir desses quatro documentários, o imaginário de heroicidade, de coragem e de solidariedade em torno dos pracinhas paranaenses, que participaram do conflito mundial? A ancoragem teórica vem da Análise de Discurso, fundada por Michel Pêcheux, a partir da década de 60 e constituída como campo disciplinar a partir de projetos desenvolvidos por Eni Orlandi, na UNICAMP. O objetivo principal do trabalho é abordar o funcionamento discursivo dos documentários na constituição/instauração de imaginários de heroicidade, bravura e solidariedade em torno dos pracinhas. Esse objetivo desdobra-se nos objetivos específicos, a seguir: 1) verificar como, a partir dos documentários em torno dos pracinhas paranaenses, o acontecimento histórico, advindo da Segunda Guerra Mundial e da entrada do Brasil na Guerra, estrutura e sustenta a constituição de sujeitos e de identificações entre brasileiros e italianos; 2) destacar o funcionamento da memória na rememoração/comemoração dos brasileiros como heróis pelo discurso de (memória), ancorando/atualizando o discurso sobre (atualidade); 3) pensar nesses documentários como lugar de memória e no seu funcionamento discursivo, destacando o trabalho da língua na história, e sua relação com a ideologia. Para dar conta desses objetivos buscamos o modo de estruturação dessas materialidades, enfocando o discurso (lugar material da ideologia), os documentários e o funcionamento do sujeito, como organizador do texto, enquanto sujeito-autor, as identificações que se constituem entre os pracinhas brasileiros/paranaenses e os sujeitos italianos; a mídia (espaço de circulação dos documentários); as formações sociais, imaginárias e discursivas. Enfocamos: o espaço urbano, a história e a memória e em suas diferenças, abarcando as noções em torno do discurso de (rememoração) como o que se repete nesse discurso, pelos processos parafrásticos e o discurso sobre (comemoração), que rompe com a repetição e instaura o novo, pelos processos polissêmicos, do que demandou abordar o documentário como um lugar de memória; e o primeiro recorte em torno do funcionamento das cidades na constituição de efeitos de verdade e de objetividade em torno dos discursos veiculados nos documentários analisados. No terceiro capítulo, recortamos sequências discursivas (SD) a partir de dois enfoques que concorrem para o imaginário positivo dos pracinhas e da participação deles no conflito da Segunda Guerra: os testemunhos materializados sob a forma de depoimentos, como um modo de organização da textualidade, regulada pelo sujeito-autor; os silêncios e apagamentos constitutivos dessas materialidades, naturalizando a entrada do Brasil no conflito, os quais maximizam a importância da participação brasileira na guerra e apagam os problemas internos do Brasil, nesse período.
Abstract: This study entitled the documentaries in imaginary constitution of subjects and identifications focuses documentaries in its discursive function . The analytical corpus consists of four documentaries aired by RPC / TV (Paranaense Communications Network) , affiliated to Brazil South Television Network ( RBS ) on four consecutive Saturdays in the month of August 2011, in the program My Paraná , focusing the participation of Brazilians soldiers in World War II , in 1944 , in northern Italy , highlighting Paraná soldiers, members of the FEB ( Brazilian Expeditionary Force ). The research question that gives unity and coherence to the research and we seek to answer is: How it is constituted from these four documentaries, imageries of heroism, courage and solidarity around the Paraná soldiers, who participated in the World War II? The theoretical grounding comes from Discourse Analysis, founded by Michel Pecheux, from the 60s and constructive as a disciplinary field from projects developed by Eni Orlandi , at UNICAMP. The main objective is to address the discursive function of documentaries in the constitution / establishment of imaginary heroism, bravery and solidarity around these soldiers. This will encompass the following specific objectives: 1) checking how, from the documentaries, around the Paraná soldiers, the historical event arising from the Second World War and the entering of Brazil in the War, supports and structure the constitution of subjects and identifications between Brazilians and Italians; 2) highlighting the memory operation in rememoration / commemoration of Brazilians as heroes by discourse of (memory ), anchoring / updating the discourse about (present); 3)thinking these documentaries as a place of memory and its discursive function, highlighting the work of language in history, and its relationship to ideology. To realize these goals we seek the way of structuring these materialities, focusing on discourse (material place of ideology), the documentaries and operation of the subject, as the organizer of the text, while author-subject, the identifications that are among Brazilian / Paraná soldiers and Italian subjects; the media (circulation space of documentaries); the social, imaginaries and discursives formations. We focus: the urban space, the history and memory, and their differences, embracing the notions surrounding the discourse of (rememoration) how what is repeated in this discourse, by paraphrastic processes and the discourse about (commemoration), that breaks the repetition and introduces the new, by the polysemic processes, which required addressing to the documentary as a place of memory; and the first clipping around the functioning of cities in the constitution of truth and objectivity effects, around the discourses conveyed on the documentaries analyzed. In the third chapter we clipped discursive sequences (SD) from two approaches that contribute to the soldiers positive imaginary and their participation in the Second War conflict: the testimonies materialized in the form of attestation, as way of textuality organization, regulated by the subject-author; the constitutive silences and erasures of these materialities, naturalizing Brazil`s entry to the conflict, which maximize the importance of Brazilian participation in the war and erases Brazil`s internal problems in this period.
Palavras-chave: sujeito, identidade
imaginário
documentários
memória
subject
identity
imaginary
documentaries
memory
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Citação: GUIMARÃES, Eunice Pereira. OS DOCUMENTÁRIOS NA CONSTITUIÇÃO IMAGINÁRIA DE SUJEITOS E IDENTIDADES. 2013. 111 f. Dissertação (Mestrado em Inglês e Literatura Correspondente) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/49
Data de defesa: 3-Mai-2013
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

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