Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/45
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPawlowski, Cristiane-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1476811343196710por
dc.contributor.advisor1Gomes, Daniel de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0593810363013174por
dc.date.accessioned2016-09-20T12:12:08Z-
dc.date.available2014-06-27-
dc.date.issued2013-08-21-
dc.identifier.citationPAWLOWSKI, Cristiane. AS MULHERES NO ROCK: AS IDENTIDADES FEMININAS E O SUJEITO PÓS-MODERNO EM LETRAS DE RITA LEE, FERNANDA TAKAI E PITTY. 2013. 144 f. Dissertação (Mestrado em Inglês e Literatura Correspondente) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2013.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/45-
dc.description.resumoA presente dissertação apresenta um estudo sobre a representação feminina e a fragmentação do sujeito em letras de rock. Como recorte de estudo, são analisadas letras escritas por Rita Lee, Fernanda Takai e Pitty, autoras que, em contextos culturais e históricos diferentes, mas dentro do gênero rock, possibilitam, por meio de suas composições, uma visão do mundo das feminilidades e do sujeito pós-moderno fragmentado e multifacetado sob a ótica e experiência de mulheres. O trabalho se insere, em geral, na linha dos Estudos Culturais e toma como respaldo teórico as discussões sobre representação, segundo Roger Chartier; os estudos sobre a identidade na pós-modernidade de Stuart Hall e de Zygmunt Bauman, e os estudos de gênero de Joan Scott, Teresa de Lauretis e Margareth Rago. O Rock, como gênero musical e também movimento cultural de transgressão e rupturas, de apelos contestatórios e questionamentos sobre a sexualidade, marca mudanças culturais e identitárias, mas delimita-se como um campo de criação artística predominantemente masculino. Nas canções de rock compostas por mulheres, escolhidas como objeto deste estudo, lançam-se tais temáticas predominantes: os questionamentos sobre a forma de ser e estar no mundo; a questão da alteridade e do conflito de identidades; as subjetivações do sujeito pós-moderno; dentre outras.por
dc.description.abstractThis dissertation presents a study on the female representation and the fragmentation of the subject in rock lyrics. Lyrics written by Rita Lee, Fernanda Takai and Pitty are analized as a partial study, authors that are diferent in cultural and historical contexts, but with in the rock genre make it possible, by their compositions, a world view of femininityies and postmodern fragmented and multifaceted subject from the perspective and experience of women. The study is, in a whole, in the same line of the cultural studies and has its theoretical basis grounded in discussions of representation, according to Roger Chartier; studies on identity in Post modernity of Stuart Hall and Zygmunt Bauman, and the gender studies of Joan Scott, Teresa de Lauretis and Margareth Rago. The Rock musics a musical genre and cultural movement of transgression and ruptures, of protest appeals and questions about sexuality, brand cultural and identity changes, but defines it self as a predominantly male artistic creation. In rock songs composed by women, chosen as the object of this study, the predominant themes are adressed: the questions on how to be and be in the world; the question of otherness and identity conflict; subjectivities of the postmodern subject; among others.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-20T12:12:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR Cristiane Pawlowski.pdf: 1012149 bytes, checksum: a36acc23ec57182ee98b14a8f5129ac6 (MD5) Previous issue date: 2013-08-21eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/597/PR%20Cristiane%20Pawlowski.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectRepresentaçãopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectSujeito pós-Modernopor
dc.subjectMulherespor
dc.subjectRockpor
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectRepresentationeng
dc.subjectGenreeng
dc.subjectPostmodern subjecteng
dc.subjectWomeneng
dc.subjectRockeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleAS MULHERES NO ROCK: AS IDENTIDADES FEMININAS E O SUJEITO PÓS-MODERNO EM LETRAS DE RITA LEE, FERNANDA TAKAI E PITTY.por
dc.title.alternativeWOMEN IN THE ROCK: THE FEMININE IDENTITIES AND THE POSTMODERN SUBJECT IN LIRICS BY RITA LEE, FERNANDA TAKAI AND PITTYeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PR Cristiane Pawlowski.pdf988,43 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.