Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/45
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pawlowski, Cristiane | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1476811343196710 | por |
dc.contributor.advisor1 | Gomes, Daniel de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0593810363013174 | por |
dc.date.accessioned | 2016-09-20T12:12:08Z | - |
dc.date.available | 2014-06-27 | - |
dc.date.issued | 2013-08-21 | - |
dc.identifier.citation | PAWLOWSKI, Cristiane. AS MULHERES NO ROCK: AS IDENTIDADES FEMININAS E O SUJEITO PÓS-MODERNO EM LETRAS DE RITA LEE, FERNANDA TAKAI E PITTY. 2013. 144 f. Dissertação (Mestrado em Inglês e Literatura Correspondente) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2013. | por |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/45 | - |
dc.description.resumo | A presente dissertação apresenta um estudo sobre a representação feminina e a fragmentação do sujeito em letras de rock. Como recorte de estudo, são analisadas letras escritas por Rita Lee, Fernanda Takai e Pitty, autoras que, em contextos culturais e históricos diferentes, mas dentro do gênero rock, possibilitam, por meio de suas composições, uma visão do mundo das feminilidades e do sujeito pós-moderno fragmentado e multifacetado sob a ótica e experiência de mulheres. O trabalho se insere, em geral, na linha dos Estudos Culturais e toma como respaldo teórico as discussões sobre representação, segundo Roger Chartier; os estudos sobre a identidade na pós-modernidade de Stuart Hall e de Zygmunt Bauman, e os estudos de gênero de Joan Scott, Teresa de Lauretis e Margareth Rago. O Rock, como gênero musical e também movimento cultural de transgressão e rupturas, de apelos contestatórios e questionamentos sobre a sexualidade, marca mudanças culturais e identitárias, mas delimita-se como um campo de criação artística predominantemente masculino. Nas canções de rock compostas por mulheres, escolhidas como objeto deste estudo, lançam-se tais temáticas predominantes: os questionamentos sobre a forma de ser e estar no mundo; a questão da alteridade e do conflito de identidades; as subjetivações do sujeito pós-moderno; dentre outras. | por |
dc.description.abstract | This dissertation presents a study on the female representation and the fragmentation of the subject in rock lyrics. Lyrics written by Rita Lee, Fernanda Takai and Pitty are analized as a partial study, authors that are diferent in cultural and historical contexts, but with in the rock genre make it possible, by their compositions, a world view of femininityies and postmodern fragmented and multifaceted subject from the perspective and experience of women. The study is, in a whole, in the same line of the cultural studies and has its theoretical basis grounded in discussions of representation, according to Roger Chartier; studies on identity in Post modernity of Stuart Hall and Zygmunt Bauman, and the gender studies of Joan Scott, Teresa de Lauretis and Margareth Rago. The Rock musics a musical genre and cultural movement of transgression and ruptures, of protest appeals and questions about sexuality, brand cultural and identity changes, but defines it self as a predominantly male artistic creation. In rock songs composed by women, chosen as the object of this study, the predominant themes are adressed: the questions on how to be and be in the world; the question of otherness and identity conflict; subjectivities of the postmodern subject; among others. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-09-20T12:12:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR Cristiane Pawlowski.pdf: 1012149 bytes, checksum: a36acc23ec57182ee98b14a8f5129ac6 (MD5) Previous issue date: 2013-08-21 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://localhost:8080/tede/retrieve/597/PR%20Cristiane%20Pawlowski.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste | por |
dc.publisher.department | Unicentro::Departamento de Letras | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UNICENTRO | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado) | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Identidade | por |
dc.subject | Representação | por |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Sujeito pós-Moderno | por |
dc.subject | Mulheres | por |
dc.subject | Rock | por |
dc.subject | Identity | eng |
dc.subject | Representation | eng |
dc.subject | Genre | eng |
dc.subject | Postmodern subject | eng |
dc.subject | Women | eng |
dc.subject | Rock | eng |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | AS MULHERES NO ROCK: AS IDENTIDADES FEMININAS E O SUJEITO PÓS-MODERNO EM LETRAS DE RITA LEE, FERNANDA TAKAI E PITTY. | por |
dc.title.alternative | WOMEN IN THE ROCK: THE FEMININE IDENTITIES AND THE POSTMODERN SUBJECT IN LIRICS BY RITA LEE, FERNANDA TAKAI AND PITTY | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PR Cristiane Pawlowski.pdf | 988,43 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.