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dc.creatorNeumann, Patricia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9354677539847614por
dc.contributor.advisor1Velozo, Emerson L.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6228700231927300por
dc.date.accessioned2016-09-20T12:28:06Z-
dc.date.available2016-06-06-
dc.date.issued2015-04-06-
dc.identifier.citationNEUMANN, Patricia. O SENTIDO SIMBÓLICO DAS ATITUDES EMOCIONAIS NA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM JOHN DEWEY: UMA PERSPECTIVA DOS AFETOS NA EDUCAÇÃO. 2015. 102 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava-PR.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/373-
dc.description.resumoPercebe-se que a razão tem sido amplamente valorizada na educação, a partir de um olhar histórico, e acredita-se que ela é o principal critério para ensinar e aprender. Observações de relações entre professores e estudantes chamam a atenção para que os estudantes ficam mais interessados em professores dispostos a desenvolver vínculo afetivo e que este vínculo é um fator que influencia a motivação para aprender. De um lado está o princípio racional composto pelas crenças de que homem se diferencia dos demais animais porque é racional, a razão é autônoma, a opinião e o conhecimento são opostos e todas as coisas têm uma explicação racional. De outro, a experiência que coloca em dúvida este princípio. Assim, surge a tese de que existe uma relação entre afetos e razão e esta relação é importante na educação formal no processo de ensino e aprendizagem. Para debater esta ideia, estuda-se a experiência educativa de John Dewey (1859-1952) e principalmente um de seus componentes: as atitudes emocionais. Destas atitudes, escolhe-se interpretar o seu sentido simbólico. O objetivo deste trabalho é, portanto, interpretar o sentido simbólico das atitudes emocionais na experiência educativa em John Dewey e refletir acerca da conexão entre afetos e razão na relação entre professores e estudantes. O método utilizado foi a hermenêutica simbólica do filósofo Paul Ricoeur que propõe uma leitura baseada na relação entre explicar e compreender e a desmitologização. Desmitologizar é interpretar um mito pela sua função simbólica através da abstração para elucidar seus símbolos primários. Estes símbolos auxiliam a interpretar qual é o símbolo de um conceito em uma teoria, neste caso, as atitudes emocionais. O mito escolhido para ajudar nesta interpretação foi o mito grego Eros e Psiquê. O resultado foi que os símbolos primários encontrados no mito são a imaturidade, a mudança e a maturidade, dos quais foi possível chegar ao sentido simbólico das atitudes emocionais na experiência educativa que é a "transformação". Em síntese, considera-se que as mudanças em âmbito social e educacional têm relação direta com as mudanças individuais, com o processo de crescimento necessário dos indivíduos em que as atitudes emocionais e intelectuais de professores servem de modelo aos estudantes. Os professores possuem ampla responsabilidade em sua conduta nas relações interpessoais, responsabilidade esta, entretanto, que encontra obstáculos em se desenvolver em uma sociedade que tem como uma das bases da construção do pensamento o princípio dualista.por
dc.description.resumoIt is possible to notice that reason has been widely valued on education, based on historical perspective. It has been believed as the principal criterion to teach and to learn. Some observations about relations between teachers and students demonstrate that students are more interested when teachers are interested to develop affective link with them and this link is an element that influence the motivation to learn. On one side it is the rational principle composed by believes that men are different from other animal because they are rational, the reason is independent, opinion and knowledge are opposed and that there are a rational explanation for everything. On another side, we doubt this principle based on our observations. So, we think that there are a relation between affects and reason and this relation is important on formal education during teaching and learning process. To discuss about this idea, we study the educative experience by John Dewey (1859-1952) and mainly one of its elements: the emotional attitudes which ones we interpret its symbolic meaning. Therefore, the objective of this paper to interpret the symbolic meaning of the emotional attitudes of the educative experience by John Dewey and to think about the connection between affects and reason on relation between teachers and students. The method was the symbolic hermeneutic by Paul Ricoeur which one he proposes a reading based on relation between explaining and understanding and the desmitologização. Desmitologizar is to interpret a myth based on its symbolic function through abstraction to explain its first symbols. These symbols help to interpret the symbol of a concept in a theory, in this case, the symbol of emotional attitudes. To help us, we chose the Greek myth Eros and Psyque. The result was first symbols found on myth are the childhood, the change and the adulthood. Based on them it was possible to interpret the symbolic meaning of the emotional attitudes of the educational experience and it is the "transformation". In synthesis, we consider that social and educational changes are directly associated to individual changes and to individuals` process of necessary development where teachers` emotional and intellectual attitudes are models of behavior to students. Teachers have wide responsibility regarding behavior in interpersonal relations. However, teachers have some obstacles to develop in a society where one of its bases to build thoughts is still the dualist principle.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-20T12:28:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR PATRICIA NEUMANN.pdf: 853119 bytes, checksum: 09d6dc1a6456fc5dcfbfcfadb983274e (MD5) Previous issue date: 2015-04-06eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/1231/PR%20PATRICIA%20NEUMANN.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectatitudes emocionaispor
dc.subjectexperiência educativapor
dc.subjectafetos e razãopor
dc.subjectensino e aprendizagempor
dc.subjectJohn Deweypor
dc.subjectemotional attitudespor
dc.subjecteducative experiencepor
dc.subjectaffects and reasonpor
dc.subjectteaching and learningpor
dc.subjectJohn Deweypor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO SENTIDO SIMBÓLICO DAS ATITUDES EMOCIONAIS NA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM JOHN DEWEY: UMA PERSPECTIVA DOS AFETOS NA EDUCAÇÃOpor
dc.title.alternativeThe Symbolic Meaning of the Emotional Attitudes of the Educative Experience by John Dewey: a perspective about affects on educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

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