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Tipo do documento: Dissertação
Título: JULGAMENTO MORAL EM MENINAS QUILOMBOLA: UM ESTUDO EDUCACIONAL DA COMUNIDADE INVERNADA PAIOL DE TELHA, PARANÁ
Título(s) alternativo(s): não consta
Autor: Berg, Juliana 
Primeiro orientador: Vestena, Carla Luciane Blum
Resumo: As meninas quilombolas da comunidade Invernada Paiol de Telha, como parte do grupo tradicional, são detentoras de valores afro-brasileiros que se sustentam em seu julgamento moral. Porém, atualmente as disputas desiguais por território e a supremacia europeia branca heteronormativa e capitalista fizeram com que sua identidade e sua cultura passassem por transformações e por adaptações descuidadas dos aspectos que constroem sua diversidade. Elas, agora manifestam seu desejo por uma escola na comunidade em que vivem, como meio de garantia de direitos previstos por lei e como maneira de manifestar sua liberdade de forma segura de possíveis agravos. A comunidade de Invernada Paiol de Telha pode estar passando por um processo de dissolução gradual, embora ainda lute corajosamente para evitar qualquer ação nesse sentido. Trazemos aqui, um território de disputa além da terra, por manutenção da cultura. De um lado, os alemães suábios, detentores da maior parte das terras que trabalham para que sua cultura seja mantida e se sobreponha a qualquer tentativa contrária. Do outro lado, os quilombolas de Paiol de Telha, detentores de terras provenientes de assentamento que lutam pelo direito adquirido há décadas de terras originalmente suas no Fundão. Entre eles, as crianças de ambas as comunidades, que espelham essa tensão social e cultural em ações silenciadoras e preconceituosas. O estudo sobre o julgamento dessas meninas quilombolas, sujeitos que consideramos mais vulneráveis nesse contexto, apresenta uma observação útil, de como mesmo em situação adversa mantém-se a capacidade de juízo moral preconizada por Jean Piaget, bem como reafirma a posição da Educação como força capaz do entendimento para a diversidade cultural.
Abstract: The Quilombola girls from Paiol de Telha community, as part of a traditional group, are in possession of African-Brazilian values that are the basis of their moral judgement. Nowadays however, unequal disputes for land and the Capitalist, white, heteronormative, European supremacy created transformations of their identity and culture, due to careless adaptations in aspects that build their diversity. Today, they express a desire for a school in their community, not only as a means to secure their rights within the law, but also to manifest their freedom in a safe manner. The Paiol de Telha community may be going through a process of gradual dissolution, although it bravely fights to avoid any action towards this course. Here we present, a territorial dispute, beyond the land, for upkeeping of a culture. On one hand, the Swabian Germans, holders of the greater part of the land, that work in favor of their culture and its superposition over any contrary action. On the other hand, the quilombolas from Paiol de Telha, holders of settlements, that fight for decades-past acquired rights of lands that originally belong to them, in the Fundao. Between them, the children of both communities mirror this cultural and social tension, in silencing and prejudiced actions. The study about the judgement in regards to these quilombola girls, whom we consider the most vulnerable ones in this context, brings an useful observation, of how, even in an adverse situation, remains the moral judgement capacity professed by Jean Piaget; in addition, it reaffirms the position of Education as a force able to bring the understanding for the cultural diversity.
Palavras-chave: Educação
Diversidade
Gênero
Quilombola
Moralidade
Piaget
Paiol de Telha
Education
Diversity
Gender
Quilombola
Morality
Piaget
Paiol de Telha
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: BERG, Juliana. JULGAMENTO MORAL EM MENINAS QUILOMBOLA: UM ESTUDO EDUCACIONAL DA COMUNIDADE INVERNADA PAIOL DE TELHA, PARANÁ. 2014. 126 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Irati-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/369
Data de defesa: 11-Dez-2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

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