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Tipo do documento: Dissertação
Título: ANÁLISE DA NOÇÃO DE JUSTIÇA EM ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UMA CONTRIBUIÇÃO EDUCACIONAL
Título(s) alternativo(s): Analysis of the notion of justice in high ability/gifted students: an educational contribution
Autor: Valentim, Bernadete de Ftima Bastos 
Primeiro orientador: Vestena, Carla Luciane Blum
Resumo: O presente estudo teve como objetivo principal analisar o juízo moral de estudantes com altas habilidades/superdotação. Os sujeitos pesquisados foram dez estudantes do ensino fundamental e médio com a idade entre onze e dezesseis anos identificados com altas habilidades/superdotação no contexto escolar e frequentando salas de recursos multifuncionais em dois colégios públicos do Núcleo Regional de Guarapuava. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, na qual discutiu-se a necessidade de dar visibilidade aos estudantes com altas habilidades/superdotação no que se refere aos seus aspectos morais..Os dados foram obtidos por meio do método clínico piagetiano e os instrumentos de investigação foram a observação e entrevistas semiestruturas compostas por dilemas morais envolvendo as categorias da sanção, justiça imanente, justiça retributiva e distributiva, responsabilidade, autoridade e cooperação. Os resultados apontaram que houve predomínio da sanção por reciprocidade, assim como, uma noção muito apurada de responsabilidade coletiva e um alto nível de juízo moral demonstrada pela opção da opção justiça distributiva. O estudo revelou existir um conflito entre a autoridade e a igualdade, mas apesar disso entendem que a primeira não é fonte de justiça. Demonstrou ainda que possuem uma ampla compreensão e sensibilidade em relação às injustiças que ocorrem no contexto geral da sociedade e profundo respeito às regras..Concluiu-se que os aspectos relacionados à moral da autônoma ficaram evidentes nos estudantes pesquisados pela demonstração de uma refinada noção de justiça, no entanto, se faz necessário o desenvolvimento de ações pedagógicas que permitam discussões sobre temas do seu interesse tanto na sala de aula comum quanto nas salas de recursos multifuncionais no intuito de favorecer a construção de ambientes cooperativos. Por fim, destaca-se que diante desse contexto, é fundamental que os professores conheçam as características das altas habilidades/superdotação a fim de estimular o exercício da autonomia moral e assim oferecer oportunidades para agir de acordo com esses princípios.
Abstract: The main purpose of this study was to analyze the moral judgement of high ability/gifted students. The subjects studied were ten elementary and high school students aged between eleven and sixteen years old, identified as having high abilities/giftedness in the school context and who attended multifunctional resource rooms in two state schools subordinated to the Guarapuava Regional Centre of the State Education Department. This was a qualitative exploratory study discussing the need to give visibility to high ability/gifted students with regard to their moral aspects. The data was obtained using Piaget`s clinical method and the investigation instruments used were observation and semi-structured interviews comprised of moral dilemmas involving the following categories: sanction, immanent justice, retributive and distributive justice, responsibility, authority and cooperation. The results indicated that sanction by reciprocity predominated, as well as a very clear notion of joint responsibility and a high level of moral judgement demonstrated by opting for distributive justice. The study revealed the existence of a conflict between authority and equality, although even so the students believed that the former is not a source of justice. It also demonstrated that they have considerable comprehension and awareness of injustices occurring in the overall context of society, as well as deep respect for rules. We concluded that the aspects relating to autonomous morality were evident in the students studied because of their demonstrating a refined notion of justice. Nevertheless, pedagogical actions need to be developed to enable discussions about issues of interest to them both in the ordinary classroom and in the multifunctional resources room with the aim of favouring the building of cooperative environments. Finally, we stress that in the face of this context it is fundamental that teachers are familiar with the characteristics of high abilities/giftedness so as to encourage the exercising of moral autonomy and thus offer opportunities for acting in agreement with these principles.
Palavras-chave: altas habilidades/superdotação
Piaget
noção de justiça
educação
high abilities/giftedness
Piaget
notion of justice
education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: VALENTIM, Bernadete de Ftima Bastos. ANÁLISE DA NOÇÃO DE JUSTIÇA EM ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UMA CONTRIBUIÇÃO EDUCACIONAL. 2015. 148 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/366
Data de defesa: 24-Mar-2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

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