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dc.creatorSouza, Lucineia Moreira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5107395196983822por
dc.contributor.advisor1Herold Junior, Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9723444517016722por
dc.contributor.advisor-co1Nobrega, Paulo de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2744255903336560por
dc.date.accessioned2016-09-20T12:28:04Z-
dc.date.available2015-08-25-
dc.date.issued2014-08-15-
dc.identifier.citationSOUZA, Lucineia Moreira de. "AVANTE GUARAPUAVA" : EDUCAÇÃO E MODERNIZAÇÃO NA DÉCADA DE 50. 2014. 128 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava-PR.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/358-
dc.description.resumoO processo de modernização vivenciado por Guarapuava, na década de 1950, explicita a dualidade existente na região: a antiga sociedade guarapuavana, constituída pelos descendentes dos grandes fazendeiros, e o emergente grupo social, formada pela inserção dos imigrantes e migrantes na região, na busca de fazer de Guarapuava uma cidade moderna, igualada às demais cidades desenvolvidas no país. Partindo dessa consideração, o objetivo da dissertação consistiu em mostrar que a educação na sociedade guarapuavana não ficou alheia aos processos modernizantes. Para isso, entendemos o nacional desenvolvimentismo e as políticas populistas como aspectos modernizantes, que estiveram em destaque nos anos de 1950 em todo o Brasil, ampliando as preocupações em torno do processo de escolarização, a partir dos princípios de gratuidade, obrigatoriedade, laicidade e educação para todos. Para tal tarefa, utilizamos os jornais locais que circularam na década de 1950, uma vez que os entendemos como fonte e objeto de estudo para a produção do conhecimento. No primeiro capítulo tratamos de compreender os processos de modernização na sua historicidade, como a modernização consistiu no desenvolvimentismo econômico acelerado dos países subdesenvolvidos. Portanto, na década de 1950, a instrução primária foi, de um lado, colaborativa para o desenvolvimento econômico do país, no sentido de expansão do ensino primário nas regiões industrializadas e, de outro lado, as discussões referente ao direito de todos à educação constituiu-se objeto de disputa política. No capítulo seguinte, procuramos entender que a modernização no Estado do Paraná foi desencadeada a partir da agricultura, sendo que para isso o povoamento dirigido no Paraná estimulou a lavoura cafeeira, a oferta do trabalho assalariado e a composição de diversos grupos sociais até os anos de 1960. No processo de modernização do Estado do Paraná e, especificamente em Guarapuava, a educação passou a ter sentido de elemento organizador e ordenador da sociedade com vistas ao progresso econômico, político, social e cultural, por isso a defesa da escolarização das crianças em idade escolar se tornou imperativo. No último capítulo, procuramos mostrar algumas transformações econômicas, políticas, sociais e educacionais que ocorreram na década de 1950 em Guarapuava/PR, argumentando que a educação constituiu-se um dos assuntos tratado com maior intensidade nos jornais que veiculava na região centro oeste do Paraná e, além disso, esta foi entendida como elemento para o progresso da região. Nesse contexto, o processo escolarização, das crianças em idade escolar de Guarapuava, configurou-se como um fator necessário para a sistematização dos processos modernizantes no território guarapuavano.por
dc.description.abstractThe modernisation process experienced by Guarapuava, in the 1950s, explains the duality exists in the region: the ancient society, formed by farmers` descendants, and emerging class social media, formed by the insertion of immigrants and migrants in the region, in the quest to make Guarapuava a modern city, matched to other cities developed in the country. Starting from this consideration, the objective of the thesis was to show that the education in Guarapuava society was not alien to modernising processes. For this reason, we believe the national developmentalism and the populist policies such as modernising aspects, which were highlighted in the year of 1950 in the whole of Brazil, increasing concerns about the schooling process, based on the principles of free, compulsory and secular education for all. For this task, we use the local newspapers circulated in the 1950s, a time that we as the source and object of study for the production of knowledge. In the first chapter we understand the processes of modernization in its historicity, as well as upgrading consisted in developmentism accelerated in underdeveloped countries. Therefore, in the 1950s, the primary education was, on the one hand, collaborative for the economic development of the country in the direction of expansion of primary education in industrialized regions, and on the other hand, the discussions regarding the right of all to education was object of political dispute. In the following chapter, we try to understand that the modernization in the State of Parana was triggered from the agriculture, being that the settlement addressed in Parana stimulated the coffee plantation, the offer of paid employment, and the composition of various social groups to 1960. In the process of modernization of the State of Parana and, specifically in Guarapuava, education began to have a sense of organizing element and originator of society with a view to economic progress, political, social and cultural, therefore the defense of schooling of children of school age has become imperative. In the last chapter, we try to show some economic changes, political, social, and educational that occurred in the 1950s in Guarapuava - PR, arguing that education was one of the subjects treated with greater intensity in the newspapers containing in the central west region of Parana and, furthermore, this was understood as an element for progress in the region. In this context, the education process of children of school age in Guarapuava, configured as a factor required for the systematization of modernising processes in this territory.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-20T12:28:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR LUCINEIA MOREIRA DE SOUZA.pdf: 947845 bytes, checksum: 105fa73602ea911716f3dcbffe8a7a32 (MD5) Previous issue date: 2014-08-15eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/1207/PR%20LUCINEIA%20MOREIRA%20DE%20SOUZA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectModernizaçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectGuarapuavapor
dc.subjectPolíticapor
dc.subjectJornaispor
dc.subjectHistória da Educaçãopor
dc.subjectModernisationeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectGuarapuavaeng
dc.subjectPolicyeng
dc.subjectNewspaperseng
dc.subjectHistory of Educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.title"AVANTE GUARAPUAVA" : EDUCAÇÃO E MODERNIZAÇÃO NA DÉCADA DE 50por
dc.title.alternative"Forward Guarapuava" : education and modernization in the 1950seng
dc.typeDissertaçãopor
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