Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/356
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSchvarz, Liliani Hermes Cordeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9907729971743248por
dc.contributor.advisor1Melo, Alessandro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2762977075318460por
dc.date.accessioned2016-09-20T12:28:04Z-
dc.date.available2015-08-25-
dc.date.issued2014-08-29-
dc.identifier.citationSCHVARZ, Liliani Hermes Cordeiro. A ESFERA DA COTIDIANIDADE E DA NÃO-COTIDIANIDADE: DESAFIOS E LIMITES NA AÇÃO DO PEDAGOGO NA ESCOLA. 2014. 133 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava-PR.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/356-
dc.description.resumoA pesquisa teve como objetivo analisar os elementos que norteiam a ação do pedagogo na cotidianidade e não cotidianidade escolar. A busca concentrou esforços para compreensão do fenômeno a partir da abordagem teórica e filosófica marxista de Agnes Heller sobre a vida cotidiana. Assim, a categoria da cotidianidade foi o pano de fundo do estudo. Sobre a formação do pedagogo e sua atuação profissional, a pesquisa trilhou pelos textos de Dermeval Saviani, José Carlos Libâneo, Selma Garrido Pimenta, entre outros, cujas publicações contribuíram com a compreensão sobre o fenômeno histórico do curso de Pedagogia no Brasil desde sua instituição em 1939 até as proposições das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia em 2006. Também foi desenvolvida uma pesquisa de campo junto a dez pedagogas da rede de ensino pública estadual e particular do Ensino Fundamental e Médio de Guarapuava/PR. O instrumento de coleta das informações foi a entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi conduzida pelos parâmetros do materialismo histórico dialético, tendo em vista a teoria de Agnes Heller sob o mesmo direcionamento. Considerando as limitações do estudo, os resultados evidenciam que existe uma preocupação em torno da formação para a prática, cujo pressuposto é o de que a formação do pedagogo deve ser voltada para o saber fazer. Também foi possível observar o predomínio da ação do pedagogo baseada no senso comum em detrimento do conhecimento teórico-científico, tendo em vista a invasão de ações cotidianas e, por vezes alienadas, no exercício profissional do pedagogo na escola.por
dc.description.abstractThe objective of this research is to analyze some elements regarding the pedagogue`s action in scholar quotidian and no-quotidian. Some efforts were concentrated to understand this phenomenon since Agnes Heller`s Marxist theory and philosophy about daily life. Therefore, quotidian category was the base of this study. About the pedagogue`s formation and his professional performance some texts by Dermeval Saviani, José Carlos Libâneo, Selma Garrido Pimenta, and others, were read. These texts helped to understand the historical phenomenon of Pedagogy in Brazil since its beginning in 1939 until the propositions from National Curricular Policy to Pedagogy graduation in 2006. A field survey was also performed with ten pedagogues from public and private schools where there were Junior High School and High School students in Guarapuava/PR. The semi structured interview was the instrument to collect data. The analysis of the data was based on dialectical historical materialism and Agnes Heller`s theory. Considering limitations of this study, results were people are interested in practice formation whose assumption is that the objective of pedagogue`s formation is the know-how, the savoir-faire. It was also possible to notice the predominance of pedagogue`s action based on common sense to the detriment of theoretical scientific knowledge since the pedagogue`s professional work have been influenced a lot of by daily actions, some of them alienated.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-20T12:28:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR LILIANI HERMES CORDEIRO SCHVARZ.pdf: 899399 bytes, checksum: 135c1ebc4828bf1235f80afde414bce1 (MD5) Previous issue date: 2014-08-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/1313/PR%20LILIANI%20HERMES%20CORDEIRO%20SCHVARZ.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpedagogopor
dc.subjectpedagogiapor
dc.subjectcotidianidadepor
dc.subjectnão-cotidianidadepor
dc.subjectatuação do pedagogopor
dc.subjectpedagogue, Pedagogyeng
dc.subjectquotidianeng
dc.subjectno-quotidianeng
dc.subjectpedagogueôs performanceeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA ESFERA DA COTIDIANIDADE E DA NÃO-COTIDIANIDADE: DESAFIOS E LIMITES NA AÇÃO DO PEDAGOGO NA ESCOLApor
dc.title.alternativenão constaeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PR LILIANI HERMES CORDEIRO SCHVARZ.pdf878,32 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.