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dc.creatorSouza, Jaqueline Puquevis de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3746147579451799por
dc.contributor.advisor1Dalarosa, Adair Angelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7701918201396222por
dc.date.accessioned2016-09-20T12:28:03Z-
dc.date.available2015-08-24-
dc.date.issued2014-02-28-
dc.identifier.citationSOUZA, Jaqueline Puquevis de. AS ORGANIZAÇÕES MULTILATERAIS, ESTADO E EMPRESARIADO NA LEI DE APRENDIZAGEM N° 10.097/2000: AÇÕES E CONTRADIÇÕES. 2014. 111 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava-PR.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/353-
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi analisar a Lei de Aprendizagem nº 10.097/2000 e suas diretrizes curriculares, por meio do desenho político dos atuais programas de aprendizagem no Brasil, possibilitando a compreensão da atuação do Estado, organismos internacionais e empresariado nas políticas de educação profissional. Para isso, esta pesquisa está dividida em cinco partes. No primeiro momento, apresentamos nosso objeto de estudo, os interesses da pesquisadora pelo tema e apresentamos o método materialismo histórico-dialético, como embase teórico adotado. Posteriormente, analisamos as categorias juventude, trabalho e educação, trazendo pesquisas estatísticas sobre a realidade brasileira. No Capítulo II, fundamentamos conceitualmente os organismos multilaterais, suas origens, objetivos e documentos orientadores para a educação profissional. Focando os seguintes documentos: Reformas Econômicas e Trabalhistas na América Latina e Caribe (Produzido em paralelo ao Relatório sobre Desenvolvimento Mundial: o Trabalhador e o Processo de Integração Mundial) (1995);O Ensino e a formação técnico profissional: uma visão para o século XXI (1999); Educação e Conhecimento: eixo da transformação produtiva com equidade (1993) e Equidade e transformação produtiva: um enfoque integrado (1996). Sobre contexto nacional, foram discutidos, num primeiro momento, o Decreto 2.208/97, o PROEP e o PLANFOR.No III Capítulo, damos enfoque à Lei de Aprendizagem, discutindo suas diretrizes curriculares e verificando as possíveis influências do Estado, empresários e organismos multilaterais no discurso desses documentos. Por fim, notamos que a Lei de Aprendizagem, pode ser uma aliada na inserção no mercado de trabalho e desenvolvimento para muitos jovens, mas suas limitações, a falta de conhecimento de seus verdadeiros objetivos por parte dos empresários e os interesses em prol do capital, ainda são maiores. As influências das orientações internacionais para o desenvolvimento econômico dos países por meio da educação, do Estado e do empresariado, que adere aos discursos das OMs, mostraram-se evidentes no decorrer da análise dos documentos levantados.por
dc.description.abstractThe objective of this study is analyzing the Apprenticeship Law number 10.097/2000 and its curricular guidelines through the political vision of current programs of apprenticeship in Brazil. It makes possible to understand the influence of the State, international organisms and enterprises in professional educational policies. For that, this research is divided in five parts. Initialy, we discuss our object of study, researcher`s interests about the subject and we present the method dialectical historical materialism as theoretical basis. Posteriorly we analyze categories youth, work and education speaking about statistical researches about Brazilian reality. On Chapter II we conceptualize multilateral organisms, their origins, objectives and oriented documents to professional education. Studied documents were: Economic and Labour Reform in South America and Caribbean (written at the same time of report about Worldwide Development: the Worker and the Process of Worldwide Integration) (1995); the Education and the professional technical formation: a vision to the 21th century (1999); Education and Knowledge: main point of productive transformation with equity (1993) and Equity and productive transformation: an integrated approach (1996). On a first moment the Decree 2.208/97, the PROEP and the PLANFOR were discussed regarding national context. On Chapter III we emphasize the Apprenticeship Law, we discuss its curricular guidelines and we go over possible influences of State, businessmen and multilateral organisms in these documents. Finally we notice that Apprenticeship Law can help insertion in labour market and development to much youth but limitations, businessmen` deficient knowledge about its real objectives and interests that benefit the capital are bigger yet. Influences of international orientations to economic development of countries through education, State and enterprises joining speech from OMs were evident during the analysis of the documents.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-20T12:28:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR JAQUELINE PUQUEVIS DE SOUZA.pdf: 1233432 bytes, checksum: 7925fc2dba72c14c640d2a83e05af017 (MD5) Previous issue date: 2014-02-28eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/1267/PR%20JAQUELINE%20PUQUEVIS%20DE%20SOUZA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLei de Aprendizagempor
dc.subjectjuventudepor
dc.subjectorganismos multilateraispor
dc.subjectEstadopor
dc.subjectempresariadopor
dc.subjectApprenticeship Laweng
dc.subjectyoutheng
dc.subjectmultilateral organismseng
dc.subjectStateeng
dc.subjectenterpriseseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAS ORGANIZAÇÕES MULTILATERAIS, ESTADO E EMPRESARIADO NA LEI DE APRENDIZAGEM N° 10.097/2000: AÇÕES E CONTRADIÇÕESpor
dc.title.alternativeMultilateral Organs, the State e and the Business Community in the Law of Apprentice n° 10.097/2000: Actions and Contradictionseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

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