Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/346
Tipo do documento: Dissertação
Título: Da Segregação à Inclusão: Uma Análise do Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (SAREH) em Clinica Psiquiátrica no Estado do Paraná
Título(s) alternativo(s): From Segregation to Inclusion: an analysis of the Attendance Service to the Hospital Schooling Network (SAREH) of Psychiatric Clinic of the Paraná State
Autor: Araujo, Andreia Straube 
Primeiro orientador: Cruz, Gilmar de Carvalho
Resumo: O presente estudo tem por objetivos analisar como se organiza o serviço de Classe Hospitalar em uma Clínica Psiquiátrica localizada em uma cidade do sul do Paraná e compreender como se configura o processo de ensino e aprendizagem nesse espaço. A classe hospitalar visa promover o atendimento pedagógico-educacional, para crianças e adolescentes que se encontram hospitalizados. Esta pesquisa qualitativa apropria-se de instrumentos de coleta de dados como o questionário e análise documental. A inserção da classe hospitalar na clínica psiquiátrica estudada, deu-se através do Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (SAREH/Paraná). No transcurso da investigação, as evidências registraram que é possível e necessária a inserção da classe hospitalar no ambiente psiquiátrico, pois ela tem contribuído de forma significativa para os docentes, para a clínica e principalmente para os alunos que têm a classe hospitalar como um espaço de encontro pessoal e a oportunidade de serem reconhecidos em suas potencialidades, fraquezas, sonhos e incertezas. Muito mais que assistência educacional, a classe hospitalar na clinica psiquiátrica tem se configurado como um espaço de apoio a adolescentes e jovens que perderam a esperança e a dignidade diante da sociedade onde estão inseridos. O trabalho revela uma prática pautada na escuta pedagógica e no respeito a singularidade de cada educando e de sua história de vida. O estudo ainda revelou o descaso e esquecimento vivenciado por esse público, apesar de tantos debates e encontros realizados para dar mais visão, dignidade e humanização aos pacientes psiquiátricos. A partir dos dados apresentados verifica-se a necessidade de formular propostas pedagógicas e aprofundar os conhecimento teóricos e metodológicos a respeito da inserção dos processos educacionais no ambiente psiquiátrico, com vistas a, efetivamente, proporcionar aos internos deste ambiente um desenvolvimento psíquico e cognitivo, através de um trabalho conjunto e integrado entre educação e saúde.
Abstract: This study has the objectives to analyze how to organize the Hospital Class service in a Psychiatric Clinic located in a town in southern Paraná, and understand how to set up the process of teaching and learning in this space. The hospital class aims to promote the pedagogical and educational services, for children and teenagers who are hospitalized. This qualitative research uses instruments of data collection such as questionnaires and document analysis. The insertion of the hospital class in the psychiatric clinic studied was given by the Attendance Service to the Hospital Schooling Network (SAREH/Paraná). In the passing of the investigation, the evidence showed that it is possible and necessary the insertion of the hospital class on the psychiatric environment, because it has significantly contributed to the teachers, to the clinical staff, and especially to the students who have the hospital class as a space of personal meeting and opportunities to be recognized in their potentialities, weaknesses, dreams and uncertainties. Much more than educational assistance, the hospital class in psychiatric clinic acts as a support for the teenagers and young people who have lost hope and dignity before the society where they are inserted. The work reveals a guided practice in pedagogical listening and in the respect to the uniqueness of each student and his life story. The study also revealed the neglect and forgetfulness experienced by this public, despite many debates and meetings held to give more conscience, dignity and humanization to psychiatric patients. From the data presented, one can conclude that there is a need to formulate pedagogical proposals and deepen the theoretical knowledge and methodological about the insertion of educational processes in the psychiatric environment, with a view to, actually, provide to internal staff a psychological and cognitive development, through a joint work and integrated between education and health.
Palavras-chave: classe hospitalar
clinica psiquiátrica
aluno-paciente
hospital class
clinical psychiatrist
student-patient
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: ARAUJO, Andreia Straube. From Segregation to Inclusion: an analysis of the Attendance Service to the Hospital Schooling Network (SAREH) of Psychiatric Clinic of the Paraná State. 2014. 186 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/346
Data de defesa: 25-Ago-2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PR ANDREIA STRAUBE ARAUJO.pdf1,74 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.