Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/257
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A HISTÓRIA SOCIAL DA FOTOPINTURA CABOCLA NO SERTÃO DE PITANGA, 1950 A 1975 |
Título(s) alternativo(s): | não consta |
Autor: | Guimarães, Valdir Machado |
Primeiro orientador: | Schorner, Ancelmo |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo o estudo das fotopinturas caboclas no cenário da região central do Paraná, no período de 1950 a 1975. Para este fim, selecionamos como objeto de análise, um conjunto de imagens de famílias de Pitanga e Manoel Ribas, onde utilizou-se de entrevistas com os retratados ou seus descendentes, na busca por desvelar as várias possibilidades de interpretações que condicionam este tratamento imagético. O trabalho fundamenta-se num quadro teórico que privilegia a reflexão sobre as práticas culturais que condicionavam este produto na referida região, na busca por focar o universo de seus sistemas imaginários, suas apropriações históricas, reinserindo as diferenças estéticas locais, dentro da mediação do fotopintor no tracejamento dos espaços que condicionam estas imagens, como um cenário relevante do contexto regional. As fotopinturas são objetos de estudos históricos, que permitem pensar a perpetuação imagética, a percepção da paisagem familiar, as representações, as sensibilidades do ambiente que integram a articulação da memória familiar e a dimensão de estabelecimento do âmbito da visualidade presente nestes retratos salientados nesta dissertação. |
Abstract: | This research aims to study the photopaintings in caboclas central region of Paraná, in the period from 1950 to 1975. To this end, we have selected as object of analysis, a set of images of families of Pitanga and Manoel Ribas, where used interviews with the depicted or their descendants, in the search for unveiling the various possibilities of interpretations which affect this imagery treatment. The work is based on a theoretical framework that privileges the reflection on cultural practices that surrounded this product in that region, in the search for focus on the universe of their imaginary systems, their historical appropriations, reinserting the local aesthetic differences, inside the fotopintor mediation in the trace of the spaces that influence these images, as a relevant scenario of the regional context. The photopaintings are objects of historical studies, which allow thinking the perpetuation, the perception of imagery familiar sight, the representations, environmental sensitivities in the articulation of family memory and size of establishment of the framework of Visuality present in these pictures that have been highlighted in this dissertation. |
Palavras-chave: | História Fotopintura Pitanga History photopaintings Pitanga |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de História |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História (Mestrado) |
Citação: | GUIMARÃES, Valdir Machado. A HISTÓRIA SOCIAL DA FOTOPINTURA CABOCLA NO SERTÃO DE PITANGA, 1950 A 1975. 2014. 138 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Irati, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/257 |
Data de defesa: | 3-Dez-2014 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PR VALDIR MACHADO GUIMARAES.pdf | 3,72 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.