Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/249
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGapinski, Ivan-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8706427435113786por
dc.contributor.advisor1Antunes, Jair-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6337959231271181por
dc.date.accessioned2016-09-20T12:13:18Z-
dc.date.available2015-08-11-
dc.date.issued2014-12-13-
dc.identifier.citationGAPINSKI, Ivan. A DANÇA DE SÃO GONÇALO EM RIO AZUL-PR: UMA LEITURA A PARTIR DA FILOSOFIA TRÁGICA DO JOVEM NIETZSCHE. 2014. 135 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Irati, 2014.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/249-
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é apresentar um estudo acerca da dança de São Gonçalo no município de Rio Azul-PR, tendo como pano de fundo a concepção trágica da existência presente nos escritos de juventude do filósofo alemão Friedrich W. Nietzsche (1844-1900). Por meio da interpretação nietzschiana da Tragédia Grega e dos demais textos do primeiro período da produção desse autor, buscou-se compreender em que medida a dança criada pelo padre português Gonçalo de Amarante, no século XIII, - com o intento de converter prostitutas, e que chegou a ser dançada dentro das Igrejas quando chegou ao Brasil em meio à bagagem cultural do colonizador - pode ser concebida como indício de uma visão trágica de mundo. Essa devoção dançada sofreu perseguições e proibições tanto do estado português quanto da Igreja Católica, que percebia nela alguns excessos e resquícios de um paganismo que desejava extirpar da doutrina cristã. Todavia, a dança persistiu e é ainda encontrada em lugares onde a vigilância eclesiástica não logrou êxito, como nas comunidades do interior do Brasil. Ela pode ser encontrada também em algumas comunidades de Rio Azul-PR, como pagamento de promessa mediante graça recebida. Essa dança é acompanhada por violões, violas e cantorias, e mostra uma forma alegre de expressar a religiosidade e de conceber a vida. Conhecida entre os moradores da região como Romaria de São Gonçalo, é aqui entendida como um ritual trágico, visto que nela há a reconciliação, ainda que momentânea, de elementos aparentemente antagônicos, mas ao mesmo tempo complementares e necessários um ao outro, tais como vida e morte, sagrado e profano, assim como eram Apolo e Dioniso na tragédia grega, considerada por Nietzsche em sua juventude como a suprema arte afirmadora da existência. A metodologia utilizada foi a análise de depoimentos colhidos junto a moradores de algumas localidades de Rio Azul e de municípios adjacentes, que participam ou participaram das chamadas Romarias de São Gonçalo, contrapondo-as ao estudo histórico acerca do santo português e sua dança sagrada, à luz da interpretação nietzschiana da Tragédia Grega.por
dc.description.abstractThe purpose of this dissertation is to do a study on the São Gonçalo`s dance in the municipal district of Rio Azul PR, tends a backdrop the tragic conception of the present existence of the youth`s of the German philosopher writings of Fridrich W. Nietzsche (1844-1900). Through the nietzschean interpretation of Greek Tragedy and other texts of the first period of his production, it is looked for to understand in that measured the dance created by the Portuguese priest Gonçalo de Amarante in the thirteenth century - with the intent of converting prostitutes, and it was danced inside of the Churches when it arrived in Brazil amid the settler`s cultural luggage - it can be conceived as indication of a tragic vision of world. This danced devotion suffered persecutions and prohibitions so much of the Portuguese state as of the Catholic church, both saw in her some excess and traces of a paganism that wanted to extirpate of the Christian doctrine. Though, the dance persisted and it is found still in places where the ecclesiastical surveillance didn`t achieve success, as in the communities of the interior of Brazil. She also found in some communities of Rio Azul PR as payment promise by grace received. This dance is accompanied by guitars, violas and singings, and displays a cheerful form of expressing the religiosity and of conceiving the life. Known among the residents of the area as Pilgrimage of São Gonçalo is understood with a tragic ritual because in it there is the reconciliation although momentary among elements had as antagonistic, but at the same time complementally and necessary each other, such as life and death, sacred and profane, as well as they were Apollo and Dionisio in the Greek tragedy, considered by Nietzsche in his youth as the supreme art of the existence. The used methodology was the analysis of despoilments collected from residents of some places of Rio Azul and adjacent municipal districts that participate or they participated in the called Pilgrimages of São Gonçalo, in contrast to the historical study on the Portuguese saint and his sacred dance, to the light the nietzschean interpretation of Greek tragedy.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-20T12:13:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR IVAN GAPINSKI.pdf: 1555760 bytes, checksum: bfda4af648a0186ac75a2a68e3ff4c48 (MD5) Previous issue date: 2014-12-13eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/874/PR%20IVAN%20GAPINSKI.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Históriapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em História (Mestrado)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTrágicopor
dc.subjectDança de São Gonçalopor
dc.subjectRio Azul - PRpor
dc.subjectTragiceng
dc.subjectDance of the São Gonçaloeng
dc.subjectRio Azul - PReng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleA DANÇA DE SÃO GONÇALO EM RIO AZUL-PR: UMA LEITURA A PARTIR DA FILOSOFIA TRÁGICA DO JOVEM NIETZSCHEpor
dc.title.alternativenão constaeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PR IVAN GAPINSKI.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.