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dc.creatorSilva, Adriane Aparecida da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5424189412003623por
dc.contributor.advisor1Gonzaga, Carlos Alberto Marçal-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/460955742553954por
dc.date.accessioned2016-09-20T12:13:07Z-
dc.date.available2016-06-29-
dc.date.issued2016-01-01-
dc.identifier.citationSILVA, Adriane Aparecida da. SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO ESTADO DO PARANÁ. 2016. 91 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - Mestrado Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Irati-PR.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/243-
dc.description.resumoA questão ambiental vem ganhando pauta nas discussões em Instituições de Ensino Superior (IES), no que diz respeito à efetuação de práticas sustentáveis. Isso se manifesta devido ao fato das IES serem vistas, perante a sociedade, como modelos de exemplos a serem seguidos, por desempenharem um papel na formação profissional e crítica de cidadãos. A presente dissertação, tem o objetivo de levantar questões sobre a responsabilidade socioambiental das universidades Estaduais do Estado do Paraná, respondendo ao seguinte problema de pesquisa: de que forma as Instituições Públicas de Ensino Superior no Estado do Paraná respondem as expectativas de sustentabilidade ambiental e quais práticas vêm incorporando em seus espaços? A pesquisa tem como objetivo principal o de identificar as práticas de sustentabilidade ambiental em IES do Estado do Paraná, visando à compreensão dos fatores motivadores e as barreiras envolvidas nesse processo. O trabalho se caracteriza como sendo uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, que permitiu elucidar os aspectos motivadores de ações de sustentabilidade ambiental nas IES públicas do Paraná, bem como identificar as barreiras recorrentes na implementação desses programas. Os resultados foram analisados e discutidos sob a óptica das bibliografias utilizadas. Indicam dentre os principais desafios, a necessidade das IES formalizarem um compromisso institucional com a criação de uma política ambiental que represente o esforço das instituições em desenvolverem a sustentabilidade ambiental em seus territórios. Para tanto, uma forma de gestão participativa e o estabelecimento de estruturas articuladoras para iniciativas ambientais, ampliariam os resultados positivos das mesmas.por
dc.description.abstractThe environmental issue is gaining the agenda for discussions on Higher Education Institutions (HEIs) with respect to the making of sustainable practices. This is manifested due to the fact that HEIs be seen, to society as examples of role models, who play a role in training and critical citizens. This thesis aims to raise questions about the social and environmental responsibility of the State of Paraná State universities, answering the following research problem: how the Public Institutions of Higher Education in the State of Paraná answer the expectations of environmental sustainability and which practices They have incorporated in their space? The research aims to identify the practices to environmental sustainability in the State of Paraná IES, aiming to understand the motivating factors and barriers involved in this process. The work is characterized as a qualitative research of descriptive character, which helped to clarify the motivating aspects of environmental sustainability actions in the public IHE Paraná, as well as identifying the applicants barriers in implementing these programs. The results were analyzed and discussed from the perspective of used bibliographies. Indicate among the main challenges, the need for IES formalize an institutional commitment to the creation of an environmental policy that represents the effort of the institutions in developing environmental sustainability in their territories. To this end, a form of participative management and the establishment of coordinating structures for environmental initiatives, would expand the positive results thereof.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-20T12:13:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 042 - Adriane Aparecida da Silva.pdf: 594084 bytes, checksum: 1cc833b82cac9eccc5883f85980e13eb (MD5) Previous issue date: 2016-01-01eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/826/042%20-%20Adriane%20Aparecida%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Saúde de Iratipor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado Interdisciplinar)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInstituições de Ensino Superiorpor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectGestão Ambientalpor
dc.subjectHigher Education Institutionseng
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.subjectSustainabilityeng
dc.subjectEnvironmental Managementeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleSUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO ESTADO DO PARANÁpor
dc.title.alternativenão constaeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado)

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