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http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/865
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | MAROCHI, ANA CLAUDIA | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1719427822926369 | por |
dc.contributor.advisor1 | Melo, Alessandro de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2762977075318460 | por |
dc.date.accessioned | 2017-12-12T15:36:41Z | - |
dc.date.issued | 2017-05-12 | - |
dc.identifier.citation | MAROCHI, ANA CLAUDIA. A ESCOLARIZAÇÃO E O TEMPO NA VIDA DAS TRABALHADORAS/ESTUDANTES DO CEEBJA DE IRATI-PR. 2017. 183 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/865 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem por objetivo analisar os sentidos dos usos do tempo e da escolarização a partir das percepções das trabalhadoras/estudantes do CEEBJA, na cidade de Irati, Paraná. Entendemos que as trabalhadoras/estudantes, sujeitas desta pesquisa, precisam organizar o tempo entre o trabalho remunerado, estudos e cuidados com a casa e família para que possam retornar à escola e dar continuidade aos estudos e que esta organização demandou e demanda para estas mulheres escolhas ao longo da vida. A modalidade de ensino EJA tem como proposta o atendimento de uma parcela da população que está fora da idade considerada correta para cada nível de educação e que por diversos motivos tiveram que abandonar a escola, sendo que, no caso desta pesquisa, o cuidado com a casa e com os filhos foi o principal motivo declarado por elas. Para analisar e compreender quais caminhos estas mulheres percorreram e como suas escolhas influenciaram ou não no tempo para os estudos, bem como os sentidos que a escolarização tem para elas, foi preciso compreender a realidade em que vivem. Desta forma, o pressuposto metodológico da pesquisa é a teoria social de Marx e sua contribuição em relação ao conceito de trabalho, bem como da categoria de totalidade, compreendida como o complexo das relações sociais entendidas em suas determinantes e correlações, dinâmicas e contradições. Como instrumentos da pesquisa foram utilizados, em um primeiro momento, a coleta de dados quantitativos por meio da aplicação de 95 questionários para todas as estudantes que estavam presentes às aulas nos três turnos durante uma semana. Após esta primeira abordagem foram entrevistadas em profundidade sete trabalhadoras/estudantes do CEEBJA-Irati. A entrevista teve como propósito dar voz aos relatos de suas vivências sobre a tripla jornada diária entre o trabalho produtivo, reprodutivo e a escola e que sentido a escolarização tem para elas. A partir destas entrevistas quatro categorias foram delimitadas: 1) A família: ponto de partida e de chegada; 2) As violências na vida das Marias; 3) Resiliência e a decisão de seguir em frente; e 4) Trabalho, escolarização e cuidados: percepções do tempo na vida das Marias. Os dados empíricos mostraram que para estas mulheres estar na escola significa uma retomada de vida, uma valorização pessoal e como mulher, mas também os dados deixam claro que a família é a grande mediadora dos usos do tempo. | por |
dc.description.abstract | This dissertation aims to analyze the meanings of timeusage and schooling based on the perceptions of the women workers/students of CEEBJA, in the city of Irati, Parana. We understand that the women workers/students, that are the subject of this research, need to organize the time considering their paid jobs, studies, housework and family so that they can return to school and continue their studies and that this organization demanded and demands for these women choices throughout life. The EJA teaching modality proposal is the service to the part of the population that is out of the age considered correct for each level of education and that for various reasonshad to abandon going to school, being that, in the case of this research, the care with the house and children was the main reason declared by them. To analyze and comprehend the paths these women have gone through and how their choices have influenced or not on the time for study, as well as the meanings that schooling has for them, it was necessary to comprehend the reality in which they live. In this way, the methodological assumption of this research is Marx’ s social theory and its contribution in relation to the concept of work, as well as the category of totality, comprehended as the complex of social relations regarding their determinants and correlations, dynamics and contradictions. The research instruments used, at first, were the collection of quantitative data through the application of 95 questionnaires for all female students who were in the classes in the three shifts during one week. After that first approach seven workers/ students from CEEBJA of Irati were deeply interviewed. The purpose of the interview was to give voice to the reports of their experiences about the triple daily journey among product, reproductive, work and the school and what schooling means for them. Four categories were delimited from these interviews: 1) The family: the point of departure and arrival; 2) The violence in the lives of Marias; 3) Resilience and the decision of going on;and 4) Work, schooling and care: perceptions of the usage of time in the lives of Marias. The empirical data showed that for these women being at school means the resumption of life, a personal valuation and the valorization of them as women, but the dataalso make it clear that family is the great mediator of the usages of the time. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2017-12-12T15:36:41Z No. of bitstreams: 1 ANA CLAUDIA MAROCHI.pdf: 1499850 bytes, checksum: ded7ce99694bc8b22412841c5ee12c47 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-12T15:36:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANA CLAUDIA MAROCHI.pdf: 1499850 bytes, checksum: ded7ce99694bc8b22412841c5ee12c47 (MD5) Previous issue date: 2017-05-12 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/3760/ANA%20CLAUDIA%20MAROCHI.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Centro-Oeste | por |
dc.publisher.department | Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes | por |
dc.publisher.department | Unicentro::Departamento de Pedagogia | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNICENTRO | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Trabalho e Educação | por |
dc.subject | Trabalho reprodutivo | por |
dc.subject | Usos do tempo | por |
dc.subject | EJA e mulheres trabalhadoras | por |
dc.subject | Patriarcado e capitalismo | por |
dc.subject | Work and Education | eng |
dc.subject | Reproductive work | eng |
dc.subject | Usages of time | eng |
dc.subject | EJA and working women | eng |
dc.subject | Patriarchy and Capitalism | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A ESCOLARIZAÇÃO E O TEMPO NA VIDA DAS TRABALHADORAS/ESTUDANTES DO CEEBJA DE IRATI-PR | por |
dc.title.alternative | The schooling and the time in the life of the CEEBEJA’s women workers/students of Irati | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ANA CLAUDIA MAROCHI.pdf | ANA CLAUDIA MAROCHI | 1,46 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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