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Tipo do documento: Dissertação
Título: A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL PRATICADA POR MOVIMENTOS SOCIAIS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA IDENTIDADE DA COMUNIDADE DE FAXINAL MARMELEIRO DE BAIXO
Autor: MEIRA, ANTONIO MICHEL KULLER 
Primeiro orientador: Germinari, Geyso Dongley
Resumo: Esta pesquisa tem como tema o processo de educação não formal em comunidades tradicionais de faxinais, que representam uma cultura típica da região centro sul do estado do Paraná, Brasil, tendo como eixo de análise a educação não formal praticada pelo Movimento Aprendizes da Sabedoria- MASA e Articulação Puxirão dos Povos Faxinalenses-APF, na comunidade de faxinal Marmeleiro de Baixo, no Município de Rebouças, Estado do Paraná. Como objeto de estudo, busca entender os processos de ensino aprendizagem da educação não formal, se esta colabora para o fortalecimento da identidade faxinalense. Ao longo da história, esses grupos tiveram suas identidades negadas, vivendo uma invisibilidade social, sendo muitas vezes marginalizados e expropriados por manter um modo de vida tradicional, isso colaborou para o enfraquecimento de diversas práticas e conhecimentos tradicionais, com risco de desaparecimento devido ao grande processo de repressão e de desterritorialização da comunidade. Assim, a pesquisa analisa o processo de educação não formal por meio da investigação de documentos produzidos pelos movimentos, como: Cartilhas, Fascículos, Boletim, Relatórios, Leis e Decretos, buscando compreender como se deu práxis educativa desses movimentos e suas implicações para o fortalecimento da identidade de Faxinalense. A pesquisa tem enfoque teórico sobre as transformações ocorridas na comunidade, os conceitos de educação não formal e um trabalho específico de análise dos documentos nas diversas dimensões da educação não formal; mostrando ainda a importância de processos educativos dos movimentos sociais, pautados em conteúdos dialogados diretamente com os sujeitos que participam da educação não formal.
Abstract: This research had as its theme the process of non-formal education in traditional faxinal communities, which represent a typical culture of the south central region of the state of Paraná, Brazil. The axis of analysis was the non-formal education practiced by the Apprentice Movement of Wisdom- MASA and Articulação Puxirão dos Povos Faxinalenses-APF, in the faxinal community of Marmeleiro de Baixo, in the Municipality of Rebouças, State of Paraná. The aim of this study was to understand the teaching and learning processes of non-formal education that collaborate to maintain the faxinal identity. In the historical dimension, these groups had their identities denied, living a social invisibility, being often marginalized and expropriated for maintaining a traditional way of life. This process has contributed to the weakening of several traditional practices and knowledge, with the risk of disappearance due to the repression and deterritorialization phases of the community. Thus, the research analyzed the process of non-formal education through the investigation of documents produced by the movements, such as: booklets, fascicles, bulletin, reports, laws and decrees. It was hoped to understand how the educative praxis of these movements and their implications for the strengthening of the Faxinalense identity were given. The research was based theoretically on the transformations occurring in the community, on the concepts of non-formal education in the specific work of document analysis in the various dimensions of non-formal education. Academic research has shown the importance of educational processes of social movements based on content directly related to the subjects that participate in non-formal education.
Palavras-chave: Faxinais
Movimentos Sociais
Educação não formal
Faxinais
Social Movements
Non-formal education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Unicentro::Departamento de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: MEIRA, ANTONIO MICHEL KULLER. A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL PRATICADA POR MOVIMENTOS SOCIAIS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA IDENTIDADE DA COMUNIDADE DE FAXINAL MARMELEIRO DE BAIXO. 2017. 137 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/859
Data de defesa: 5-Mai-2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

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