Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/850
Tipo do documento: Dissertação
Título: MEGAEVENTOS ESPORTIVOS E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: COM A PALAVRA, OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Título(s) alternativo(s): Mega events sports and physical education at school: with the word, teachers of basic education
Autor: MARCONDES, FRANCIER 
Primeiro orientador: Velozo, Emerson Luís
Resumo: O Brasil está experimentando um momento significativo para o esporte: a realização dos chamados Megaeventos Esportivos. Com isso, existe uma notável preocupação de ordem política, econômica e social que origina uma série de responsabilidades, agonias e agitações em relação às possíveis influências com os legados e cobranças que são direcionados à Educação Física escolar que por muitas vezes é tratada como base da pirâmide esportiva nacional. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo compreender como os professores atuantes na Educação Básica no município de Pitanga, PR, estabelecem relações entre o ensino da Educação Física e os Megaeventos Esportivos, ou seja, analisar os sentidos que orientam a ação docente em sua prática durante esse período. Foi realizada, inicialmente, uma revisão bibliográfica como base para o entendimento da perspectiva multifacetada que constitui o fenômeno esportivo, seja como expressão de rendimento/espetáculo ou enquanto atividade de lazer e sua inserção como conteúdo da Educação Física Escolar. A pesquisa assumiu o caráter qualitativo com finalidade descritiva e explicativa, por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com 12 professores da rede Pública de Ensino do Município de Pitanga, PR. Foi realizada a análise, com caráter interpretativo aproximando a realidade regional vivenciada no ambiente escolar com a cultura estabelecida nas relações sociais do grupo, permitindo identificar particularidades distintas nas compreensões dos professores acerca do fenômeno esportivo diante das cargas simbólicas que os Megaeventos trazem para as aulas de Educação Física, de modo a estabelecer suas relações a partir de uma diversidade de olhar sobre elementos que constituem os planejamentos e intervenções dos professores em sua prática docente.
Abstract: Brazil is experiencing a significant moment for the sport: the achievement of called Mega events Sports. With this, there is a remarkable concern of a political, economic and social committee which causes a series of responsibilities, agonies and unrest in relation to the possible influences with the legacies and collections that are directed to physical education at school that many times is treated as the base of the pyramid national sports. In this context, the present study aimed to understand how the teachers working in Basic Education in the municipality of Pitanga, PR, establish relations between the teaching of Physical Education and Sports Mega events, in other words, to examine the senses that guide the teaching action in his practice during this period. Was performed, initially, a bibliographic review as a basis for the understanding of the multi-faceted perspective which constitutes the sports phenomenon, either as an expression of income/spectacle or as a leisure activity and its Insert as content of physical education at school. The survey took over the qualitative nature with descriptive purpose and explanatory notes, by means of semi-structured interviews, carried out with 12 teachers from the public school network of the Municipality of Pitanga, PR. The analysis was performed, with interpretative character approaching the regional reality experienced in the school environment with culture established in the social relations of group, allowing you to identify distinct particularities in the understandings of teachers about the sports phenomenon face of symbolic loads that Mega events bring to their physical education classes, in order to establish their relations from a diversity of look on elements that constitute the plans and interventions of the teachers in their teaching practice.
Palavras-chave: Educação
Megaeventos
Esporte Moderno
Educação Física
Education
Mega events
Modern sport
Physical Education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Unicentro::Departamento de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: MARCONDES, FRANCIER. MEGAEVENTOS ESPORTIVOS E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: COM A PALAVRA, OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2016. 92 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/850
Data de defesa: 28-Mar-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCIER MARCONDES.pdfFRANCIER MARCONDES1,12 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.