Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2429
Tipo do documento: Dissertação
Título: AS CRIANÇAS E O BRINCAR: NARRATIVAS E PRÁTICAS NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UM CMEI DO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA/PR
Título(s) alternativo(s): Children and play: narratives and practices in the daily life of Early Childhood Education in a CMEI in the municipality of Guarapuava/PR
Autor: SANTOS, LEIDIANE APARECIDA DOS 
Primeiro orientador: Lira, Aliandra Cristina Mesomo
Resumo: O brincar é uma atividade social que adquire importância primordial nos primeiros anos de vida, pois representa a oportunidade de a criança apropriar-se do mundo, interagir com as pessoas e significar sua existência. Historicamente as discussões e reflexões sobre esse tema tem se dado sob a perspectiva do adulto, que geralmente toma seu ponto de vista e interpretações para pensar acerca das práticas e vivências lúdicas. Partindo dessas compreensões, esta pesquisa teve como objetivo geral conhecer como as crianças experimentam o brincar no contexto da Educação Infantil. Como objetivos específicos elencamos: refletir acerca da visão de criança como sujeito histórico, social e competente para narrar acerca dos fenômenos que participa; problematizar o brincar como ação social e eixo de significação na infância; apreender os principais interesses das crianças com relação ao brincar no contexto de uma instituição educativa; conhecer como as crianças ocupam os espaços para brincar; compreender como as crianças interagem em situações lúdicas. O estudo, situado no bojo das discussões do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil/Gepedin, ancorou-se em uma abordagem qualitativa e fundamentou-se na Sociologia da Infância, nos estudos de Corsaro (2011), Sarmento (1998; 2005) e Pinto e Sarmento (1994); para discutirmos as narrativas, nos fundamentamos nos autores Girardello (2015; 2020), Tebaldi e Carvalho (2023), Kishimoto, Santos e Basílio (2007), Abramowicz e Rodrigues (2014); quanto ao tema da ética e pesquisa com crianças nas reflexões de Kramer (2019), Fernandes e Francischini (2016), Fernandes (2016), Machado e Carvalho (2020), Barbosa (2014), Corsaro (2011); por fim, para discutir o brincar, nos respaldamos em Borba (2007), Ferreira (2021), Brougère (1998) e Sarmento (2004). A pesquisa contou com a participação de 15 crianças com faixa etária entre de 3 e 4 anos de um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade de Guarapuava/PR. Como estratégia de investigação, nos fundamentamos na pesquisa com crianças e lançamos mão de observações de situações e momentos de brincadeiras, rodas de conversa, produções de registros fotográficos e retomada das fotografias produzidas pelas crianças para diálogo em grupo. Os resultados da pesquisa nos revelaram que as narrativas infantis acerca do brincar na Educação Infantil estão atreladas às interações que as crianças constroem umas com as outras, nas experiências que vivenciam nos espaços da instituição educativa e na relação que desenvolvem com os brinquedos disponíveis. Ao ouvi-las e observar as conexões que estabeleciam com os colegas, com o espaço e com os materiais foi possível reconhecer o quão valorosas são as brincadeiras para a formação humana e apropriação do mundo.
Abstract: Playing is a social activity that acquires essential importance in the first years of life, because it represents the children’s opportunity of taking ownership of the world, interacting with people and resignifying their existence. Historically discussions and reflections about this subject have happened from the perspective of the adults, who usually take their point of view and interpretations to think about practices and playful experiences. Taking it into account, this research had as an overall objective to understand how children experience the act of playing in early childhood education. As specific objective, we list: reflecting on the view of children as historical, social and competent individual capable of narrating the phenomena in which they participate; exploring playing as a social action and a key element of meaning in childhood; learning the main interests of children regarding playing in the context of an educational institution; getting to know how children occupy their spaces to play; understanding how children interact in playful situations. The study embedded in the discussions of the Studies Group and Research in early childhood education/Gepedin, was based on a qualitative approach and grounded in Sociology of Childhood, in the studies of Corsaro (2011), Sarmento (1998; 2005) and Pinto and Sarmento (1994); to discuss narratives, we rely on the authors Girardello (2015; 2020), Tebaldi and Carvalho (2023), Kishimoto, Santos and Basílio (2007), Abramowicz and Rodrigues (2014); on the subject of ethics and research with children in the reflections of Kramer (2019), Fernandes and Francischini (2016), Fernandes (2016), Machado and Carvalho (2020), Barbosa (2014), Corsaro (2011); finally, to discuss play, we rely on Borba (2007), Ferreira (2021), Brougère (1998) and Sarmento (2004). The research analyzed 15 children from 3 to 4 years old who study at a Municipal Center for Early Childhood Education located in Guarapuava/PR- Brazil. As strategy of investigation, we based our approach on research with children and used observations of moments of play situations, group discussions, the production of photographic records and the review of photographs taken by those children for group dialogue. The results of the research showed that children’s narratives about playing in Early Childhood Education are linked to the interactions that children build with each other, through experiences that they live at the facilities of the educational institution and in the relationship they develop with toys available. By listening to them and observing the connections they established with their classmates, with the space and materials, it was possible to recognize how valuable playing is for human development and taking ownership of the world.
Palavras-chave: Brincar
Criança
Educação Infantil
Sociologia da Infância
Narrativas infantis
Playing
Children
Early Childhood Education
Sociology of Childhood
Children’s Narratives
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: SANTOS, LEIDIANE APARECIDA DOS. AS CRIANÇAS E O BRINCAR: NARRATIVAS E PRÁTICAS NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UM CMEI DO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA/PR. 2024. 108 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2429
Data de defesa: 18-Nov-2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEIDIANE APARECIDA DOS SANTOS.pdfDocumento Principal4,22 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.