Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2372
Tipo do documento: Dissertação
Título: DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NA IMPLEMENTAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO MEDIADO POR TECNOLOGIAS INTEGRADO AO NOVO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE CASO
Autor: Neumann, Daniele da Silva 
Primeiro orientador: Andrade, Sandra Mara de
Resumo: O ambiente educacional em 2022 no Estado do Paraná, passou por várias transformações, exigências do mercado de trabalho, devido à alta competitividade e procura por mão de obra qualificada, impactando diretamente na gestão escolar. Diante do fato exposto, a dissertação investigou e refletiu na questão problema: Quais são os desafios da gestão escolar com a implementação do curso técnico de administração mediado por tecnologia integrado ao novo ensino médio na cidade de Guarapuava? Seguindo esta premissa o objetivo da pesquisa foi investigar os desafios da gestão escolar na implementação do curso técnico de administração mediado por tecnologia, integrado ao novo ensino médio. Para o desenvolvimento da metodologia a abordagem escolhida foi qualitativa com estudo de caso. Foram coletados dados por meio de pesquisa documental e pesquisa bibliográfica, a qual se estendeu durante toda a realização da pesquisa. Foi utilizado o diário de campo para registro das observações e foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Optou-se pela análise de conteúdo (BARDIN, 2016) para a verificação dos dados obtidos por meio das entrevistas. A seleção dos entrevistados se deu de acordo com a função dentro do âmbito escolar, sendo entrevistados os diretores, diretores auxiliares, coordenadores e pedagogas que atuaram diretamente no ano de 2022 no modelo de ensino no estado do Paraná. Os resultados revelaram que os pesquisados entendem que a tomada de decisão foi precipitada, com relação a deixar todas as aulas do técnico mediada por meio da tecnologia. Os entrevistados concordam que a tecnologia é fundamental para a escola, porém é necessário inserir a educação digital de forma gradual para que todos os alunos tenham acesso e disciplina para estudar de forma síncrona e assíncrona. Verificou-se que para os gestores a educação mediada por tecnologia trouxe desafios significativos, houve limitação de recursos financeiros e de tempo, foi necessário estudo, treinamentos e uso de estratégias para acompanhar a evolução do cenário educacional. Após as análises dos dados qualitativos, conclui-se, que os principais desafios considerados centrais pelos gestores investigados se dividem em três principais categorias: Implantação dos cursos técnicos de administração, Infraestrutura e Estratégias de Gestão que estão entrelaçadas. E assim, como contribuição prática, o trabalho possibilita a melhor compreensão da escola e da sociedade, fornecendo maiores informações sobre os desafios da gestão escolar, bem como espaços para mais indicações de estudos futuros
Abstract: The educational environment in 2022 in the State of Paraná has undergone several transformations, demands of the labor market, due to high competitiveness and demand for qualified labor, directly impacting school management. In view of the fact exposed, the dissertation investigated and reflected on the problem question: What are the challenges of management with the implementation of the technical course of administration mediated by technology integrated to high school in the city of Guarapuava? Following this premise, the objective of the research was to investigate the challenges of management in the implementation of the technical course of administration mediated by technology, integrated to the new high school. For the development of the methodology, the approach chosen was qualitative, with a case study. Data were collected through documentary research and bibliographic research, which extended throughout the research. The field diary was used to record the observations and they were real. Content analysis (BARDIN, 2016) was chosen to verify the data obtained through the interviews. The selection of the interviewees was made according to the function within the school environment, with the principals, assistant principals, coordinators and pedagogues who worked directly in the year 2022 in the teaching model in the state of Paraná being interviewed. The results revealed that the decision was hasty, with regard to leaving all the technician's classes mediated by technology. The interviewees agree that without technology the school can no longer live, but it is necessary to dose it in a homeopathic way, so that all students have access and discipline to study synchronously and asynchronously. It was found that for the managers, the mediation of technology brought significant challenges, there was a limitation of financial resources and time, it was necessary to study, train and use strategies to follow the evolution of the educational scenario. However, it was beneficial, as it helped in the work. And so, as a practical contribution, the work enables a better understanding of the school and society, providing greater information about the challenges of school management, as well as spaces for further indications of future studies.
Palavras-chave: Educação
Tecnologia
Gestão escolar
Curso técnico de administração
Education
Technology
School management
Technical Course in Administration
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado Profissional)
Citação: Neumann, Daniele da Silva. DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NA IMPLEMENTAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO MEDIADO POR TECNOLOGIAS INTEGRADO AO NOVO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE CASO. 2024. 114 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2372
Data de defesa: 2-Ago-2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniele da Silva Neumann.pdfDissertação - Daniele Neumann1,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.