Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2231
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A TEMÁTICA DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA LITERATURA INFANTIL COMO AUXÍLIO NA LUTA ANTIRRACISTA |
Título(s) alternativo(s): | The Thematic of African and Afro-Brazilian Culture in Children's Literature as an Aid In The Anti-Racist Fight |
Autor: | Almeida, Jaqueline Garcia Cavalheiro ![]() |
Primeiro orientador: | Silva, Jefferson Olivatto da |
Resumo: | Pensar em uma educação escolar de cunho antirracista para a infância das crianças brasileiras etnicamente diversas pressupõe ressignificar os padrões de representações racistas enraizadas nas próprias práticas pedagógicas. Para que esse movimento ocorra, é preciso emergir estratégias que possam corroborar para o pertencimento étnico, ao passo que desenvolva o letramento racial na infância, para as crianças negras e não negras. Desse modo, objetivou-se reconhecer em como a literatura de temática da cultura africana e afro-brasileira pode contribuir para a formação do letramento racial na infância. Para tal, os objetivos específicos foram: a) compreender os impactos do racismo na infância; b) identificar quais são as políticas públicas educacionais de combate ao racismo; c) apresentar as concepções de literatura infantil, negra, afro-brasileira, a temática da cultura africana e afro-brasileira e o letramento racial; por fim d) selecionar e analisar possíveis literaturas infantis de temática africana e afro-brasileira que contribuam com a efetivação da Lei n.º 10.639/03. A metodologia utilizada foi as constelações de aprendizagens que analisam processos de longa duração de saberes tradicionais provenientes da cultura afroíndigena brasileira, configurando-se de cunho qualitativo e bibliográfico. Para atender aos objetivos da pesquisa, foram considerados autores como Gomes (2006), Cavalleiro (2022), Gonzales (1984), Debus (2018), Schuman (2012), entre outros. Posto isso, analisamos seis obras: O Pequeno Príncipe Preto (2020), Kofi e o menino de fogo (2008), Os reizinhos de Congo (2004), Amoras (2018), O cabelo de Lelê (2012) e Meu crespo é de Rainha (2018). Em suma, os conteúdos que compõem essas literaturas infantis que tematizam a cultura afro-brasileira e africana podem contribuir com experiências positivas e significativas conforme os sentidos de aprendizagens forem gerados afirmativamente sobre os atributos da negritude. E assim, auxiliar na formação do letramento racial e construção da identidade positiva de crianças negras e não negras. Portanto, na medida em que os enredos forem introjetados no imaginário infantil, a consciência racial se desenvolverá gradativamente. |
Abstract: | Thinking about an anti-racist school education for the childhood of ethnically diverse Brazilian children presupposes giving new meaning to the patterns of racist representations rooted in the school's own pedagogical practices. For this movement to occur, strategies must emerge that can support ethnic belonging, while developing racial literacy in childhood, for black and non-black children. In this way, the objective was to recognize how literature on African and Afro-Brazilian culture themes can contribute to the formation of racial literacy in childhood. Therefore, the specific objectives were: a) to understand the impacts of racism in childhood; b) identify public educational policies to combat racism; c) present the concepts of children's, black, Afro-Brazilian literature, the themes of African and Afro-Brazilian culture and racial literacy; finally d) select and analyze possible children's literature with African and Afro-Brazilian themes that contribute to the implementation of Law No. 10.639/03. The methodology used was learning constellations that analyze long-term processes of traditional knowledge originating from Brazilian Afro-indigenous culture, with a qualitative and bibliographic nature. To achieve the research objectives, authors such as Gomes (2006), Cavalleiro (2022), Gonzales (1984), Debus (2018), Schuman (2012), among others, were considered. Therefore, we analyzed six works: O Pequeno Príncipe Preto (2020), Kofi e o menino de fogo (2008), Os Reizinhos de Congo (2004), Amoras (2018), O Cabelo de Lelê de Belém (2012) and Meu crespo é de Rainha (2018). So, the contents of these children's literature that focus on Afro-Brazilian and African culture can contribute to positive and significant experiences as the meanings of learning are generated affirmatively about the attributes of blackness. In conclusion, assist in the formation of racial literacy and construction of positive identity for black and non-black children. Therefore, as the plots are introduced into children's imagination, racial awareness will gradually develop. |
Palavras-chave: | Educação antirracista Literatura Infantil Letramento Racial Anti-racist Education Children's Literature Racial Literacy |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) |
Citação: | Almeida, Jaqueline Garcia Cavalheiro. A TEMÁTICA DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA LITERATURA INFANTIL COMO AUXÍLIO NA LUTA ANTIRRACISTA. 2024. 127 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2231 |
Data de defesa: | 26-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jaqueline Garcia Cavalheiro Almeida.pdf | Documento Principal | 3,01 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.