Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2220
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Alex Soares de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7100415493425694por
dc.contributor.advisor1Stefenon, Daniel Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6649540335520767por
dc.date.accessioned2024-05-07T12:58:26Z-
dc.date.issued2024-04-05-
dc.identifier.citationOliveira, Alex Soares de. O PENSAMENTO GEOGRÁFICO E A LITERATURA INFANTIL: EXPLORAÇÕES A PARTIR DE PERCURSOS DIDÁTICOS ELABORADOS POR DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2024. 154 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2220-
dc.description.resumoEsta investigação configura-se como uma pesquisa participativa, baseada em um trabalho de abordagem qualitativa. O estudo foi realizado na Escola Municipal do Campo Rosa Zarpelon, situada em Irati/Paraná. Através de percursos didáticos elaborados com professores, buscamos analisar quais são as potencialidades e relações entre a literatura e o pensamento geográfico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Intentamos avançar no entendimento acerca do papel da Geografia e do pensamento geográfico na formação dos sujeitos escolares e contribuir para a elaboração de práticas pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental que considerem a presença crítica e fundamentada dos saberes geográficos. A elaboração dos dados desta pesquisa ocorreu de modo participativo com três professores atuantes nos anos iniciais. As docentes participaram de duas oficinas pedagógicas e escolheram uma obra literária para, em seguida, escreverem um percurso didático baseado nas três dimensões do pensamento geográfico: conceitos estruturantes, raciocínios e linguagens geográficas. Através dos percursos didáticos foi possível constatar que a literatura infantil possui potencial para ser trabalhada em conjunto com a disciplina de Geografia desde que seja superada a tradição conteudista da Geografia Escolar. Além disso, constatou-se que as professoras cumpriram todas as etapas do percurso didático e desenvolveram aulas embasadas nas três dimensões do pensamento geográfico.por
dc.description.abstractThis investigation is a participatory research, in a qualitative approach. The study was carried out at the Municipal School of Campo Rosa Zarpelon, located in Irati/Paraná. We use teaching materials created with teachers, we seek to analyze the potential and relationships between literature and geographic thinking in the early years of Elementary School. We intend to advance the understanding of the role of Geography and geographic thinking in the training of students and contribute to the development of pedagogical practices in the early years of Elementary School that consider the critical and well-founded presence of geographic knowledge. The preparation of data for this research took place in a participatory manner with three teachers working in the initial years. The teachers participated in two pedagogical workshops and chose a literary work to write a teaching resource based on the three dimensions of geographic thinking: structuring concepts, reasoning and geographic languages. Using these didactic paths, it was possible to verify that children's literature has the potential to be worked on in conjunction with the Geography subject as long as the content tradition of School Geography is overcome. Furthermore, it was found that the teachers completed all stages of the teaching path and developed classes based on the three dimensions of geographic thinking.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2024-05-07T12:58:26Z No. of bitstreams: 1 ALEX SOARES DE OLIVEIRA.pdf: 2697975 bytes, checksum: 213bd3bb95deb2ddef29e22655c1335f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-07T12:58:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALEX SOARES DE OLIVEIRA.pdf: 2697975 bytes, checksum: 213bd3bb95deb2ddef29e22655c1335f (MD5) Previous issue date: 2024-04-05eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/9598/ALEX%20SOARES%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGeografia nos anos iniciaispor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectPensamento geográficopor
dc.subjectGeography in the early yearseng
dc.subjectLiteratureeng
dc.subjectGeographic thinkingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO PENSAMENTO GEOGRÁFICO E A LITERATURA INFANTIL: EXPLORAÇÕES A PARTIR DE PERCURSOS DIDÁTICOS ELABORADOS POR DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpor
dc.title.alternativeGeographical thinking and children's literature: explorations based on didactic paths prepared by early elementary school teachers.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEX SOARES DE OLIVEIRA.pdfDocumento Principal2,63 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.