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http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2217
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | RACIONALIDADE INSTRUMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE CRÍTICA DO SISTEMA DE ENSINO APOSTILADO |
Autor: | BRANCHER, ANGELA T. OLIVEIRA ![]() |
Primeiro orientador: | Neuvald, Luciane |
Resumo: | Na cultura de mercado, a emancipação pelo conhecimento é vista como uma ideia obsoleta. Baseados no discurso burguês, de que a educação necessita de reformas inovadoras, a busca pelo lucro possibilitou empresas rentabilizarem o ensino. Nesse sentido, os Sistemas Apostilados de Ensino surgem com a proposta de qualidade e eficiência, levando a um número significante de adesões desses materiais nas escolas. As inquietações a respeito do ensino apostilado delinearam como problema central as seguintes questões: Como a racionalidade instrumental se expressa na apostila “Letrar” do grupo 4, do Sistema de Ensino Positivo? E qual a importância que ela exerce na constituição de uma subjetividade funcional? Diante desses questionamentos, o objetivo geral dessa pesquisa é refletir acerca do papel da racionalidade instrumental do Sistema Apostilado de Ensino, bem como suas especificidades, configurações e implicações na educação da infância. Como objetivos específicos, elencamos: discutir a configuração da razão e do processo de conhecimento no contexto do desenvolvimento da sociedade burguesa, tendo como fundamento a Teoria Crítica; explicitar os aspectos apontados pela bibliografia que discute os Sistemas Apostilados de Ensino no contexto da educação brasileira, a fim de caracterizar as discussões em torno desse tema; discutir a relação entre os Sistemas Apostilados de Ensino e a mercantilização da cultura; analisar como se expressa a racionalidade instrumental na apostila supracitada; e verificar dois aspectos: se o material analisado possui relação com a BNCC e se é elaborada em função desse documento. A metodologia adotada tem caráter qualitativo, ancorada na abordagem crítico-dialética, e ainda, se caracteriza como bibliográfica e documental, com análise da apostila “Letrar” do grupo 4 de Educação Infantil do Sistema Positivo de Ensino. Amparada nas reflexões de Theodor Adorno, Max Horkheimer e Walter Benjamin – autores da Teoria Crítica da Sociedade – elencamos, como procedimento de análise, as categorias: padronização, esquematismo, estilo, idioma, repetição, diversão, mecanização, dependência, frieza, homogeneização e mimetismo. Os resultados obtidos indicam que as apostilas operam sob uma racionalidade que não condiz com as características inerentes à infância, desacostumando as crianças de serem infantis. A frieza, a calculabilidade, a mecanização e as demais categorias que expressam a lógica instrumental, notadas nas atividades da apostila, cercam de muros a infância. |
Abstract: | This dissertation aimed to critically examine the instrumental rationality inherent in the Apostilado Educational System and its profound impact on the development of a utilitarian subjectivity. The central research inquiry is framed as follows: How does instrumental rationality manifest within the "Letrar" workbook of Group 4, part of the Positivo Educational System? The overarching objective is to explore the nuances, configurations, and implications of instrumental rationality within the realm of Early Childhood Education. Specific goals include deliberating on the formation of reason and the knowledge process in the context of the evolving bourgeois society, grounded in Critical Theory; elucidating key aspects discussed in literature pertaining to Apostilado Teaching Systems in the Brazilian educational landscape, aimed at characterizing the discourse surrounding this subject; examining the intricate relationship between Apostilado Teaching Systems and the commodification of culture; scrutinizing the expression of instrumental rationality in the aforementioned workbook and assessing its alignment with the BNCC (National Curricular Common Base), exploring if the material adheres to the principles outlined in this foundational document. The qualitative methodology adopted adheres to the critical-dialectical approach and is characterized by a bibliographical and documentary framework, drawing insights from the works of Theodor Adorno, Max Horkheimer, and Walter Benjamin—luminaries in the realm of Critical Theory. The findings suggest that workbooks operate within a rationality that diverges from the innate characteristics of childhood, conditioning young learners to adopt attitudes incongruent with their natural childlike tendencies. The workbook activities, marked by coldness, calculability, and mechanization, effectively encircle childhood within conceptual boundaries. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Racionalidade Instrumental Sistema Apostilado de Ensino Teoria Crítica |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) |
Citação: | BRANCHER, ANGELA T. OLIVEIRA. RACIONALIDADE INSTRUMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE CRÍTICA DO SISTEMA DE ENSINO APOSTILADO. 2024. 131 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2217 |
Data de defesa: | 15-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) |
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