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http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1900
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | ESTAMOS TRATANDO DA LUTA DE CLASSES E DA REVOLUÇÃO? A APROPRIAÇÃO DO MARXISMO PELO GT TRABALHO E EDUCAÇÃO DA ANPEd SUL |
Autor: | BUCZEK, YOHANA GRAZIELY DE OLIVEIRA |
Primeiro orientador: | Melo, Alessandro de |
Resumo: | Temos por objetivo por meio dessa dissertação compreender a apropriação da teoria marxiana nos artigos publicados no GT Trabalho e Educação da ANPEd Sul no período compreendido entre 2012 e 2020. Nosso intuito principal foi analisar como as categorias marxianas têm sido apresentadas nos artigos em relação aos fundamentos presentes na tradição marxiana. Como referencial teórico utilizamos as orientações do Materialismo Dialético. No que se refere aos procedimentos metodológicos partimos da proposta de leitura imanente por subsidiar uma forma de análise que nos permitiu compreender a concretude e a materialidade de nosso objeto de investigação. Na análise consideramos o contexto sócio-histórico de produção dos artigos analisados e a utilização das categorias marxianas ao longo do corpo do texto. A problemática da pesquisa delineia-se a partir do seguinte questionamento: como se apresentam as categorias teóricas da concepção marxiana discutidas nas pesquisas publicadas no GT Trabalho e Educação da ANPEd Sul no período entre 2012–2020 em relação à luta de classes e a revolução? A partir desta pergunta norteadora e do arcabouço teórico metodológico adotado consideramos que nossas análises apontam que as referências marxianas têm sido utilizadas como um discurso de autoridade no texto. Ademais, sinalizam para um processo de esvaziamento da teoria marxiana. Isso pode ser percebido à medida que categorias fundamentais como luta de classes e revolução não foram utilizadas de maneira adequada na análise dos objetos específicos de cada texto. |
Abstract: | Through this dissertation, we aim to understand the appropriation of the theory Marxiana in the articles published in the GT Work and Education of ANPEd Sul in the period between 2012 and 2020. Our main aim was to analyze how the categories Marxist ideas have been presented in the articles in relation to the foundations present in the marxian tradition. As a theoretical reference we use the guidelines of Materialism dialectical. With regard to the methodological procedures, we start from the proposed reading immanent by subsidizing a form of analysis that allowed us to understand the concreteness and the materiality of our object of investigation. In the analysis, we considered the socio-historical context of the production of the analyzed articles and the use of Marxian categories throughout of the text body. The research problem is outlined from the following questioning: how the theoretical categories of the marxian conception are presented discussed in the research published in the GT Work and Education of ANPEd Sul in the period between 2012–2020 in relation to class struggle and revolution? from this question guideline and the theoretical methodological framework adopted, we consider that our analyzes point out that Marxian references have been used as a discourse of authority in the text. Furthermore, they signal a process of emptying Marxian theory. This can be perceived as fundamental categories such as class struggle and revolution were not used properly in the analysis of the specific objects of each text. |
Palavras-chave: | Trabalho e Educação Teoria marxista ANPEd Sul GT Trabalho e Educação |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) |
Citação: | BUCZEK, YOHANA GRAZIELY DE OLIVEIRA. ESTAMOS TRATANDO DA LUTA DE CLASSES E DA REVOLUÇÃO? A APROPRIAÇÃO DO MARXISMO PELO GT TRABALHO E EDUCAÇÃO DA ANPEd SUL. 2022. 171 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1900 |
Data de defesa: | 23-Fev-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) |
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