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dc.creatorGONÇALVES, MARINA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6219615649325216por
dc.contributor.advisor1Mello, Claudio José de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4508680567169966por
dc.date.accessioned2022-03-23T23:26:20Z-
dc.date.issued2022-02-23-
dc.identifier.citationGONÇALVES, MARINA. CONTRIBUIÇÕES DAS REDES SOCIAIS LIVRESCAS PARA A SOCIABILIDADE LITERÁRIA. 2022. 173 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1889-
dc.description.resumoA delimitação do objeto de estudo desta dissertação incide sobre as contribuições da rede social Skoob para a educação literária, em um ambiente formal de ensino, especificamente uma turma da terceira série do ensino médio, com nove sujeitos de pesquisa. A escolha desse objeto de estudo se justifica por explorar novas formas de promover a formação de leitores e por problematizar práticas enraizadas de leitura literária nos ambientes de ensino formais. Para isso, foi empreendida uma pesquisa participante empírica, de abordagem qualitativa, na modalidade outsider. Nos doze encontros da intervenção foram utilizados materiais para a coleta de dados, como questionários, diário de pesquisa, roteiro de observação e movimentações dos sujeitos da pesquisa na rede social. Depois da junção de todos os volumes de dados, foi empreendida a análise, com base em categorizações e cruzamentos de informações. O arcabouço teórico desta pesquisa foi composto pelos estudos dialógicos do Círculo de Bakhtin, especificamente o dialogismo, representados principalmente por Volóchinov (2013, 2018 e 2019) e Bakhtin (2006); para a discussão sociointeracionista, estritamente o conceito de mediação, foi utilizado Vygotsky (2001); acerca da Estética da Recepção, a ênfase no leitor foi trazida a partir de Jauss (1994) e Zilberman (1989); para a didática da literatura, os estudos sobre a leitura compartilhada foram embasados principalmente a partir de Colomer (2007); e sobre o conceito de rede, a base foram os estudos de Recuero (2009). O objetivo geral foi entender o alcance da leitura compartilhada de literatura por meio da rede social Skoob, em um contexto formal de ensino. Os objetivos específicos foram: verificar a aceitação da rede social livresca Skoob em um contexto de ensino formal; examinar se o Skoob pode ser útil para propiciar a leitura compartilhada; descrever e compreender como ocorre a sociabilidade literária entre os sujeitos leitores ao longo do processo de ensino aprendizagem; e averiguar se o uso da rede social contribui para a promoção da leitura literária. Os resultados apontaram que a rede social Skoob possui diversas funcionalidades que podem ser exploradas pelos docentes e que a leitura compartilhada e a mediação são fundamentais para o êxito do uso da plataforma, visto que elas contribuem produtivamente para a sociabilidade literária. Além disso, o Skoob mostrou-se eficiente ao incentivar os alunos a escreverem e trocarem experiências de leitura em um ambiente social.por
dc.description.abstractThe delimitation of the object of study of this dissertation focuses on the contributions of the social network Skoob for literary education, in a formal teaching environment, specifically a third grade high school class, with nine research subjects. The choice of this object of study is justified by exploring new ways to promote the formation of readers and to problematize practices rooted in literary reading in formal teaching environments. For this purpose, an empirical participant research was undertaken, with a qualitative approach, in the outsider modality. In the twelve meetings of the intervention, data collection materials such as questionnaires, research diary, observation script, and social network movements of the research subjects were used. After all the volumes of data were gathered, the analysis was undertaken, based on categorizations and cross-referencing of information. The theoretical framework of this research was composed of Bakhtin Circle's dialogic studies, specifically dialogism, represented mainly by Volóchinov (2013, 2018, and 2019) and Bakhtin (2006); for the sociointeractionist discussion, strictly the concept of mediation, Vygotsky (2001) was used; about the Aesthetics of Reception, the emphasis on the reader was brought from Jauss (1994) and Zilberman (1989); for the didactics of literature, the studies on shared reading were based mainly from Colomer (2007); and about the concept of network, the basis was the studies of Recuero (2009). The general objective was to understand the scope of literature shared reading through the social network Skoob, in a formal teaching context. The specific objectives were: to verify the acceptance of the book social network Skoob in a formal teaching context; to examine whether Skoob can be useful to promote shared reading; to describe and understand how literary sociability occurs among readers during the teaching-learning process; and to investigate whether the use of the social network contributes to the promotion of literary reading. The results indicated that the social network Skoob has several features that can be explored by teachers and that shared reading and mediation are fundamental to the successful use of the platform, since they contribute productively to literary sociability. Furthermore, Skoob proved to be efficient in encouraging students to write and exchange reading experiences in a social environment.eng
dc.description.abstractLa delimitación del objeto de estudio de esta tesis se centra en las aportaciones de la red social Skoob para la educación literaria, en un entorno de enseñanza formal, concretamente una clase de tercero de bachillerato, con nueve sujetos de investigación. La elección de este objeto de estudio se justifica por la exploración de nuevas formas de promover la formación de lectores y de problematizar las prácticas de lectura literaria arraigadas en los ambientes formales de enseñanza. Para ello, se realizó una investigación empírica participante, de enfoque cualitativo, en la modalidad de outsider. En los doce encuentros de la intervención se utilizaron materiales para la recogida de datos, como cuestionarios, diario de investigación, guión de observación y movimientos de los sujetos de la investigación en la red social. Tras la recopilación de todos los volúmenes de datos, se procedió al análisis, basado en categorizaciones y cruces de información. El marco teórico de esta investigación estuvo compuesto por los estudios dialógicos del Círculo de Bajtín, específicamente el dialogismo, representado principalmente por Volóchinov (2013, 2018 y 2019) y Bajtín (2006); para la discusión sociointeraccionista, estrictamente el concepto de mediación, se utilizó a Vygotsky (2001); sobre la Estética de la Recepción, el énfasis en el lector fue traído de Jauss (1994) y Zilberman (1989); para la didáctica de la literatura, los estudios sobre la lectura compartida se basaron principalmente en Colomer (2007); y sobre el concepto de red, la base fueron los estudios de Recuero (2009). El objetivo general era conocer el alcance de la lectura compartida de literatura a través de la red social Skoob, en un contexto educativo formal. Los objetivos específicos fueron: comprobar la aceptación de la red social de libros Skoob en un contexto de enseñanza formal; examinar si Skoob puede ser útil para promover la lectura compartida; describir y comprender cómo se produce la sociabilidad literaria entre los lectores a lo largo del proceso de enseñanza-prendizaje; e investigar si el uso de la red social contribuye al fomento de la lectura literaria. Los resultados señalaron que la red social Skoob tiene varias características que pueden ser exploradas por los profesores y que la lectura compartida y la mediación son fundamentales para el uso exitoso de la plataforma, ya que contribuyen productivamente a la sociabilidad literaria. Además, Skoob demostró ser eficaz para animar a los estudiantes a escribir e intercambiar experiencias de lectura en un entorno social.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2022-03-23T23:26:20Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Marina Gonçalves.pdf: 5443560 bytes, checksum: 473b8bd67ff9ca56ba4c7f837a817c0a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-23T23:26:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Marina Gonçalves.pdf: 5443560 bytes, checksum: 473b8bd67ff9ca56ba4c7f837a817c0a (MD5) Previous issue date: 2022-02-23eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/8175/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Marina%20Gon%c3%a7alves.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRedes sociais livrescaspor
dc.subjectSkoobpor
dc.subjectLeitura Compartilhadapor
dc.subjectMediação de leiturapor
dc.subjectSociabilidade Literáriapor
dc.subjectNormalização da leitura literáriapor
dc.subjectBook social networkseng
dc.subjectSkoobeng
dc.subjectShared Readingeng
dc.subjectReading Mediationeng
dc.subjectLiterary Sociabilityeng
dc.subjectNormalization of literary readingeng
dc.subjectRedes sociales de librosspa
dc.subjectSkoobspa
dc.subjectLectura compartidaspa
dc.subjectMediación de la lecturaspa
dc.subjectSociabilidad literariaspa
dc.subjectNormalización de la lectura literariaspa
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleCONTRIBUIÇÕES DAS REDES SOCIAIS LIVRESCAS PARA A SOCIABILIDADE LITERÁRIApor
dc.typeDissertaçãopor
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