Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1830
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A educação e o desenvolvimento: uma análise da educação básica na cidade de Telêmaco Borba – PR sob a perspectiva do desenvolvimento das liberdades |
Título(s) alternativo(s): | Education and development: an analysis of basic education in the city of Telêmaco Borba – PR from the perspective of the development of liberties |
Autor: | Oliveira, Dinnia Eyleen Torres de |
Primeiro orientador: | Rautenberg, Sandro |
Primeiro coorientador: | Fonseca, Zoraide da Costa |
Resumo: | O crescimento industrial e os impactos ambientais descontrolados trouxeram uma nova perspectiva ao conceito de desenvolvimento, antes avaliado apenas pelo crescimento econômico. Nessa perspectiva o crescimento econômico não deve ser observado com fim em si, mas pelas oportunidades que são geradas através do seu excedente. Cinco tipos de liberdades são destacados nesse contexto: liberdades políticas, facilidades econômicas, oportunidades sociais, garantia de transparência e segurança protetora. Essas liberdades funcionam como uma engrenagem potencializando umas às outras. A educação é a força motriz capaz de impulsionar esse sistema, através da capacitação do indivíduo. No Brasil o crescimento econômico tem caminhado lentamente, porém algumas regiões se destacam por angariar recursos suficientes para potencializar seus sistemas e se sobressair economicamente. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo estudar a relação do crescimento econômico e do sistema de educação no município de Telêmaco Borba – PR, considerando a Teoria do Desenvolvimento das Liberdades. Como procedimento metodológico, utilizou-se da abordagem qualitativa de natureza exploratória e descritiva, em estudo de caso único, com delineamento longitudinal. Para compor as análises foram utilizados dados governamentais abertos, visando compreender os valores disponibilizados para investimento em educação e os resultados alcançados pelo sistema de ensino municipal. Também foram conduzidas entrevistas semiestruturadas aos gestores da educação municipal, seguindo escolha de amostragem por conveniência. Os resultados demonstram que, em relação as articulações jurídicas o município contemplou no Plano Municipal de Educação (2014-2024) todas as metas estabelecidas através do Plano Nacional de Educação (2015-2025). Observado o crescimento econômico nota-se que o município tem disponibilizado recursos através de um aparato de benefícios ao seu alunado, porém o município não tem disponibilizado todo o percentual previsto no Plano Municipal de Educação (2015-2025). Contemplados os recursos disponibilizados frente à Teoria do Desenvolvimento das Liberdades, pontua-se que o município tem desenvolvido o sistema de educação municipal ampliando as oportunidades sociais, através de serviços que visam a educação e a saúde dos alunos de forma articulada. Entretanto, ao observar o indicador nacional de qualidade educacional - IDEB, verifica-se que as escolas municipais divergem em sua pontuação. Nota-se que os piores resultados estão presentes em escolas que atendem a população mais carente, dessa forma percebe-se a necessidade na elaboração de estratégias que minimizem essas discrepâncias, garantindo segurança protetora aqueles que necessitam. Neste contexto, com os resultados se observa a necessidade de se evoluir em garantia de transparência e criar meios para capacitar a sociedade para exercer a liberdade política, possibilitando a participação social. As liberdades observadas através desta pesquisa, não devem ser vistas apenas com um fim, mas como meio para o desenvolvimento. |
Abstract: | Industrial growth and uncontrolled environmental impacts brought a new perspective to the
concept of development, previously measured only by economic growth. From this perspective, economic growth should not be observed by itself, but by the opportunities that are generated. Five types of liberties are highlighted in this context: political liberties, economic facilities, social opportunities, guarantee of transparency and protective security. These liberties work like a gear leveraging the other. Education is the force capable of moving this system, through the empowerment of the individual. In Brazil, economic growth has moved slowly, but some regions stand out for raising enough resources to leverage their systems and excel economically. Thus, this research aims to study the relationship between economic growth and the education system in the city of Telêmaco Borba – PR, considering the Theory of Development of Liberties. As a methodological procedure, a qualitative approach of exploratory and descriptive nature was used, in a single case study, with a longitudinal design. To compose the analyses, open government data were used, aiming to understand the values available for investment in education and the results achieved by the municipal education system. Semi-structured interviews were also conducted with municipal education managers, following the choice of a convenience sampling. The results show that, in relation to legal articulations, the municipality included in the Municipal Education Plan (2015-2025) all the goals established through the National Education Plan (2014-2024). Observing the economic growth, it is noted that the city has provided resources through an apparatus of benefits to its students, but the municipality has not provided the entire percentage provided for in the Municipal Education Plan (2015-2025). Considering the resources for the Theory of Development of Liberties, it is pointed out that the city has developed the municipal education system, expanding social opportunities, through services that aim at the education and health of students in an articulated manner. However,
when observing the national indicator of educational quality - IDEB, it appears that municipal
schools differ in their scores. It is noted that the worst results are present in schools that serve the poorest population, thus there is a need to develop strategies to minimize these
discrepancies, ensuring protective security for those who need it. In this context, the results
show the need to evolve in ensuring transparency and creating ways to enable society to
exercise political liberty, enabling social participation. The liberties observed through this
research should not be seen as just an end, but as a means to development. El crecimiento industrial y los impactos ambientales sin control han traído una nueva perspectiva al concepto de desarrollo, antes evaluado solamente por el crecimiento económico. En esta perspectiva el crecimiento económico no debe ser observado con un fin en sí mismo, sino por las oportunidades que son generadas a través de su superávit. Cinco tipos de libertades son destacados en ese contexto: libertades políticas, facilidades económicas, oportunidades sociales, garantía de transparencia y seguridad protectora. Esas libertades funcionan como un engranaje potencializándose unas a las otras. La educación es la fuerza que mueve capaz de dirigir ese sistema, a través de la capacitación del individuo. En Brasil el crecimiento económico camina despacio, pero algunas regiones se destacan por recaudar recursos suficientes para potencializar sus sistemas y sobresalirse económicamente. Siendo así, esta investigación tiene como objetivos estudiar la relación del crecimiento económico y del sistema de educación en el municipio de Telêmaco Borba - PR, considerando la Teoría del Desarrollo de las Libertades. Como procedimiento metodológico, se usó un enfoque cualitativo de naturaleza exploratoria y descriptiva, en estudio de caso único, con diseño longitudinal. Para componer los análisis fueron utilizados datos gubernamentales abiertos, con el objetivo de comprender los valores disponibles para inversión en educación y los resultados obtenidos por el sistema de enseñanza municipal. También fueron conducidas encuestas semiestructuradas a los gerentes de la educación municipal, siguiendo elección de muestra por conveniencia. Los resultados demuestran que, acerca de las articulaciones legales, el municipio ha contemplado en el Plan Municipal de Educación (2015-2025) todas las metas establecidas a través del Plan Nacional de Educación (2014-2024). Observado el crecimiento económico se nota que el municipio tiene proporcionado recursos a través de un conjunto de beneficios a sus alumnos, pero el municipio no tiene proporcionado todo el porcentaje previsto en el Plan Municipal de Educación (2015-2025). Contemplados los recursos proporcionados frente a la Teoría del Desarrollo de las Libertades, se observa que el municipio tiene desarrollado el sistema de educación municipal alargando las oportunidades sociales, a través de servicios que objetivan a la educación y a la salud de los alumnos, articuladamente. Sin embargo, al observar el indicador nacional de cualidad educacional- IDEB, se ve que las escuelas municipales divergen en su puntuación. Se percibe que los peores resultados están presentes en escuelas que atienden a la población más pobre, de esta manera se percibe la necesidad en la elaboración de estrategias que reduzcan al mínimo esas diferencias, garantizando seguridad protectora a los que necesitan. En este contexto, con los resultados se nota la necesidad de evolucionar en garantías de transparencia y crear medios para capacitar la sociedad para ejercer la libertad política, posibilitando la participación social. Las libertades observadas a través de esta investigación, no deben ser vistos solo con un fin, sino como un medio para el desarrollo. |
Palavras-chave: | Crescimento econômico Plano Educacional Ensino Desenvolvimento Sustentável Economic growth Education plan Teaching Sustainable development Crecimiento económico Plan de educación Enseñanza Desarrollo Sostenible |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Ciências Sociais Aplicadas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado Profissional) |
Citação: | Oliveira, Dinnia Eyleen Torres de. A educação e o desenvolvimento: uma análise da educação básica na cidade de Telêmaco Borba – PR sob a perspectiva do desenvolvimento das liberdades. 2021. 134 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1830 |
Data de defesa: | 11-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO DINNIA EYLEEN TORRES DE OLIVEIRA.pdf | Dissertação - Dinnia Eyleen Torres de Oliveira | 2,46 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.