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http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1822
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Análise crítica do Projeto Político/Ideológico do Movimento Escola Sem Partido |
Título(s) alternativo(s): | Critical Analysis of the Political/Ideological Project of the Escola Sem Partido Movement |
Autor: | Mierjam, Paulo Augusto |
Primeiro orientador: | Melo, Alessandro de |
Resumo: | Atualmente a sociedade encontra-se em um debate acalorado sobre o Movimento Escola sem Partido (MESP) que traz à baila seu impacto no âmbito educacional e social dado a natureza de seus objetivos e que podem gerar uma preocupante anulação de direitos de docentes e estudantes. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo pesquisar o MESP, sua estratégia e seus efeitos diante da análise de suas principais categorias. O trabalho se dirigiu à investigação do movimento no âmbito das categorias gramsciana de contrarreforma e hegemonia, a fim de compreender as suas propostas como parte de uma estratégia hegemônica conservadora, relacionando-a à historicidade de suas ideias, atreladas a um pensamento privatista e conservador historicamente cristalizados, o qual busca convencer a sociedade de seu ponto de vista, objetivando converter-se em senso comum. O problema aqui é vincular o movimento às categorias a fim de desvelar sua intenção, entender seu movimento e suas contradições bem como estimar seu impacto no âmbito acadêmico e educacional e diante disto surge então o nosso objetivo geral a partir do qual analisamos o Movimento Escola sem Partido (MESP). De forma específica objetivamos estudar a historicidade das ideias do MESP no âmbito das disputas público x privada no Brasil, elencando suas propostas para a educação escolar, tendo como parâmetro a função social da escola na modernidade, considerando o rebaixamento da proposta moderna de escola como elemento de contrarreforma e relacionando as pautas do MESP com a ascensão conservadora na política a partir de 2013. Ao final propomos através de nossas análises poder ter categorizado o MESP, desvelando-o e à luz das categorias identificar suas intenções e seu impacto frente a atividade docente e os retrocessos que se darão a partir de sua implementação. |
Abstract: | Currently, society is in a heated debate about the Movimento Escola sem Partido (MESP) that brings to light its impact in the educational and social scope given the nature of its objectives and that can generate a worrying annulment of the rights of teachers and students. Therefore, this research aims to research the MESP, its strategy and its effects in view of the analysis of its main categories. The work was directed to the investigation of the movement within the Gramscian categories of counter-reform and hegemony, in order to understand its proposals as part of a conservative hegemonic strategy, relating it to the historicity of its ideas, linked to a historically privatist and conservative thought crystallized, which seeks to convince society of its point of view, aiming to become common sense. The problem here is to link the movement to the categories in order to unveil its intention, to understand its movement and its contradictions as well as to estimate its impact in the academic and educational scope and in view of this comes our general objective, from which we analyze the Movimento Escola sem Partido (MESP). Specifically, we aim to study the historicity of MESP's ideas in the context of public vs. private disputes in Brazil, listing its proposals for school education, taking as a parameter the social function of the school in modern times, considering the downgrading of the modern school proposal as an element counter-reform and relating the guidelines of MESP with the conservative rise in politics from 2013. At the end we propose through our analyzes to have categorized MESP, unveiling it and in the light of the categories to identify its intentions and its impact in relation to teaching activity and the setbacks that will occur from its implementation. |
Palavras-chave: | Laicidade Contrarreforma Neutralidade Docência Secularity Contrarreform Neutrality Teaching |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) |
Citação: | Mierjam, Paulo Augusto. Análise crítica do Projeto Político/Ideológico do Movimento Escola Sem Partido. 2021. 151 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1822 |
Data de defesa: | 23-Abr-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) |
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