Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1498
Tipo do documento: Dissertação
Título: TRANSVERSALIDADES CORPORAIS E CONSTELAÇÕES DE APRENDIZAGENS: PROCESSOS EDUCATIVOS NO TERREIRO REINO DE IEMANJÁ.
Autor: ALMEIDA, NILSON FERREIRA DE 
Primeiro orientador: Silva, Jefferson Olivatto da
Resumo: A presente pesquisa concentra-se em esclarecer como acontecem no espaço do terreiro de Umbanda, as dimensões didáticas por meio das transversalidades corporais percebendo a interdisciplinaridade, matricentralidade, coletividade e a ancestralidade que se configuram em constelações de aprendizagens. Sendo assim o objetivo geral em conformidade com a problemática concentra-se em investigar os processos educacionais e a esfera corporal que se apresentam entre médium e entidade nos momentos de incorporação, enquanto que os objetivos específicos se detém na investigação da histórias de vida da mãe de santo e as percepções que se originam das relações com os cultos africanos na diáspora brasileira, em especial com a Umbanda valorizando seu matriarcado na condução do terreiro; Reflete sobre o comportamento do corpo nos momentos de incorporação enfatizando o olhar sobre os conceitos de dança e do movimento presentes no referido contexto e evidenciar as constelações de aprendizagem no espaço do terreiro de Umbanda Templo Reino de Iemanjá no munícipio de Guarapuava, estado do Paraná por meio do conceito de constelações de aprendizagem em Silva (2016), determinando a dinâmica de ser e fazer dentro do espaço do templo. A perspectiva teórica-metodológica tem como base os textos de Mauss, (1974, 2003, Evaristo (2000), Motta (2006) e Laban. (1971,1978, 1990). O trabalho metodológico se configura a partir da análise dos dados coletados no decorrer dos anos de 2018 a 2019 por meio de instrumentos como: entrevistas com os médiuns nos momentos de intervalos das giras, ou seja nas conversas informais e a participação do pesquisador nos cultos ritualísticos ocorridos no espaço do terreiro, compreendendo os saberes comunitários e, evidenciando os vínculos ancestrais paralelo ao desenvolvimento mediúnico, adentrando desta forma o campo da dança dos Orixás por meio da poética dos movimentos dançantes de cada entidade ali cultuada sobre as interações étnicas e fronteiras culturais, possibilitando diálogo com os saberes tradicionais afro-brasileiros, cuja dinâmica estabelece as experiências configurando as aprendizagens. Nesta esfera de aprendizado, foi possível reconhecer as relações com a ancestralidade no panorama do terreiro Templo Reino de Iemanjá em conformidade com as experiências coletividade, matricentralidade, interdisciplinaridade e religiosidade que formam os elementos da constelação, visto que, a mediunidade dos integrantes precisa ser aprendida na relação comunitária com o sagrado, com a mãe de santo e demais filhos de santo da comunidade.
Palavras-chave: Umbanda
transversalidade corporal
constelações de aprendizagens
Umbanda
cuerpo
subjetividad
constelaciones de aprendizaje
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: ALMEIDA, NILSON FERREIRA DE. TRANSVERSALIDADES CORPORAIS E CONSTELAÇÕES DE APRENDIZAGENS: PROCESSOS EDUCATIVOS NO TERREIRO REINO DE IEMANJÁ.. 2021. 176 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1498
Data de defesa: 25-Set-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO nilson.pdfDissertação - NILSON FERREIRA DE ALMEIDA2,71 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.