Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1430
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | FURMAN, ANA PAULA COSTA | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9383367978895780 | por |
dc.contributor.advisor1 | Lemke, Cibele Krause | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6827638510072708 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Stutz, Lidia | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6745029247817385 | por |
dc.date.accessioned | 2021-03-17T17:41:47Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-11 | - |
dc.identifier.citation | FURMAN, ANA PAULA COSTA. O TRABALHO COM A ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA: PROPOSTAS E PRÁTICAS. 2020. 123 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1430 | - |
dc.description.resumo | Nesta pesquisa, propomo-nos a realizar um estudo sobre professores em formação docente inicial do curso de Letras Português/Inglês, de uma universidade estadual pública do noroeste do Paraná. Objetivamos compreender como ocorre a práxis desses professores em suas atuações na educação básica, durante a efetuação do Estágio Curricular Supervisionado de Língua Inglesa II, concernente ao quarto ano do curso, no que tange à prática discursiva de escrita. Para tanto, sustentamo-nos no conceito de práxis (PIMENTA, 2006), na concepção de escrita processual, conforme preveem os documentos oficiais (BRASIL, 1998; 2000; PARANÁ, 2008; BRASIL, 2017; 2018) e discutem autores da área (CRISTOVÃO; TORRES, 2006, BEATO-CANATO, 2009; RAMOS, 2011; VILLAS BOAS, 2013; GARCIA; SILVA, 2013; CHEUNG, 2016). À luz da Linguística Aplicada, a pesquisa documental, de abordagem qualitativo-interpretativa, conta com análise do Portfólio Acadêmico produzido pelos professores em formação docente inicial, acerca do trabalho realizado durante o estágio de Língua Inglesa, considerando o processo de produção dos documentos e os materiais didáticos utilizados na regência. Constatamos que os professores em formação inicial embasaram parcialmente seus trabalhos no ensino da escrita pela intrínseca relação teoria e prática, isto é, considerando a situação da sala de aula para propor atividades teórico e metodologicamente coerentes com esse contexto e com o que estabelecem os documentos de ensino. Sendo assim, o desenvolvimento da escrita dos alunos pode vir a encontrar barreiras devido às possíveis lacunas no trabalho dos futuros professores. Logo, para que os futuros professores possam alcançar resultados mais efetivos em suas atuações pedagógicas, durante a realização dos estágios obrigatórios dos cursos, bem como em futuras práticas em sala de aula, faz-se necessário que os cursos de formação docente promovam uma relação maior articulação entre teoria e prática, mais especificamente, em relação ao ensino de escrita processual. | por |
dc.description.abstract | In this research, we propose to develop a study on initial teacher education of the Portuguese/English language course, from a public Northwestern State University of Paraná. We aim to understand how these teachers' praxis occurs in their activities in basic education, during the Supervised Pre-service Teacher period of English Language II, concerning the fourth year of the course, regarding the discursive writing practice. For this purpose, we rely on the concept of praxis (PIMENTA, 2006), on the conception of procedural writing, in accordance with the official documents predictions (BRAZIL, 1988; 2000; PARANÁ, 2008; BRASIL, 2017; 2018) and discuss authors of the area (CRISTOVÃO; TORRES, 2006; BEATO-CANATO, 2009; RAMOS, 2011; VILLAS BOAS, 2013; GARCIA; SILVA, 2013; CHEUNG, 2016). In the light of Applied Linguistics, the documentary research, of a qualitative-interpretative approach, based on an analysis of the Academic Portfolio produced by teachers in initial formation, about the work developed during the English Language Pre-service Teacher period, considering the process of documents elaboration and didactic materials used during the practicum. We found that the teachers in pre-service teacher education partially based their portfolios in the teaching of writing by the intrinsic relation theory and practice, namely, considering the situation of the classroom to propose activities theoretically and methodologically coherent with this context and with what is established by the educational documents. Thus, the development of students' writing may come up against barriers due to possible gaps in the work of future teachers. Therefore, in order for future teachers to achieve more effective results in their pedagogical activities, during the accomplishment of mandatory internship of the courses, as well as future classroom practices, it is necessary that teacher training courses promote a greater articulation between theory and practice, more precisely, in relation to teaching procedural writing. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2021-03-17T17:41:47Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Ana Paula Costa Furman.pdf: 1546551 bytes, checksum: a55b1c1929c8cd7c4c6a2745503811ca (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-03-17T17:41:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Ana Paula Costa Furman.pdf: 1546551 bytes, checksum: a55b1c1929c8cd7c4c6a2745503811ca (MD5) Previous issue date: 2020-02-11 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/5415/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Ana%20Paula%20Costa%20Furman.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/5416/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Ana%20Paula%20Costa%20Furman.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Centro-Oeste | por |
dc.publisher.department | Unicentro::Departamento de Letras de Irati | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNICENTRO | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado) | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Formação docente inicial | por |
dc.subject | Relação teoria e prática | por |
dc.subject | Ensino de línguas | por |
dc.subject | Escrita | por |
dc.subject | Initial teacher training | eng |
dc.subject | Relationship theory and practice | eng |
dc.subject | Language teaching | eng |
dc.subject | Writing | eng |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | por |
dc.title | O TRABALHO COM A ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA: PROPOSTAS E PRÁTICAS | por |
dc.title.alternative | The work with writing in English: proposals and practices | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Ana Paula Costa Furman.pdf | Dissertação - ANA PAULA COSTA FURMAN | 1,51 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.