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Tipo do documento: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO HÍBRIDA: A BIMODALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM UM CURSO DE LICENCIATURA PRESENCIAL
Título(s) alternativo(s): Hybrid Education: The bimodality of undergraduate education in a degree course
Autor: Gonzatto, Ana Paula 
Primeiro orientador: Jamile, Santinello
Resumo: A dissertação de mestrado intitulada “Educação híbrida: a bimodalidade do ensino de graduação em um curso de licenciatura presencial” propôs analisar o ensino bimodal e as suas possibilidades de mediação entre a aplicabilidade dos 20% online na disciplina de Novas tecnologias Aplicadas à Educação em um curso de graduação presencial de formação inicial de professores. Para tal, questionou-se: o uso das tecnologias educacionais no processo aplicabilidade da Portaria MEC nº 1.134/2016, a qual autoriza 20% da carga horária online em uma disciplina de um curso de graduação em licenciatura presencial possibilita a autonomia e aprendizagem significativa dos alunos? Desta forma, o objetivo geral foi analisar as práticas pedagógicas online realizadas na disciplina apresentada, uma vez que é importante para verificar a usabilidade e viabilidade do ensino bimodal em cursos presenciais, como apoio ao processo de ensino e de aprendizagem.Assim sendo, o que subsidiou a pesquisa foi a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9.394/1996, bem como a Portaria MEC nº 1.134/2016 (Portaria dos 20%), a descriçãoque auxiliaram na abordagem da modalidade à distância, sua trajetória histórica e discussões que permeiam o processo de ensino e de aprendizagem, bem como o uso das tecnologias educacionais dentro da carga horária de 20% online em cursos presenciais. Os autores que embasaram o estudo foram:Alves (1998, 2009), Belloni (2001), Castells (1999), Canclini (2000), Fiorentini (2003), Formiga (2015), Gadotti (2005), Jenkins (2009), Kenski (2007, 2008, 2012), Levy (1993), Mercado (2016), Moran (2001), Santinello (2006, 2009) e Saviani (2008). O eixo norteador dos estudos foram pesquisas bibliográficas e de campo, com o uso de instrumentos de coleta de dados, sendo eles: questionários, escrita em diário de bordo durante as aulas de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação as quais auxiliaram na análise qualitativa das informações, embasadas nas categorias da mediação, da aprendizagem colaborativa e de conteúdo. Podese constatar que a Portaria citada acima proporciona flexibilidade dos horários conforme disponibilidade do aluno, bem como o ensino bimodal instiga a autonomia e dinamicidade no processo de ensino aprendizagem evidenciando o incentivo do acadêmico para pesquisa cientifica a qual melhora significativamente a qualidade do ensino.
Abstract: The Master’s dissertation entitled "Hybrid Education: The bimodality of undergraduate education in a degree course" has proposed to analyze bimodal education and its possibilities for mediation between the applicability of 20% on the subject of New Technologies Applied to Education in a degree course of initial teacher training. For this purpose, it was questioned: the use of educational technologies in the applicability process of Ordinance No.1.134/2016, which allows 20% of online workload in a subject of a degree course which enables autonomy and meaningful learning for the students? In this way, the overall objective was to analyze the online pedagogical practices performed in the subject, it is important to check the usability and viability of bimodal teaching in degree courses, as support for the teaching and learning process. Therefore, the research was subsidized by the law of Guidelines and Bases of education, no. 9,394/1996, as well as the Ordinance No. 1,134/2016 (Ordinance of 20%), which assisted in the distance modality approach, your historical trajectory and discussions involving the teaching and learning process, as well as the use of educational technologies in degree courses with the 20% of online workload. The study was based on the following authors: Alves (1998, 2009), Belloni (2001), Castells (1999), Canclini (2000), Fiorentini (2003), Ant (2015), Gadotti (2005), Jenkins (2009), Kenski (2007, 2008, 2012), Levy (1993), Market (2016), Moran (2001), Santinello (2006, 2009), Saviani (2008). The guidelines for the studies were: bibliographical and field research, using data collection instruments, which are: questionnaires, notes in logbooks during the lessons of New Technologies Applied to Education, which helped in the qualitative analysis of information, based on the mediation categories, collaborative learning and content. It can be noted that the above-mentioned Ordinance provides flexibility of the schedules as the student's availability, as well as bimodal education encourages the autonomy and the dynamic in the teaching learning process, demonstrating the incentive of the academic for scientific research that improves significantly the teaching quality.
Palavras-chave: Educação a Distância
Moodle
Tecnologias Educacionais
Bimodalidade de ensino
Educação Híbrida
Distance Education
Moodle
Educational Technologies
Bimodality of teaching
Hybrid Education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: Gonzatto, Ana Paula. EDUCAÇÃO HÍBRIDA: A BIMODALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM UM CURSO DE LICENCIATURA PRESENCIAL. 2017. 152 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1191
Data de defesa: 26-Jun-2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

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