Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1151
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Geovane Gonçalves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5769800374917291por
dc.contributor.advisor1Germinari, Geyso Dongley-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3411158801771346por
dc.date.accessioned2019-07-22T20:25:01Z-
dc.date.issued2019-03-27-
dc.identifier.citationOliveira, Geovane Gonçalves de. HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA LITERACIA HISTÓRICA NOS LIVROS DIDÁTICOS PRESENTES NA CULTURA ESCOLAR. 2019. 93 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1151-
dc.description.resumoEstá dissertação apresenta uma explanação sobre as Histórias em quadrinhos na construção de uma Literacia Histórica nos livros didáticos presentes na cultura escolar, para isso delimitamos o objetivo geral, que é investigar a utilização destas Histórias em Quadrinhos nos livros didáticos presentes na cultura escolar, fazemos isso com base nas teorias dos professores Rüsen e Peter Lee. Esse trabalho encontra-se no campo da Educação Histórica, e faz uso dos autores que compreendem este campo, para analisar o objeto da nossa pesquisa, logo mais faz uma contextualização sobre a cultura escolar e o cotidiano que permeia a relação professor-aluno e professor-material. Após isso o trabalho entra no aspecto empírico do projeto, trabalhando com as ideias dos livros didáticos, e como esses estão presentes dentro da escola, e como acontece sua divulgação, que é através de aparelhos governamentais, sendo feito isso acontece a análise dos dados colhidos em campo, colocando recortes de páginas em três categorias, as Histórias em Quadrinhos como fonte histórica, que seriam quadrinhos produzidos em algum período histórico e problematizado dentro dos livros didáticos, Histórias em Quadrinhos como complemento da narrativa histórica do livro didático, que são aquelas que complementam o conteúdo, conversam com o texto, e por fim, a categoria de Histórias em Quadrinhos como ilustração, que são as histórias que simplesmente estão no livro, sem uma problematização mais direta.por
dc.description.abstractThis dissertation presents an explanation about the Comics Books in the construction of a Historical Literacy in the textbooks present in the school culture, with this we define the general objective, which is to investigate the use of these Comic Books in the didactic books present in the school culture, we do this based on the theories of teachers Rüsen and Peter Lee.This work is in the field of Historical Education, and makes use of the authors who understand this field, to analyze the object of our research, then makes a contextualization about the school culture and the daily life that permeates the teacher-student and teacher relationship -material.After that the work enters into the empirical aspect of the project, working with the ideas of the textbooks, and how these are present inside the school, and how it happens its divugation, that is through governmental apparatus, being done this happens the analysis of the data collected in the field, fitting page snippets in three categories, Comic Books as a historical source, which would be comics produced in some historical period and problematized within the textbooks, Comic Books as a complement to the historical narrative of the textbook, which are those that complement the content , talk to the text, and finally, the category of Comics as an illustration, which are the stories that are simply in the book, without a more direct problem.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Elaine Souza (efsouza@unicentro.br) on 2019-07-22T20:25:01Z No. of bitstreams: 1 GEOVANE GONÇALVES DE OLIVEIRA.pdf: 2803619 bytes, checksum: cb33761f45205ea9163436d02bbc807a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-22T20:25:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GEOVANE GONÇALVES DE OLIVEIRA.pdf: 2803619 bytes, checksum: cb33761f45205ea9163436d02bbc807a (MD5) Previous issue date: 2019-03-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/4326/GEOVANE%20GON%c3%87ALVES%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistórias em Quadrinhospor
dc.subjectCultura Escolarpor
dc.subjectEducação Históricapor
dc.subjectComicseng
dc.subjectSchool Cultureeng
dc.subjectHistorical Educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleHISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA LITERACIA HISTÓRICA NOS LIVROS DIDÁTICOS PRESENTES NA CULTURA ESCOLARpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GEOVANE GONÇALVES DE OLIVEIRA.pdfGEOVANE GONÇALVES DE OLIVEIRA2,74 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.