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http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1149
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Constelações de aprendizagem nas práticas da Umbanda no terreiro Mãe Oxum e Pai Ogum |
Autor: | Santos, Thais Rodrigues dos |
Primeiro orientador: | Silva, Jefferson Olivatto da |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo investigar os processos educativos nas práticas da Umbanda no terreiro Mãe Oxum e Pai Ogum no munícipio de Irati-PR a partir do conceito de constelações de aprendizagem (SILVA,2016). A perspectiva teórica-metodológica tem como base os textos de Fredrik Barth (2000) e Manuela Carneiro da Cunha (2009) sobre interações étnicas e fronteiras culturais, bem como a discussão da antropologia da educação como possibilidade de diálogo com os saberes tradicionais afro-brasileiros. Neste cenário de aprendizado, destaca-se a busca pelo vínculo com a ancestralidade nas relações do terreiro Mãe Oxum e Pai Ogum em aprendizagem com a senioridade, coletividade, matricentralidade e religiosidade que formam os elementos da constelação, cuja dinâmica estabelece o tempo e a experiência de aprendizagem para cada integrante. A partir do convívio pela etnografia se percebeu a importância da participação do médium, sobretudo, dos cambonos como condição do seu pertencimento e acesso aos saberes comunitários para o desenvolvimento do seu vínculo ancestral em resposta do desenvolvimento mediúnico. Visto que, a mediunidade dos integrantes precisa ser aprendida na relação comunitária com o sagrado, anciãos e demais filhos de santo da comunidade. |
Abstract: | The present research aims to investigate the educational processes about Umbanda’s practices in the Mother Oxum’s and Pai Ogum’s spiritual center (terreiro) at Irati-PR, Brazil, from the concept of learning constellations (SILVA, 2016). The theoretical-methodological perspective is based on the texts of Fredrik Barth (2000) and Manuela Carneiro da Cunha (2009) on ethnic interactions and cultural boundaries, as well as the discussion of the anthropology of education as a possibility of dialogue with traditional Afro-Brazilian knowledge. In this learning scenario, the bond to the ancestry in the Mother Oxum and Pai Ogum’s terreiro in learning with the seniority, collectivity, matricentrality and religiosity to model the elements of the constellation, whose dynamics establish the time and the learning experience for each member. From the experience of ethnography, the importance of the medium's participation, above all, of the cambonoes is the condition of their belonging and access to the community knowledge for the development of their ancestral bond in response to mediumship development. Since the mediumship of the members needs to be learned in the community relationship with the sacred, elders and other holy sons of the community. |
Palavras-chave: | Educação no terreiro ancestralidade constelação de aprendizagem. Education in the terreiro ancestry constellation of learning. |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) |
Citação: | Santos, Thais Rodrigues dos. Constelações de aprendizagem nas práticas da Umbanda no terreiro Mãe Oxum e Pai Ogum. 2018. 138 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1149 |
Data de defesa: | 16-Ago-2018 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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