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Campo DCValorIdioma
dc.creatorTeixeira, Denize Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8103628727646756por
dc.contributor.advisor1El Tassa, Khaled Omar Mohamad-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4641640057991587por
dc.contributor.advisor-co1Cruz, Gilmar de Carvalho-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2305518769010186por
dc.date.accessioned2017-03-15T13:13:34Z-
dc.date.issued2016-08-26-
dc.identifier.citationTeixeira, Denize Aparecida. ENTRE O OLHAR DO CUIDADO E A PATOLOGIZAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE MENTAL À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE. 2016. 155 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - Mestrado Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati - PR.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/589-
dc.description.resumoA patologização vem mostrando-se um crescente na contemporaneidade, em contramão, a crítica quanto à reprodução de crianças patologizadas vem ganhando força através de crescente movimento, do qual busca-se evitar que questões psicossociais sejam reduzidas a um processo biológico. Sabe-se que grande parte dos encaminhamentos para avaliação psicológica tem origem no ambiente escolar, onde professores encontram-se angustiados a procura de respostas para as dificuldades apresentadas por seus alunos, seja de ordem comportamental ou de aprendizado. Pesquisa qualitativa, tem como amostra componentes da rede de cuidado a criança e adolescente no município ligados as Secretarias de Saúde, assistência social, Educação, Cultura, Conselho Tutelar, presidente do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e Adolescente) e uma professora da Secretaria Estadual de Educação. Os sujeitos participantes do estudo foram divididos em três grupos: Grupo I- Equipe Multi Profissional (11 participantes), Grupo II Equipe Pedagógica (10 participantes), Grupo III- Equipe Gestão (três participantes). Quanto as técnicas para coleta de dados, compreendeu procedimentos de análise documental, realização de entrevistas coletivas através da composição de um grupo focal com professores e outro com equipe multiprofissional, além da aplicação de questionários aos participantes do grupo focal e gestores. O método de analise foi a hermenêutica dialética, em que se elaborou duas categorias de analise, sendo elas, categoria I- As faces de uma rede inexistente, a qual, apresentou características de inexistência quanto rede, configurando-se com um conjunto de equipamentos compartimentalizados mostrando-se desarticulada e fechada em sua disciplinaridade. Categoria II- Da construção da rede às novas perspectivas, novos olhares para o cuidado. Em que confirma indicadores do processo de patologização no município, em que muitos encaminhamentos mostram-se inconsistentes, sendo eles revelados como sintoma de uma rede inexistente que configura uma pratica de des-cuidado. Ao destacar a necessidade de articulação da rede através da intersetorialidade e a mudança de paradigmas a formação interdiscipinar mostra-se o caminho para a constituição de uma rede de atendimento com novas perspectivas, novos olhares para o cuidado.por
dc.description.abstractPathologization has been showing it's growth in contemporaneity, in the other hand, the critic about reproduction of pathologized children is gaining strenght trough a growing movement wich seeks to avoid that psychosocial matters be reduced to a biological process. It's known tha most part of the referralsto psychologic evaluation is originated in the school environment, where teachers find themselves anguished looking for answers for the difficulties showed by their students, may it be of behaviour order or learning. Qualitative research, has as samples components of the children and adolescent care system at the municipality, linked to the health departments, social assistence, education, culture, guardianship council, the president of CMDCA (Child and adolescent municipal council) and a teacher of the state education department. The individuals participating in the research were divided in three groups: Group I- Multi professional team(11 participants), Group II- pedagogical team (10 participants), group III- Management team (three participants). As for the data collection techniques, it included procedure such as documentary analysis, collective interview trough the composition of a focal group with teachers and another with a multiprofessional team, furthermore, the application of questionnaires to the participants of focal group and managers.The method of analysis, was the hermeneutic dialetic, in wich were elaborated two analysis categories, them being, Category I- the faces of a nonexistent system, wich showed characteristics of nonexistense as a system, taking shape with a set of compartmentalized equipments, appearing dismantled and closed at its disciplinarity. Category II- Construction of the system to new perspectives, new insight for the caring. In wich confirms indicators of the process of pathologization in the municipality, in wich lots of refferals show up to be inconsistent, beinf revealed as symptoms of a nonexistent system, wich manisfests itself at the pratic of (dis)regard. pointing out the necessity of articulation of the system trough intersectoriality and paradigm shift the interdisciplinar shows itself as the path to the constitution of a new service network with new perspectives, new sights for care.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2017-03-15T13:13:34Z No. of bitstreams: 1 PR 068 Denize Aparecida Teixeira.pdf: 1486641 bytes, checksum: cbbf86a34f4f7fbc087bc609ab93a079 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-15T13:13:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR 068 Denize Aparecida Teixeira.pdf: 1486641 bytes, checksum: cbbf86a34f4f7fbc087bc609ab93a079 (MD5) Previous issue date: 2016-08-26eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/1690/PR%20068%20Denize%20Aparecida%20Teixeira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Saúde de Iratipor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado Interdisciplinar)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPsicopatologizaçãopor
dc.subjectMedicalizaçãopor
dc.subjectSaúde Mentalpor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectPsycho-pathologizationeng
dc.subjectMedicalizationeng
dc.subjectMental Healtheng
dc.subjectChildhoodeng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleENTRE O OLHAR DO CUIDADO E A PATOLOGIZAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE MENTAL À CRIANÇA E AO ADOLESCENTEpor
dc.typeDissertaçãopor
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