Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/579
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Extensão, pesquisa, universidade e comunidade: um diálogo (im) possível? |
Título(s) alternativo(s): | Extension, research, university and community: a dialogue impossible? |
Autor: | Colesel, Alessandra |
Primeiro orientador: | Cruz, Gilmar de Carvalho |
Resumo: | O estudo pretendeu analisar a relação entre uma universidade e parcela de seu entorno social com base na ação extensionista assentada no protagonismo e na participação social de jovens, por meio de suas expressões e manifestações culturais com base nos princípios da educação popular. O Projeto de Extensão Jovens de periferia urbana em cena - inclusão social via cinema popular, foi formulado a partir da parceria entre a Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO, campus Irati) e a Comissão Organizadora da Adolescência e Juventude Ecumênica Missionária (CORAJEM), ambas do Estado do Paraná. Realizou-se nesse cenário, pesquisa qualitativa com a utilização de observação participante e caderno de registros. As informações produzidas ao longo do estudo indicam que as instituições envolvidas na ação extensionista evidenciaram compreensões estereotipadas de jovens de periferia. Princípios da Educação Popular podem contribuir para ressignificar e aprimorar a relação entre a universidade e comunidade, tendo em vista o protagonismo social. |
Abstract: | The study aimed to analyze the relationship between a university and part of its social environment founded on extension action, based on the role and social participation of young people, through their expressions and cultural activities supported by the principles of popular education. The Outreach Project The urban fringe Youth in the scene - social inclusion via popular cinema, was created through a partnership between the State University of West Center (UNICENTRO) and the Organizing Committee of Adolescence and Youth Ecumenical Mission (CORAJEM). Qualitative research was developed in this scenario, with the use of participant observation and rounds of conversation. The information produced throughout the study indicates that the institutions involved in extension action showed stereotypical understandings of the youth from the outskirts of the city. Popular Education principles can help to reframe and improve the relationship between the university and urban periphery youngsters, with a view to increasing their social involvement. |
Palavras-chave: | Extensão Universitária Periferia Juventude Educação Popular University Extension Periphery Youth Popular Education |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Saúde de Irati |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado Interdisciplinar) |
Citação: | Colesel, Alessandra. Extensão, pesquisa, universidade e comunidade: um diálogo (im) possível?. 2016. 70 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - Mestrado Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/579 |
Data de defesa: | 29-Ago-2016 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PR 058 Alessandra Colesel.pdf | Alessandra Colesel | 611,8 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.