Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/tede/564
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | MAPA CONCEITUAL: UMA FERRAMENTA PARA ENSINAR ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Título(s) alternativo(s): | Concept Map: a tool to teach Zoology of vertebrates in elementary school. |
Autor: | Ferrari, Sonia Cristina |
Primeiro orientador: | Crisostimo, Ana Lúcia |
Primeiro coorientador: | Santos, Sandro Aparecido dos |
Resumo: | Esta pesquisa busca contribuir no ensino da Zoologia de vertebrados no Ensino Fundamental. A prática pedagógica dos professores de Ciências Naturais com esses conteúdos apresenta algumas dificuldades, dentre elas podem-se citar: conhecimento teórico/prático deficiente nas ferramentas pedagógicas que possam ser aplicadas no ensino da Zoologia; carência de formação continuada com foco na área zoológica; lacunas na formação inicial sobre a abordagem evolutiva e filogenética. Nesse contexto, optou-se por uma metodologia de pesquisa que permitisse a integração da pesquisadora com os professores de Ciências num processo de formação continuada buscando refletir sobre suas dificuldades no ensino da Zoologia e construir alternativas no âmbito coletivo para minimizar as deficiências apontadas. Dessa forma, utilizou-se a modalidade da pesquisa-ação com uma abordagem qualitativa para análise dos dados pesquisados. Para efetivar esta investigação, foi constituído um grupo de estudos com os professores de Ciências Naturais de Laranjeiras do Sul-Pr. Durante os encontros, foi despertado o interesse dos professores em melhorar a utilização da ferramenta pedagógica mapa conceitual, aproveitando suas potencialidades. Desse modo, esta pesquisa tem por objetivo propor aos professores de Ciências Naturais estratégias de ensino com mapas conceituais subsidiadas pela Teoria da Aprendizagem Significativa, com vistas a auxiliá-los no ensino da Zoologia de vertebrados. A partir do registro das reuniões do grupo de estudos e dos resultados da aplicação das estratégias com mapas conceituais elaboradas pelo grupo, os dados foram organizados e discutidos utilizando-se categorias de análise. Com os resultados, pôde-se destacar que os mapas conceituais são uma ferramenta eficaz para sistematizar, organizar e resumir os conteúdos da Zoologia, contribuindo para uma aprendizagem significativa. Além disso, a construção dos mapas conceituais despertam o interesse e o empenho dos alunos, bem como oportunizam um trabalho colaborativo se desenvolvida de forma coletiva. A construção dos mapas conceituais com o uso de recursos tecnológicos e softwares educativos podem agregar múltiplas informações sob a forma de vídeos, fotos, textos e sons, além de auxiliar na articulação entre o conhecimento escolar e a realidade do aluno. |
Abstract: | This research aims to contribute in the teaching of vertebrate zoology at the elementary school. The pedagogical practice of teachers of Natural Sciences with these content presents some difficulties, among which we can mention: theoretical / practical knowledge deficient in pedagogical tools that can be applied in the teaching of Zoology, lack of continuing education with a focus on zoological area and gaps the initial training on the evolutionary and phylogenetic approach. In this context we opted for a research methodology that would allow the integration of the researcher with the science teachers in a continuous formation process seeking to reflect about their difficulties in teaching zoology and build alternatives on the collective level to minimize the identified deficiencies. Thus, we used the mode of action research with a qualitative approach to analyze the survey data. To carry out this research, it was formed a study group with the teachers of Natural Sciences of Laranjeiras do Sul- Pr. During the meetings has aroused the interest of teachers in improving the use of pedagogical tool conceptual map enjoying their potential. Thus this research aims to: propose to teachers of Natural Sciences, teaching strategies with concept maps subsidized by the Theory of Meaningful Learning, to assist them in teaching vertebrate zoology. From the record of the meetings of the study group and the results of implementing the strategies with conceptual maps developed by the group, the data were organized and discussed using analytical categories. From the results it can be noted that the conceptual maps are an effective tool to systematize, organize and summarize the contents of Zoology, contributing to a significant learning. In addition, the construction of concept maps arouse the interest and commitment of students and nurture a collaborative work is developed collectively. The construction of conceptual maps with the use of technological resources and educational software can gather multiple information in the form of videos, photos, texts and sounds and even assist in the articulation between school knowledge and the reality of the student. |
Palavras-chave: | Ciências Naturais estratégias pedagógicas formação continuada aprendizagem significativa Natural Sciences teaching strategies continuing education meaningful learning |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Biologia Unicentro::Departamento de Matemática Unicentro::Departamento de Química Unicentro::Departamento de Física Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional) |
Citação: | Ferrari, Sonia Cristina. MAPA CONCEITUAL: UMA FERRAMENTA PARA ENSINAR ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. 138 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/564 |
Data de defesa: | 7-Mar-2016 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PR Sonia C Ferrari.pdf | Sonia Cristina Ferrari | 2,42 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Sonia Ferrari - Produto Educacional.pdf | Sônia Cristina Ferrari - Produto Educacional | 23,64 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.